Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto “Flores para Todos” foi apresentado na Expofax 2019



Flores para Todos no espaço da Emater na Expofax 2019

O projeto de extensão Flores para Todos foi apresentado no último final de semana no parque da Expofax Colônia 2019, em Faxinal do Soturno, região da Quarta Colônia de imigração italiana no RS. O tradicional evento da região levou mais de 7 mil pessoas ao parque nos dias 03, 04 e 05 de maio. A novidade deste ano no espaço da Emater ficou por conta de um canteiro colorido com gladíolos do projeto, uma parceria da Equipe PhenoGlad com a Emater/RS-Ascar para trazer o projeto aos visitantes da feira. O plantio dos gladíolos foi programado para estarem florescidos na feira com o aplicativo de celular PhenoGlad Mobile – RS desenvolvido pela Equipe PhenoGlad da UFSM e o cultivo foi realizado e cuidado pelos extensionistas da Emater de Faxinal do Soturno.

Consumidores compraram gladíolos produzidos pelo projeto e deram depoimento da experiência inédita na feira

Durante os três dias da feira, os extensionistas da Emater explicaram aos visitantes como o projeto funciona e como a cultura do gladíolo pode ser um fonte alternativa de renda ao agricultor familiar. “Avaliamos de forma muito positiva o projeto, serviu para desmistificar que o gladíolo é apenas uma flor de finados, e que pode sim ser cultivada ano todo. Também serviu para mostrar que pode ser uma alternativa de renda na pequena propriedade e, o principal, divulgar o plantio realizado pelos nossos produtores participantes do projeto” avalia o extensionista da Emater de Faxinal do Soturno Leonardo Brondani. Para o também extensionista da Emater de Faxinal do Soturno Roque Dalasta, a iniciativa foi ótima. “A participação do público visitante no espaço montado pela equipe foi muito boa e o projeto Flores para Todos foi ótimo”, comemora Dalasta.

Gladíolos produzidos pelo projeto junto com vários produtos da agricultura familiar

No espaço da Emater, o canteiro com gladíolos estava ao lado do estande com ovelhas que mostrou um maneira simples de fazer um aprisco (local para elas se abrigarem ) em local seco, alto, ripado, para evitar que as ovelhas durmam junto com as fezes e urina, evitando umidade  e consequentemente várias doenças. Numa outra parte do espaço da Emater, foram expostos produtos diversos da agricultura familiar, como abóboras, buchas, chá de hibisco e flores em vasos com crista de galo e algumas plantas suculentas. E no meio destes produtos, lá estavam a venda dois baldes cheios de gladíolos produzidos pelos produtores da terceira fase do projeto em Faxinal do Soturno/RS. Esta é a ideia do projeto Flores Para Todos, agregar renda ao produtor e a um preço bem acessível ao consumidor, pois a cadeia é curta, a produção é local.

A agricultora e dona de uma agroindustria Tania Cervo aprovou o projeto e comprou gladíolos para sua mãe.  “O projeto é uma luz no fim do túnel para nós agricultores aqui de Faxinal, é uma novidade que ajuda na parte financeira e na autoestima dos nossos colegas agricultores”, comenta. “Eu tinha ideia que os gladíolos só davam numa época do ano, para Finados, e agora chego aqui e vejo estas flores lindas, é uma surpresa muito agradável. Como minha mãe gosta muito de flores, levei umas quantas hastes para dar para ela” revela Tãnia.

O projeto Flores para Todos iniciou em 2018. Atualmente o projeto está na terceira fase  visando a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães, que acontece no próximo domingo. São 11 produtores e quatro escolas de ensino fundamental de oito municípios (Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul), totalizando cerca de 7 mil hastes florais de gladíolo que durante esta semana serão colhidos para a comercialização nas feiras locais. Os produtores envolvidos no projeto são agricultores familiares e as escolas estão localizadas em zonas rurais e os alunos são a maioria filhos e filhas de pequenos produtores rurais.

A Equipe PhenoGlad agradece à Emater/RS-Ascar pelo apoio no projeto no RS.

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1188

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes