Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Terceira fase do Projeto “Flores para Todos” inicia em oito municípios do RS



Extensionistas da Emater/RS-Ascar e integrantes da Equipe PhenoGlad orientam agricultores familiares.

Uma grande parceria entre a Equipe PhenoGlad e a Emater/RS-Ascar está levando flores para todos os cantos do Rio Grande do Sul desde maio de 2018. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano passado. Foram cinco municípios participantes: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados, somando outros cidades e escolas rurais, como: Itaara, Formigueiro, São João do Polêsine, Tupandi, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves e uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul. Ao todo, foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo.

O projeto transfere conhecimento e tecnologia digital no campo.

A terceira fase da iniciativa visa a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores contemplados de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul. O projeto iniciou no dia 13 de fevereiro com o plantio. A primeira localidade a por a “mão na terra” foi Piratini. Uma delegação da Equipe PhenoGlad e o Assistente Técnico Regional (ATR) da Emater de Santa Maria, Alfredo Schons, pegaram a estrada cedo em rumo ao município pioneiro e, juntamente com a extensionista de Piratini, Simone Padilha Galarça, e a instrutora do SENAR, Márcia Muller, realizaram o plantio de bulbos de gladíolo das cultivares Rose Supreme, Jester e Gold Field, de ciclo tardio e intermediário, respectivamente na propriedade de Janderleia Garcia da Silva e de Salete Fátima Rodrigues. A cultivar White Friendship será plantada mais tarde por ser de ciclo precoce.

No dia seguinte, 14 de fevereiro, a delegação da Equipe PhenoGlad e o ATR Schons foram até Soledade e Mormaço, onde fizeram o plantio de bulbos de gladíolo na propriedade de Emanuely Jacoby Shultz e da Maria Salete de Miranda Gasparin. Na ocasião, nossa equipes estava acompanhada do extensionista de Soledade, Ederson Garcia dos Santos. Na sequência, o plantio foi realizado na propriedade do Sr. Celso Martim Konrad, com acompanhamento do extensionista de Mormaço, Dalvo Roberto Arcaria.

Equipe PhenoGlad da UFSM de Cachoeira do Sul/RS iniciou a participação no projeto.

No sábado, 16, foi a vez do município de Faxinal do Soturno realizar os plantios do projeto Flores para Todos. Os plantios foram feitos nas propriedades dos produtores Fernando Barbieri e Renato Dall Ross. Foram três cultivares plantadas (Gold Field, Jester e Rose Supreme). A cultivar White Friendship será plantada mais tarde por ser de ciclo precoce. Os extensionitas do municipal da Emater/RS-ASCAR de Faxinal do Soturno, Roque Dall Asta e Leonardo Brondani acompanharam o plantio.

Na Segunda, 18, foi a vez da propriedade do Ernando Fritz e da Rosana Ellwanger Fritz a receber o projeto. Há seis anos, o casal deixou de plantar fumo para se dedicar a frutíferas e hortaliças em geral, que colorem e trazem diversos aromas para a propriedade de cerca de 9 ha, em Cerro Branco. O extensionista da Emater/RS-Ascar da localidade, Hanei Werner Bredow também esteve presente e acompanhou o plantio. Ainda na segunda-feira, o projeto chegou em Cachoeira do Sul, na propriedade da Mere Terezinha Savedra e da Vanina Salete Santos. Ambas são produtoras orgânicas de hortaliças e frutas e nunca produziram Gladíolos para fins comerciais. Elas afirmam que irão seguir a metodologia orgânica na produção das hastes florais. O extensionista da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul Silvio Wilhelm acompanhou o plantio.

ATR da Emater Alfredo Schons ensina os agricultores do projeto como usar o app PhenoGlad Mobile.

Finalmente na terça, 19, o projeto chegou a Vila Nova do Sul/RS, na propriedade da dona Hélia Pacheco, que além de saborosos morangos passa a produzir lindos gladíolos, e na dona Mercedes Brendaly, que, além de fazer deliciosos bolos, agora vai florir Vila Nova do Sul. Quem acompanhou a delegação do projeto em Vila Nova foi a extensionista social da Emater, Cristiane Aires. Na terça-feira, também, os extensionistas da Emater/RS, Silvio Wilhelm e Isabel Vivian, representaram a Equipe PhenoGlad e realizaram o plantio de cultivares de Gladíolo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, em Cachoeira do Sul/RS. O plantio contou com a participação de professores da escola e o cultivo será realizado com a ajuda dos alunos. Tem como não amar ir para uma escola que te espera com tanto carinho e que no Dia das Mães estará florida e perfumada?

Regina Tomiozzo, da Equipe PhenoGlad da UFSM, apresenta o app PhenoGlad Mobile aos agricultores do projeto.

O município de Santa Maria/RS também está participando da terceira fase do projeto Flores Para Todos. Lá, os plantios foram realizados nos dias 18 e 19 de fevereiro nas propriedades das famílias de três jovens que serão contemplados nessa nova fase: Matheus Ilha da Rosa, Mateus Cereta e Paloma C. Pietro. Os plantios e o acompanhamento da produção serão realizados pelos extensionistas Marciano F. Loureiro Filho, Carlos A. Moro Jr. e Isadora M. M. da Rocha.

Em todos os produtores nos diferentes municípios, o ATR Alfredo Schons fez uma demonstração do PhenoGlad Mobile para as produtoras e produtores e como eles poderão utilizar esta ferramenta digital no manejo da sua plantação de gladíolo desde a colheita das hastes na semana do Dia das Mães.

Foram cinco dias com o pé na estrada realizando o plantio de gladíolo em diferentes municípios do RS. A partir de agora, os produtores da 3° Fase do Projeto Flores para Todos irão cultivar seus gladíolos sob a orientação dos extensionistas municipais da Emater e da Equipe PhenoGlad, através de visitas programadas em momentos estratégicos do manejo. O deslocamento da delegação da Equipe PhenoGlad da UFSM de Santa Maria/RS para os municípios é realizada pela Emater, através do ATR Schons.

Agradecemos à Emater por acreditar neste projeto e por dar todo o suporte à nossa Equipe.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1182

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes