Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oferta de gladíolos para o Dia dos Namorados é inédita em Santa Maria



Imagem 1 2 300x169

Oferta de gladíolos de cores variadas neste sábado na

Feira da Av. Roraima foi voltada ao Dia dos Namorados.     

O dia 12 é uma data comemorativa importante do mês de junho e para o mercado da floricultura esta data significa boas oportunidades de vendas. Os santa-marienses tiveram neste sábado, 10/06/2017, uma oportunidade inédita: oferta de gladíolos na Feira da Av. Roraima, no bairro Camobi, em frente à UFSM. Eram gladíolos de diversas cores, produzidos localmente e que chamaram a atenção dos visitantes da feira. O produtor dos gladíolos Milton Cauzzo e sua esposa estavam muito motivados no início da manhã, pois a procura pela flor vem aumentando e no dia anterior já haviam comercializado mais de 100 hastes florais para uma encomenda. Alfonso Benetti, professor do Centro de Artes e Letras da UFSM, e Neli Buriol Benetti, enfermeira da UTI do HUSM, aproveitaram logo para adquirir seus gladíolos ao chegarem na feira após o meio dia, pois não restavam muitos.

A família Cauzzo cultiva e comercializa produtos olerícolas na feira e o gladíolo vem sendo um importante produto agregando renda à família. Este ano, a família vendeu gladíolos em março e desde início de maio até agora, véspera do Dia dos Namorados. A novidade vem animando a família que até o ano passado produzia gladíolos apenas para o Feriado de Finados. “Vamos plantar mais vezes para ter gladíolos ao longo do ano” comemorou Cauzzo enquanto arrumava os produtos e aguardava os consumidores cedo na manhã gelada de sábado na feira. “O pessoal já está mais acostumado agora com a oferta fora de época e compra sempre que tem”, complementou.

 Imagem 2 3 300x201

Alfonso Benetti e Neli Buriol Benetti aproveitaram para

adquirir seus gladíolos na feira.

A equipe PhenoGlad vem auxiliando a família Cauzzo no planejamento do plantio escalonado e também no acompanhamento da lavoura de gladíolo para melhorar o manejo e otimizar a produção, através de um projeto de extensão na UFSM. Este projeto de extensão é coordenado pelo Prof. Nereu Augusto Streck, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais e executado por alunos de graduação, mestrado e doutorado, envolvendo os cursos de graduação em Agronomia, Zootecnia, Meteorologia e Ciência da Computação e os programas de Pós-graduação em Agronomia (PPG Agronomia) e Engenharia Agrícola (PPGEA) da UFSM. Colaboram neste projeto os professores de floricultura Fernanda Alice Antonello Londero Backes e Rogério Bellé e a professora de olericultura Natalia Teixeira Schwab. Este projeto aproxima a UFSM com o produtor e a comunidade em geral, atendendo assim uma expectativa da sociedade que é a inserção da universidade na solução de problemas locais. “Este projeto de extensão só é possível graças ao produtor Milton Cauzzo e ao conhecimento que foi gerado pela pesquisa na UFSM e nas outras duas instituições parceiras (Unipampa-Itaqui e UFSC-Curitibanos) durante cinco anos e por isso temos que incentivar alunos e professores da universidade a se engajarem em projetos de pesquisa com aplicação prática”, ressalta o Prof. Nereu. “A UFSM precisa investir mais em pesquisa, pois dependemos de recursos externos para continuar nossas pesquisas e muitas vezes não conseguimos o suficiente para manter a qualidade e a competitividade científica. Estamos fazendo a nossa parte, já iniciamos parceria com a Emater, que tem uma capilaridade muito grande para levar a informação aos agricultores, mas precisamos de uma pós-graduação forte na UFSM para gerar conhecimento aplicado”, complementa.

Por isso, a equipe PhenoGlad continuará trabalhando forte em pesquisa para aprimorar as técnicas de cultivo e as tecnologias de informação e também buscando parcerias com instituições de extensão, pesquisa e ensino para trazer mais benefícios ao produtor e ao consumidor.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1294

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes