Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad intensifica parceria com Escola Técnica de Cachoeira do Sul



1      

Equipe PhenoGlad da UFSM e da Emater na escola Nossa

Senhora da Conceição.

Na sexta, 22 de março, a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria e de Cachoeira do Sul juntamente com a EMATER/RS-Ascar estiveram na Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição, na localidade de Três Vendas, município de Cachoeira do Sul. O objetivo foi realizar uma reunião para planejamento do ano e definição das próximas ações no projeto de extensão “Flores para Todos”.

Na reunião estiveram presentes representantes da Escola, a professora Carina Zanon, Coordenadora do Curso Técnico em Agropecuária da Escola, a profa. Paula Cristina Ruviaro Tomazetti, professora de Agricultura e Fruticultura do curso Técnico em Agropecuária e o professor de Olericultura e Irrigação e Drenagem da Escola Cristiano Lamb. Também estiveram presentes o ATR em Sistemas de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria Alfredo Schons e o extensionista do municipal da EMATER de Cachoeira do Sul Silvio Wilhelm juntamente com as coordenadoras da Equipe PhenoGlad de Cachoeira do Sul, as professoras Viviane Frescura e Jordana Moura Caetano e os coordenadores da Equipe PhenoGlad da UFSM, campus sede, prof. Nereu Augusto Streck e profa. Lilian Osmari Uhlmann.

2

Escola participou da segunda fase do Projeto Flores para Todos

em 2018.

 

A Escola Técnica de Cachoeira do Sul participou, em 2018, da segunda fase do projeto “Flores para Todos” onde a produção dos gladíolos foi programada com o aplicativo PhenoGlad Mobile e acompanhada pelos professores e alunos da instituição, orientados pela Equipe PhenoGlad e pelo extensionista do municipal da Emater/RS-Ascar de Cachoeira do Sul Silvio Wilhelm. A participação da Escola no projeto teve um respaldo muito positivo dentro da instituição e na comunidade. Assim, para o ano 2019, a Escola pretende estender a parceria com a Equipe PhenoGlad e a Emater para ampliar o trabalho não só com flores, mas também incluir espécies olerícolas, condimentares e frutícolas. Outro objetivo é fazer com que as informações cheguem à toda a comunidade escolar e à população de Cachoeira do Sul. Para definição das próximas ações da parceria, ficou definida a data de 26 de abril para uma nova reunião dos integrantes das três entidades na Escola.

Agradecemos à diretora da Escola professora Marisa Fernanda de Carvalho e aos professores do Curso Técnico em Agropecuária pela receptividade e apoio e à EMATER por acreditar neste projeto e por dar todo o suporte à nossa Equipe.

3

Logomarca do projeto de extensão “Flores para Todos”.      

O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca além de oferecer uma oportunidade do agricultor familiar ganhar dinheiro, levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte  (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois está resgatando a tradição de cultivo local de flores de corte e por lá já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras, os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018. em cinco municípios: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves. No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo. A terceira fase do projeto visa a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores c de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7.200 hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto está em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. As Equipes PhenoGlad no RS e em SC estão trabalhando constantemente para aprimorar o projeto e beneficiar mais pessoas. A expectativa é que este ano o projeto se estenda até o Paraná e o Vale do São Francisco.

4

No Rio Grande do Sul, a logomarca do projeto tem a

participação da Emater/RS-Ascar.

As instituições que fazem parte da Equipe PhenoGlad são a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – através do Campus Sede, Campus de Frederico Westphalen e Campus Cachoeira do Sul, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello -Dilermando de Aguiar/RS  e, em Cachoeira do Sul/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima.

 

 

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1184

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes