Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad e Emater divulgam o projeto “Flores para Todos” na Expoagro Afubra 2019



Milhares de pessoas passaram pela Casa da Emater e conheceram o projeto “Flores para Todos” durante os três dias da feira, inclusive alunos da E.M.E.F Nossa Senhora de Fátima, de Cachoeira do Sul/RS.

A 19ª edição da Expoagro Afubra, a maior feira voltada à Agricultura Familiar no Brasil, recebeu 112 mil visitantes nos dias 26, 27 e 28 de março em Rincão del Rey, Rio Pardo/RS. O recorde de pessoas foi 15% maior do que em 2018, quando o parque recebeu 98 mil pessoas, conforme o coordenador da feira e vice-presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Antonio Dornelles. E a Equipe PhenoGlad esteve presente nesta gigante feira em dois locais: no estande da UFSM e na Casa da Emater.

Equipe PhenoGlad divulgou o aplicativo PhenoGlad Mobile no estande da UFSM.

No estande da UFSM, a Equipe divulgou o PhenoGlad Mobile, nas versões para o Rio Grande do Sul (PhenoGlad Mobile – RS) e para Santa Catarina (PhenoGlad Mobile – SC). É um aplicativo para smartphones desenvolvido pela Equipe PhenoGlad da UFSM, a qual é composta por professores do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (UFSM) e do Departamento de Linguagens e Sistemas de Computação do Centro de Tecnologia (UFSM), por alunos de graduação em Agronomia, Ciências da Computação, Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e Meteorologia e por alunos de pós-graduação em Agronomia e em Engenharia Agrícola, e tem como principal parceira no Rio Grande do Sul a Emater/RS-Ascar. O PhenoGlad Mobile – SC foi desenvolvido em parceria com a Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Curitibanos.

O aplicativo gratuito é uma ferramenta para o planejamento da produção de gladíolo em todos os 497 municípios do estado do RS e os 295 municípios de SC. Além de auxiliar no planejamento, o aplicativo fornece informações de práticas de manejo, como momento de realizar a adubação, o tutoramento e a colheita das hastes. Não necessita de conectividade à internet para seu funcionamento, apenas para fazer a instalação a partir da Play Store. Como principal aplicação prática, para qualquer município do RS o usuário tem duas opções: indicar a data de plantio desejada (o aplicativo retorna a data mais provável que as hastes florais estarão prontas) ou indicar a data de comercialização desejada (o aplicativo retorna a melhor data de plantio para que as hastes florais fiquem prontas para a data de comercialização desejada).Em função destas funcionalidades práticas do aplicativo, esta ferramenta pode ser utilizada na produção, na extensão, no ensino e na pesquisa por produtores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores.

O Extensionista da Emater/RS-Ascar João Leal ajudou na divulgação do projeto Flores para Todos durante os três dias da feira.

Na Casa da Emater, a Equipe PhenoGlad da UFSM, juntamente com extensionistas da Emater Regional de Soledade, divulgou o projeto de extensão “Flores para Todos”. Durante os três dias da feira os milhares de visitantes interagiram com integrantes da Equipe, conheceram o projeto e também receberam orientações de práticas de manejo mostradas em uma parcela demonstrativa de gladíolos plantados no inicio de janeiro deste ano. “O plantio dos gladíolos foi programado com o PhenoGlad Mobile RS para que as primeiras plantas estivessem em inicio de florescimento no primeiro dia da feira” comenta o professor Nereu Augusto Streck, integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM. “Fizemos o plantio em diferentes datas e realizamos as práticas de manejo ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, sempre com o apoio dos extensionistas da Emater, principalmente a Marines Bock e o João Antonio Leal da Siva” explica a professora e Coordenadora da Equipe PhenoGlad na UFSM Lilian Osmari Uhlmann.

O vice-presidente da Aflori Laerte José Corrêa da Silva visitou a Equipe PhenoGlad na Casa da Emater.

O público que visitou o estande da Equipe PhenoGlad foi diverso, variando de produtores e extensionistas até estudantes de ensino fundamental, ensino médio e universidades. “Este ano a maioria das pessoas que nos procuraram conheciam o projeto e a Equipe PhenoGlad, diferente do ano anterior quando tudo era novo”, aponta Regina Tomiozzo, estudante de mestrado em Engenharia Agrícola e integrante da Equipe PhenoGlad da UFSM que esteve no estande os três dias da feira este ano e no ano passado. “As pessoas queriam nos conhecer pessoalmente, pois a maioria acompanha nossos trabalhos pelas redes sociais e vieram para a feira para conversar pessoalmente sobre o projeto” pontua Regina. “Tivemos também a visita de produtores e extensionistas da Emater que estão participando da terceira da Fase do Projeto, que visa a produção de gladíolos para Dia das Mães em oito municípios do RS, e eles puderam tirar dúvidas conosco e ver como o plantio deles estará nas próximas semanas até a colheita”, conclui Regina.

Direção e alunos da E.E.E.F. Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos/RS, visitaram a área com gladíolos. Imagem: Facebook da Escola.

Um visitante de destaque no estande da Equipe PhenoGlad foi o vice-presidente da Aflori Laerte José Corrêa da Silva. Produtor de flores e que já produziu gladíolos  no passado, o vice-presidente conversou com os integrantes da Equipe, relatando sua experiencia como produtor de gladíolos. Entre as várias excursões de escolas que visitaram os gladíolos do projeto, duas que atualmente fazem parte do projeto Flores para Todos roubaram a cena: a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de São João dos Mellos, em Júlio de Castilhos/RS e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, de Cachoeira do Sul/RS. Os alunos puderam interagir com os integrantes da Equipe e os extensionistas da Emater e conhecer um pouco mais sobre como funciona um projeto inclusivo de extensão de envergadura Nacional como este. O Diretor da Escola de Júlio de Castilhos, professor José Alencar Zanon, destacou a importância de levar os alunos à feira e conhecer o projeto. “É muito importante para nós professores e alunos estarmos aqui vivenciando na prática a parceria que temos com a Equipe PhenoGlad da UFSM no projeto Flores para Todos”, ressalta o Diretor Zanon.

O Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, e o Pró-Reitor de Extensão da UFSM Flavi Ferreira Lisboa Filho conheceram o projeto Flores para Todos. Imagem: instagram da Pró-reitoria de Extensão da UFSM.

O terceiro dia da feira também reservou um momento especial para a Equipe PhenoGlad. O Magnífico Reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, acompanhado do pró-reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e do secretário geral do Gabinete do Reitor da UFSM, Marionaldo Ferreira, visitaram o estande. A comitiva da Administração Central da UFSM foi recebida pela Gerente Regional da Emater de Soledade Lucia Helena da Silva Souza e pelo presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, que deram as boas vindas e apresentaram as principais ações da Emater, com destaque para as parcerias com a UFSM. Em seguida a comitiva foi até a produção de gladíolos onde tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Flores para Todos na íntegra e visualizar as plantas de gladíolo em florescimento prontas para a colheita.

A Equipe PhenoGlad e a UFSM agradecem à Emater/RS-Ascar pela oportunidade e espaço de uma parcela demonstrativa de gladíolos na Casa da Emater no segundo ano consecutivo da Expoagro Afubra.

O projeto “Flores para Todos” é um projeto inclusivo de extensão que visa levar a floricultura como alternativa de diversificação de culturas e agregação de renda ao produtor familiar. O projeto ganhou este nome, pois busca além de oferecer uma oportunidade do agricultor familiar ganhar dinheiro, levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois está resgatando a tradição de cultivo local de flores de corte e por lá já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras, os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018. em cinco municípios: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves. No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo. A terceira fase do projeto visa a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores c de oito municípios: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7.200 hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto está em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. No Paraná o projeto chegou este ano através da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) e o Vale do São Francisco deve receber o projeto ainda este ano através da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE.

Por: Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1185

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes