Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad abordou a floricultura em Dia de Campo sobre Horticultura no Noroeste Gaúcho



Um público de 185 participantes passou por seis Estações no evento

Na manhã de primavera do sábado, 16 de novembro, Três de Maio, no Noroeste do Rio Grande do Sul, sediou o Dia de Campo sobre Horticultura, evento promovido pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Localizada na região chamada de Região Celeiro do RS, por ser tradicional na produção de grãos, a cidade de Três de Maio é conhecida como Cidade Jardim, em função da ornamentação das vias principais. 185 participantes, entre estudantes, produtores técnicos, participaram do encontro. Uma delegação de oito integrantes da Equipe PhenoGlad, entre eles o Assistente Técnico Regional da Emater de Santa Maria Alfredo Schons, saiu no dia anterior de Santa Maria para Três de Maio, com o objetivo de integrar a programação.

Equipe PhenoGlad da UFSM apresentou a cultura do gladíolo

O Dia de Campo contou com seis estações, sendo que duas ficaram a cargo da Equipe PhenoGlad em parceria a Emater/RS-Ascar Regional de Santa Maria. A Estação 1 “Gladíolo: do plantio à Colheita” foi apresentada pelas integrantes da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) a professora Lilian Osmari Uhlmann, a Camila Becker, a Regina Tomiozzo, o Darlan Balest e a Kathleen Paust, que abordaram sobre o gladíolo ou palma-de-santa-rita como alternativa para diversificação de culturas e agregação de renda ao agricultor familiar; Estação 2 “O Floricultor na Era Digital” ficou a cargo do Assistente Técnico Regional (ATR) da Emater Alfredo Schons e pelo Rômulo Pulcinelli Benedetti, que apresentaram o aplicativo PhenoGlad Mobile como ferramenta digital para a Floricultura visando o aumento do lucro do produtor. PhenoGlad Mobile – Ferramenta com aplicações de campo para o planejamento e o acompanhamento do cultivo do gladíolo em todos os 497 municípios do estado do Rio Grande do Sul (PhenoGlad Mobile – RS) e em todos os 295 municípios de Santa Cataria (PhenoGlad Mobile – SC). O aplicativo PhenoGlad Mobile é uma aplicação híbrida web-mobile e pode ser instalado em qualquer celular ou tablet com sistema operacional Android.

Equipe PhenoGlad: ATR da Emater Alfredo Schons e Romulo Benedetti apresentaram o PhenoGlad Mobile

A Estação 3 “Produção de hortaliças folhosas sob telado” foi apresentada pelo professor do curso Técnico em Agropecuária e do Bacharelado em Agronomia da SETREM Claudinei Marcio Schmidt e abordou as vantagens de produzir hortaliças folhosas, como alface e repolho, em ambiente protegido por telas plásticas. A Estação 4 “Trabalhador Rural e Saúde” apresentada pela professora do curso de Bacharelado em Psicologia da SETREM Lissandra Baggio deu dicas para melhorar a qualidade vida no meio rural, valorizando a saúde física e mental do agricultor e da sua família.

Professor da SETREM Claudinei Schmidt abordou o cultivo de hortaliças folhosas

A Estação 5 “Plantio adensado de figo para comercialização in natura” foi apresentada pelo Engenheiro Agrônomo professor da SETREM Lucas Nunes Frizzo e pela acadêmica do 10º semestre da Agronomia da SETREM Caroline Balzan e discutiu o potencial da cultura do figo como alternativa para agregar renda à propriedade rural. Por fim, a Estação 6 “Flutuação populacional de mosca das frutas” foi apresentada pela professora da SETREM Cinei Teresinha Riffel e pelo técnico em Agropecuária e acadêmico do 6º semestre da Agronomia da SETREM Santo Falk de Almeida e abordou os aspectos biológicos e agronômicos da mosca das frutas e as estratégias de controle desta praga nos pomares.

Professora da SETREM Lissandra Baggio deu dicas para melhorar a qualidade vida no meio rural

O público aproveitou a diversidade de assuntos no evento, que incluiu as três áreas da Horticultura: a floricultura, a olericultura e a fruticultura. A produtora do município de Independência, Albina Cadore, que participou do evento relata que estava “maravilhoso”. Ela continua,”já conhecia o gladíolo mas hoje aprendi aqui que posso cultivar esta flor em outras épocas, o que é uma novidade para mim”, avalia Albina. Para o ATR da Emater Alfredo Schons, o evento foi um momento único para o público pois mostrou as últimas novidades nas culturas em cada Estação. “Para a Equipe PhenoGlad, que se deslocou de Santa Maria, foi uma ótima oportunidade de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido no RS e em SC”, ressalta SChons. O professor Claudinei Schmidt, da Comissão organizadora, pontua como “um evento diferenciado dos anteriores por dois motivos: (I) pelo dia da semana, pois o sábado de manhã motivou o público a participar, e (II) pelas temáticas desenvolvidas nas estações, que foram bem diversificadas, desde flores de corte, com a participação da Equipe PhenoGlad, hortaliças folhosas, fruticultura e saúde do trabalhador rural”, disse. “Isso nos motiva para organizar cada vez melhor novos eventos nos próximos anos”, conclui Schmidt.

Professor da SETREM Lucas Nunes Frizzo e a acadêmica Caroline Balzan discutiram o potencial da cultura do figo

O evento foi registrado pela imprensa de TV local e também nas redes sociais da Equipe PhenoGlad no Facebook/phenoglad, Instagram@phenoglad e Twitter@phenoglad1, com posts ao vivo durante o evento, os quais tiveram em média mais de 1 mil visualizações.

Professora da SETREM Cinei Teresinha Riffel e o acadêmico Santo Falk de Almeida abordaram as estratégias de controle da mosca das frutas

O Dia de Campo na SETREM também serviu para a Equipe PhenoGlad divulgar a campanha “Flores para Todos”, uma iniciativa que está levando para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina a ideia que a floricultura pode ser uma atividade de agregação de renda ao produtor e ofertar flores a um custo mais baixo para o consumidor. “Queremos que um grande número de pessoas possam ganhar dinheiro produzindo flores e que os consumidores possam ter um produto com preço acessível, de modo que toda a cadeia da floricultura se fortifique”, avalia o professor Nereu Augusto Streck, da Equipe PhenoGlad da UFSM. Nesta campanha, no Rio Grande do Sul temos o apoio da Emater/RS-Ascar e em Santa Catarina temos o apoio da Epagri, conclui Streck. A Equipe PhenoGlad parabeniza o professor Claudinei Marcio Schmidt e toda a equipe pelo sucesso na organização do Dia de Campo e agradece a SETREM pelo apoio e oportunidade de participar deste evento. A participação da Equipe PhenoGlad no Dia de Campo da SETREM foi o primeiro resultado prático da parceria PhenoGlad/SETREM, firmada em 24 de agosto deste ano durante uma reunião na UFSM, que teve a participação de professores da SETREM e integrantes da Equipe. Para conferir como foi a reunião que firmou a parceria.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1176

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes