Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inicia segunda fase do projeto da parceria Emater/PhenoGlad no RS



Nesta semana iniciou a segunda fase do projeto da parceria Emater/PhenoGlad no RS que tem por objetivo divulgar a floricultura e o gladíolo como cultura alternativa para agregar renda ao agricultor familiar. Nesta segunda fase o projeto visa a produção de gladíolo para o feriado de Finados em novembro. O plantio dos bulbos de gladíolo foram realizados em cinco municípios, quatro na regional da Emater de Santa Maria, sendo, Formigueiro, Itaara, São João do Polêsine e Cachoeira do Sul e um na regional da Emater Lageado, na cidade de Tupandi.

A programação do plantio foi realizada com o aplicativo PhenoGlad Mobile RS, onde os extensionistas da Emater junto aos produtores e a Equipe PhenoGlad planejaram com o auxílio do aplicativo a data de comercialização que será no feriado de Finados. Para esse projeto cada produtor recebeu 200 bulbos de gladíolo de quatro diferentes cultivares, sendo 50 bulbos de cada cultivar.

O plantio iniciou na segunda-feira (16) em Itaara e Formigueiro. Em Itaara o plantio foi realizado na propriedade da Sra Luci Cidade e do Sr Osmaldo dos Santos, ambos produtores e feirantes. Em Formigueiro o plantio foi na propriedade da produtora Elisane Souza e na propriedade da Teresinha Soares Gass. Os dois plantios foram realizados por extensionistas municipais da Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria, por integrantes da Equipe PhenoGlad e pelos próprios produtores que foram tirando suas dúvidas sobre a cultura.

A fase do plantio seguiu durante a semana, sendo realizada também nas cidades de Cachoeira do Sul e São João do Polêsine. No município de Cachoeira do Sul os bulbos foram plantados na propriedade da Clarice Pettermann. Em São João do Polêsine o plantio foi realizado em duas propriedades, a da produtora Enilce Rossarola e na produtora Marlene de Lourdes Bulegon Pilecco com o auxílio dos extensionistas da Emater/RS-Ascar.

No município de Tupandi o plantio aconteceu na propriedade do Ademir e da Janice Kochhann, localizada no Morro da Manteiga. O plantio foi realizado com o apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves e da Emater/RS-Ascar municipal de Tupandi, através do extensionista Gelcy Baumgarten e da professora Jenniffer Schnitzler.

O acompanhamento dos cultivos será realizado pelos extensionistas municipais da Emater e pelos integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM.

Este projeto de extensão faz parte da campanha “Flores para Todos”, iniciada pelas Equipes PhnoGlad no RS e em SC este ano, e que conta com a parceria e o protagonismo da Emater/RS-Ascar.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1169

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes