Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Iniciam os estudos sobre pós-colheita de bulbos de gladíolo



Colheita dos bulbos de gladíolo

Visando estudar aspectos relacionados à pós-colheita de bulbos de gladíolo, hoje (14/12/2017) foi realizada a primeira colheita dos bulbos para realização de testes preliminares para um projeto de dissertação de mestrado. Os bulbos foram produzidos na área experimental do Departamento de Fitotecnia da UFSM, provenientes de plantas matrizes plantadas no mês de julho deste ano.

Este trabalho será realizado nos próximos anos, durante a dissertação de mestrado de uma integrante da equipe PhenoGlad em parceria com o Setor de Floricultura da UFSM. O objetivo do trabalho é introduzir o efeito da vernalização no modelo PhenoGlad, a partir de bulbos produzidos pela equipe.

Bulbos após a colheita e lavagem, acondicionados em local protegido para o processo de cura

Após a colheita dos bulbos, será realizada a limpeza, cura, classificação e tratamento fitossanitário dos bulbos, que, em seguida, serão armazenados em câmara fria em diferentes temperaturas e períodos.

Segundo um levantamento de custos de produção realizado pela equipe, cerca de 50% dos custos de uma lavoura desta cultura é com aquisição de bulbos comerciais. Por isso, é importante o produtor conhecer o processo pós colheita dos bulbos para que ele mesmo possa produzir seu material propagativo e, consequentemente, reduzir os custos de produção da lavoura, garantindo a sustentabilidade de sua produção.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1151

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes