Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Reunião na UFSM definiu parceria entre equipe PhenoGlad e AFLORI



Na última quinta-feira e sexta-feira (28 e 29/09/2017), a equipe PhenoGlad recebeu o presidente da Associação Rio-Grandense de Floricultura (AFLORI), economista Valdecir Ferrari, no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Durante os dois dias foram discutidos vários temas ligados à floricultura e paisagismo e a equipe PhenoGlad apresentou ao presidente Valdecir as ações de pesquisa e extensão que vem realizando desde 2012 no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com foco na cultura do gladíolo mas já sinalizando a ampliação das ações para outras culturas de flores. A partir deste encontro de dois dias foi formada a parceria PhenoGlad-AFLORI, a qual vai abrir oportunidades de ações conjuntas visando auxiliar a melhorar a eficiência do setor produtivo bem como catalisar projetos de pesquisa e extensão.

Imagem 1 1024x576
Reunião dia 29/09/2017 em Santa Maria entre a equipe PhenoGlad e presidente da AFLORI Valdecir Ferrari definiu a parceria.

A AFLORI (www.aflori.com.br), fundada no dia 7 de julho de 1994, é uma entidade sem fins lucrativos, composta por associações e associados que têm atividades no ramo da floricultura no Rio Grande do Sul. A AFLORI abrange e representa nacionalmente toda a cadeia produtiva gaúcha de flores e plantas ornamentais, propiciando a promoção, divulgação e possibilidades de crescimento econômico dos mesmos. A equipe PhenoGlad (www.ufsm.br/phenoglad) é uma equipe multidisciplinar que pensa a floricultura e o paisagismo como um sistema de produção visando a sustentabilidade do produtor, em consonância com as orientações da FAO sobre uma intensificação sustentável da agricultura no século XXI. Atualmente as instituições que fazem parte da equipe PhenoGlad são a UFSM (campi Santa Maria e Frederico Wesphalen), a Unipampa-Itaqui, a Universidade Federal de Santa Catarina-Curitibanos, o Instituto Federal Catarinence (campi de Concórdia e Rio do Sul) e a Emater/RS-Ascar. O principal objetivo das ações de pesquisa e extensão da equipe PhenoGlad é encontrar soluções sustentáveis para aumentar a renda do pequeno produtor. Para atingir este objetivo, a equipe PhenoGlad realiza pesquisa baseada nas demandas atuais do produtor e entrega imediatamente os resultados de suas pesquisas em Roteiros Técnicos de campo bem como promove, apóia e realiza eventos e palestras em temas relevantes ao produtor. Acompanhe notícias, informações sobre floricultura e paisagismo bem como a rotina de trabalho da equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais no Facebook/phenoglad, no Instagram (@phenoglad) e no Twitter(@phenoglad1).

A parceria com a AFLORI é um marco importante nas ações futuras da equipe PhenoGlad em prol da floricultura e do paisagismo no RS.

Por: Equipe PhenoGlad


Publicações Recentes