Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad participou de evento de paisagismo e floricultura na Serra Gaúcha



Equipe PhenoGlad com o paisagista Toni Backes.

Nova Petrópoils/RS, conhecida como a cidade Jardim da Serra Gaúcha, recebeu nos dias 12 e 13 de julho de 2018 a quarta edição do “Criando Paisagens” e a quinta edição do “Encontro Estadual da Floricultura do Rio Grande do Sul”, promoção conjunta da Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), da Sálix Paisagismo e da Floricultura Ursula. O evento reuniu aproximadamente 150 participantes, entre profissionais do paisagismo, produtores de plantas ornamentais, empreendedores, estudantes e professores. O evento objetivou fortalecer a cadeia produtiva no RS, um dos três maiores no setor da floricultura do país, segundo o presidente da Aflori Valdecir Ferrari. A Equipe PhenoGlad da UFSM participou com uma delegação de sete integrantes, entre professores do Departamento de Fitotecnia/CCR e alunos de pós-graduação do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola (PPGEA) e do Programa de Pós-graduação em Agronomia (PPGAgro) do campus sede de Santa Maria.

Palestra sobre manejo de terrenos com topografia acidentada foi com o extensionista da Emater Dr. Edemar Streck.

No primeiro dia do evento houve quatro palestras, que focaram no tema do paisagismo, incluindo mercado, vegetação para áreas públicas, jardins urbanos e manejo de terrenos com topografia acidentada. No final da tarde ocorreu a assembleia geral dos associados da Aflori, onde foi apresentado o relatório financeiro da gestão do biênio 2016-2018. Na sequencia da assembleia houve a eleição da nova diretoria da Aflori para o biênio 2018-2020, onde foi reeleito por aclamação o atual presidente Valdecir Ferrari.

Roteiro Técnico na Floricultura Ursula foi com o diretor da empresa Hans Hesse.

A manhã do segundo dia do evento continuou com uma palestra sobre paisagismo e depois o destaque foi um debate sobre a regulamentação da profissão de paisagista. A tarde iniciou com uma mesa redonda para discutir a interdisciplinaridade no paisagismo com a participação do paisagista Toni Backes, que vem dedicando sua profissão de quase três décadas para o paisagismo naturalista. O evento finalizou com uma visita técnica no campo de produção de plantas ornamentais na Floricultura Ursula, onde os participantes puderam ver de perto como a produção de flores, folhagens e árvores é feita em uma das empresas reconhecidas nacionalmente na área de produção de plantas ornamentais.

O Eng. Agr. Cássio Brufatto, de Garibaldi, aprendeu as funcionalidades do PhenoGlad Mobile.

Durante o evento, os integrantes da Equipe PhenoGlad aproveitaram para conhecer novas empresas, profissionais e instituições, e para divulgar as ações de extensão que as Equipes vem realizando em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul através da campanha “Flores para todos” bem como o projeto que está em andamento em parceria com a Emater/RS-Ascar que visa introduzir o gladíolo como alternativa de renda ao agricultor familiar no RS.

O presidente do Ibraflor Kees Schoenmaker conheceu o PhenoGlad Mobile.

Além de divulgar os roteiros técnicos em Santa Catarina, que já reuniram mais de 500 pessoas, a Equipe aproveitou também o evento para divulgar as versões para SC e para o RS do PhenoGlad Mobile. O aplicativo para celulares permite programar a produção de gladíolo para os 295 municípios de SC e os 497 municípios do RS e também acompanhar o manejo da cultura, pois o app informa as principais práticas de manejo que o produtor precisa fazer ao longo do ciclo para colher lindos gladíolos. Entre os participantes do evento que aprenderam as funcionalidades do app estão o Engenheiro Agrônomo Cássio Brufatto, proprietário da Floricultura Giardini em Garibaldi/RS, e o presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) e sócio do grupo Terra Viva, Kees Schoenmaker.

Outro importante resultado da participação da Equipe no evento foi a definição dos palestrantes para a I Noite do PhenoGlad, que será realizada no campus da UFSM em outubro deste ano. O Coordenador do Curso Técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico da UFSM, professor Marcelo Antonio Rodrigues, esteve também no evento e será um grande parceiro na realização da I Noite do PhenoGlad, cuja programação e primeira chamada serão anunciados nos próximos dias nas redes sociais oficiais PheoGlad (Facebook/phenoglad, Instagram@phenoglad e Twitter@phenoglad1).

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1168

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes