Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad faz convite especial ao Reitor da UFSM



O gabinete do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ficou pequeno na tarde de quinta-feira, 11 de abril. Isso porque uma comitiva da Equipe PhenoGlad, Equipe Simanihot, Emater/RS- ASCAR, prefeituras e escolas de Júlio de Castilhos e Dilermando de Aguiar/ RS tinham uma agenda com o professor reitor Paulo Afonso Burmann, para fazer um convite para o Dia de Campo, que acontece no dia 10 de maio, na E.E.E.F Nossa Senhora Aparecida, que fica na comunidade de São João dos Mellos, interior de Júlio de Castilhos/RS.
O prefeito de Júlio de Castilhos/RS, João Vestena, relata estar impressionado com a “envergadura que toma este projeto (o Dia de Campo)”, disse. Vestena afirma que a iniciativa favorece o desenvolvimento da comunidade, ele acredita que é preciso “mostrar para a sociedade, aos participantes, do quanto é importante levar experiências na área da agricultura familiar ao jovem do campo em atos contínuos, fora da sala de aula. É um projeto fantástico, de uma inclusão social enorme”, destaca.

Mais de 20 pessoas estiveram presente na reunião no gabinete do reitor da ufsm.

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, compreendendo a magnitude, assim como o papel social do ensino superior para a comunidade saúda as atividades desenvolvidas pelas equipes Simanihot e PhenoGlad em localidades como São João dos Mellos. “Trabalhar com as escolas, crianças e jovens, especialmente do interior, que tem mais dificuldades no acesso a informações é uma estratégia que já vem dando resultado, no que toca a motivação e abre novas perspectivas para os estudantes, para os professores e para a comunidade local”, ressalta.

Burmann complementa que essas atividades refletem no futuro da universidade, pessoal e das comunidades. Para ele “é preciso que continuemos e ampliemos esta ideia de estarmos articulando com estes jovens que futuramente guardam a expectativa de estarem em uma universidade, Isso é muito importante. Desde cedo comecem a trabalhar o conhecimento de uma forma mais acessível e entendendo que a UFSM está muito próxima deles, que não é um sonho inatingível, mas que fundamentalmente sejam pessoal voltadas e comprometidas com o desenvolvimento da sua comunidade também”, enfatiza o reitor da UFSM.

Por fim Burmann destaca, “estamos apostando com convicção junto aos coordenadores do projeto, e professores da universidade que atuam fortemente neste espaço. Por isto, estaremos presente dia 10 de maio, em São João dos Mellos”, reforça.

O coordenador da Equipe PhenoGlad, Nereu Streck, comenta que além do convite o encontro serviu para definições de estratégias de como vai acontecer o Dia de Campo. Ele ainda acrescenta que a reitoria e o engajamento da universidade são “importantes. Só com isto (parceria entre a universidade, escola, prefeitura e a Emater) conseguimos desenvolver dias de campo voltados para a agricultura familiar em escolas, dentro das comunidades”, disse Streck.

Estiveram presentes na reunião, o prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena; o chefe de gabinete da prefeitura de Dilermando de Aguiar, Upiragibe Ferrari Pinheiro; o gerente adjunto da Emater Regional de Santa Maria, José Renato Lovato Cadó; o diretor da Escola Nossa Senhora Aparecida, de Júlio de Castilhos, José Alencar Zanon; a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentim Bastianello, de Dilermando de Aguiar, Luciane Bello. Pela UFSM, participaram do ato o diretor do Centro de Ciências Rurais, Sandro Luis Petter Medeiros, o diretor do Colégio Politécnico, Valmir Aita, e os coordenadores dos projetos PhenoGlad e Simanihot, Nereu Streck e Lilian Osmari Uhlmann bem como estudantes de graduação e pós graduação integrantes das Equipes PhenoGlad e Simanihot da UFSM.

Marcado na agenda

Diretora da escola fez convite formal ao reitor da ufsm Paulo Burmann.

      

Quem veio de longe e também participou da reunião na tarde de quinta-feira, 11, foi uma comitiva vinda de Dilermando de Aguiar/RS. Representantes da Secretaria de Educação e da direção da Escola Municipal Valentim Bastianello vieram cumprimentar o reitor da UFSM e fazer o convite para o Dia de Campo que a entidade estará realizando em agosto com parte do projeto de extensão “Flores para Todos”, no qual a escola é a mais recente Instituição a aderir ao projeto no Rio Grande do Sul. Além do convite, a diretora do colégio, Luciane Bello, enalteceu a parceria com a Emater e a Equipe PhenoGlad da UFSM no projeto Flores para Todos. O Reitor da UFSM, Paulo Burmann, acolheu a todos e se diz contente com as iniciativas e confirmou sua participação no Dia de Campo.

Texto: Lorenzo Franchi- Fluída Assessoria de Comunicação

Fotos: Patrício Contreras

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1186

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes