Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reunião marca início de parceria entre equipe PhenoGlad e Emater Regional de Santa Maria



Foto 1024x550

Equipe PhenoGlad foi recepcionada pela Gerente Regional da Emater de Santa Maria e ATRs.      

Foto: Divulgação/Emater.

Na manhã da última segunda feira, 25/09/2017, a equipe PhenoGlad esteve reunida com a Gerente Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria Regina Hernandes, com o Assistente Técnico Regional (ATR) em Sistemas de Produção Vegetal Alfredo Schons e com a ATR Social Marilene Ferreira, com a finalidade de apresentar resultados do estudos com a cultura do gladíolo e discutir possíveis parcerias. A equipe PhenoGlad mostrou as ações de pesquisa e extensão que vem desenvolvendo com a cultura do gladíolo e um vídeo institucional do projeto. Foram entregues exemplares do boletim contendo a escala fenológica da cultura (disponível em: http://coral.ufsm.br/phenoglad/images/Download/Resvista_Gladiolo.pdf) e do boletim sobre o zoneamento da época de plantio para colheita no Feriado de Finados e no Dia das Mães, os dois principais picos de consumo da flor (disponível em: https://github.com/RomuloPBenedetti/CropModelsUFSM-releases-/releases/download/PhenoGlad_1.1/Boletim.Zoneamento.De.Gladiolo.pdf).

A regional da Emater de Santa Maria é responsável por 35 municípios e, através de sua capilaridade, pretende-se levar o cultivo do gladíolo como alternativa de diversificação e agregação de renda para a pequena propriedade. A equipe acredita que essa cultura é ideal para esses propósitos, pois é de fácil condução, cultivada a campo e com baixo custo de implantação. Com isso, uma das propostas desta parceria é a implantação do cultivo de gladíolo na resteva do fumo, de forma a aproveitar a adubação desta cultura e para que os produtores tenham uma outra opção de cultivo. Durante a reunião, foi firmada uma parceria com a regional da Emater de Santa Maria para expandir a produção do gladíolo a outros produtores da região e incentivar jovens produtores e mulheres a permanecer no meio rural.

A equipe PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multi-institucional de trabalho que pensa a Floricultura e o Paisagismo como um sistema de produção, com princípios fortemente baseados na ciclagem de nutrientes da lavoura e na sustentabilidade social, ambiental e econômica da propriedade rural. Busca nas suas ações de pesquisa e extensão apresentar soluções para a intensificação sustentável da agricultura, de acordo com o que preconiza a FAO, com foco nas demandas da pequena propriedade rural. Atualmente a equipe PhenoGlad tem equipes de trabalho na UFSM (Santa Maria e Frederico Wesphalen), na Unipampa-Itaqui, na UFSC/Curitibanos, no Instituto Federal Catarinense (Concórdia e Rio do Sul) e na Emater/RS-Ascar. A equipe PhenoGlad agradece à Emater Regional de Santa Maria pela recepção em sua sede e pela oportunidade da parceria.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1332

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes