Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad apresenta resultados da 3ª Fase do Projeto Flores para Todos



Cerca de 70 pessoas participaram da reunião de
apresentação de resultados.
 

      

 

A Equipe PhenoGlad e a Emater/RS- ASCAR divulgaram os resultados da terceira fase do Projeto de extensão Flores para Todos na tarde de segunda-feira, 24 de junho. O encontro aconteceu na Sala Cláudio Mussoi, no prédio 42, no Centro de Ciências Rurais, que fica no Campus sede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Esta foi considerada a “maior fase” da iniciativa, que contou com 11 produtores e quatro escolas no RS, em oito municípios, com abrangência na Região Central, Zona Sul e na Região de Soledade. Além dos municípios gaúchos, três municípios de Santa Catarina também fizeram parte.

A divulgação dos resultados contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre extensionistas, produtores, integrantes da Equipe PhenoGlad, de várias regiões, professores e direção das escolas acolhidas no Projeto. O encontro contou com dois momentos, no início foi apresentado um vídeo institucional sobre esta etapa e na sequência, em forma de bate-papo, os produtores e extensionistas da Emater de cada município expuseram sua experiência e dividiram expectativas para a sequência do Flores para Todos.

Confira o vídeo
[VIDEO] Projeto Flores para Todos- 3ª Fase

O vice reitor da UFSM, Luciano Schuch, participou da reunião. Ele se disse impressionado com a atuação e ressalta que a iniciativa leva a pesquisa, o conhecimento e a ciência através da extensão ao produtor rural. ” Com o produtor, se gera valor na produção, com novas culturas, como é o caso dos gladíolos. Com as escolas se consegue multiplicar, nserir nas crianças, nos adolescentes essa cultura, de levar conhecimento, pesquisa e atribuir valor a sua produção. Isso é despertar nesses jovens a vontade de estar na Universidade, de ter esse contato e estar perto da sua comunidade, da sua produção”, enfatiza.

Por fim, Schuch vibra com as parcerias geradas pela Equipe PhenoGlad. “A universidade com o conhecimento e a com a força da Emater/RS- ASCAR se consegue a transformação”, finaliza o vice-reitor da UFSM.

Confira o vídeo
[VIDEO]Como fazer arranjos com gladíolos

O Assistente Técnico Regional (ATR) daEmater/ RS- ASCAR de Santa Maria/RS, Alfredo Schons comemora com a expansão do Projeto. “É a colheita do nosso fruto, da nossa flor”, brincou ele fazendo alusão ao trabalho até aqui desenvolvido. Schons ainda complementa, “é possível seguir trabalhando nessa linha, de levar através da extensão um trabalho científico produzido dentro da universidade. Ver eles (os produtores) usando o aplicativo (PhenoGlad Mobile) para gerar facilidade, renda e ter satisfação pessoal” comenta.

Produtores, extensionistas e integrantes da Equipe falaram sobre sua experiência na 3ª Fase.

 

 

Animado o ATR descreve as emoções vividas por ele e colegas da extensão nos atendimentos aos produtores. Segundo Schons, “Ver o colorido, inclusive dos olhos, além disso embelezar a propriedade” foi uma satisfação. Ele ainda conclui, “unir três regionais da Emater (Santa Maria, Soledade e Pelotas), agregar valores, correções, tudo nos leva a crer que estamos no caminho certo e vamos seguir em frente”, declara.

O coordenador da Equipe PhenoGlad UFSM, Nereu Streck, entende que a terceira fase simboliza dois marcos, da expansão e da comercialização. “Foi um sucesso! Foram produzidas sete mil hastes de gladíolos, em oito municípios do Rio Grande do Sul e três de Santa Catarina. Ao todo, no estado, tivemos 11 produtores e quatro escolas”, disse. Streck projeta a próxima etapa do Flores para Todos com “novidades”. De acordo com ele mais cidades, produtores e escolas devem integrar a iniciativa.

Acompanhe as informações sobre a 4ª Fase do Projeto Flores para todos, desde o início do plantio, dicas de manejo e comercialização nas redes sociais oficiais da Equipe PhenoGlad.

Texto e Fotos: Lorenzo Franchi- Fluída Assessoria de Comunicação.

 

 

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1194

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes