Ir para o conteúdo PPGA Ir para o menu PPGA Ir para a busca no site PPGA Ir para o rodapé PPGA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Escola rural de Encruzilhada do Sul é a nova participante no projeto Flores Para Todos



Escola de Encruzilhada do Sul vai participar da quarta fase do Projeto Flores para Todos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles, uma escola rural com aproximadamente 90 alunos no interior de Encruzilhada do Sul/RS, é a nova integrante do projeto de extensão Flores para Todos. A participação da escola na quarta fase do projeto, que vai acontecer no segundo semestre de 2019, foi acertada em reunião realizada no dia 18/06/2019 na sede da escola, na localidade de Coxilha das Figueiras, distante 76 km da sede do município. Participaram da reunião a equipe Diretiva da escola liderada pelo diretor Diego Guterres Silveira, professores da escola, a Supervisora da Emater/RS-Ascar Regional de Soledade Marines Bock, a Chefe do Escritório Municipal da Emater de Encruzilhada Valquiria Sitó, a extensionista da Emater de Encruzilhada Carla Maria Goldasz e os integrantes da Equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria Isabela Pilleco e Nereu Augusto Streck.

Reunião com professores e Equipe diretiva definiu a participação da Escola no projeto

Na abertura da reunião o professor Nereu apresentou as ações da Equipe PhenoGlad nos três estados da Região Sul do Brasil (RS, SC e PR) e o projeto Flores para Todos, desde sua concepção até o estado atual do projeto, que finalizou a terceira fase com a produção de 7 mil gladíolos para o Dia das Mães em 7 municípios do RS e em um município de SC, para o Dia dos Namorados em um município do Paraná. Na sequencia foram definidos os detalhes da participação da escola no projeto. Serão produzidos gladíolos para duas datas comemorativas da escola: para a festa da escola dia 23/11 e para a festa de formatura do nono ano dia 20/12. A reunião terminou com uma visita à área onde serão produzidos os gladíolos.

Extensionistas da Emater e integrantes da Equipe PhenoGlad conheceram a área onde será feito o cultivo dos gladíolos para duas festas na escola

O cultivo dos gladíolos (duas cores para cada festa) será realizada na escola pelos alunos e professores, sob a orientação dos extensionistas da Emater de Encruzilhada do Sul e da Regional de Soledade e de integrantes da Equipe PhenoGlad. Serão feitas visitas desde o plantio até a colheita para mostrar e orientar as práticas de manejo. O planejamento das datas de plantio foi realizado com o aplicativo PhenoGlad Mobile.

O Projeto Flores para Todos

O projeto ganhou o nome de “Flores para Todos”, pois busca oferecer uma oportunidade do agricultor familiar ganhar dinheiro e levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia e conectando pessoas na comunidade. O projeto tem um co-irmão nos Estados Unidos chamado “Local Flowers, Local Farmers: a Growing Movement” (tradução Flores Locais, produtores locais: um movimento em crescimento), uma iniciativa da Associação de Produtores de Flores de Corte (do ingles Association of Specialty Cut Flower Growers), que está ganhando força em todo os Estados Unidos, pois está resgatando a tradição de cultivo local de flores de corte e por lá já tem floriculturas que só comercializam flores produzidas no município e, nas feiras, os consumidores podem comprar as flores e fazer seu próprio arranjo. A primeira fase do projeto visou a produção de gladíolos para o Dia das Mães no ano de 2018 em cinco municípios no RS: Santa Maria, Dilermando de Aguiar, Cachoeira do Sul, Nova Palma e Santiago. A segunda fase objetivou a produção das flores para o Dia de Finados 2018, somando outros municípios e escolas rurais: Itaara, Formigueiro, uma Escola Rural de Júlio de Castilhos e outra de Cachoeira do Sul, São João do Polêsine, Tupandi e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus de Bento Gonçalves. No primeiro ano foram 14 produtores e três instituições de ensino, sendo produzido nas duas fases do Projeto aproximadamente 9 mil hastes de gladíolo. A terceira fase do projeto visou a comercialização das hastes florais para o Dia das Mães de 2019 em 15 produtores de oito municípios no RS: Piratini, Mormaço, Soledade, Faxinal do Soturno, Santa Maria, Cerro Branco, Cachoeira do Sul e Vila Nova do Sul, totalizando mais 7mil hastes florais de gladíolo. Em Santa Catarina, em 2018 o projeto beneficiou 1 produtor em Rio do Sul e 3 produtores em Curitibanos e agora em 2019 o projeto esteve em 1 produtor de Curitibanos e 1 produtor de Concórdia. O projeto já iniciou no Paraná com produção de gladíolos para o Dia dos Namorados 2019 e a expectativa é que se estenda até o Vale do São Francisco.

A Equipe PhenoGlad

A Equipe PhenoGlad é uma Equipe multidisciplinar e multiinstitucional de pesquisa em extensão em floricultura e paisagismo, com foco em encontrar alternativas de renda para a agricultura familiar

As instituições que fazem parte das atividades da Equipe PhenoGlad são a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos, o Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Concórdia e Campus Rio do Sul, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Bento Gonçalves, a Universidade Federal Técnica do Paraná (UFTPAR) – Campus Dois Vizinhos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – Petrolina/PE, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) – Imperatriz/MA, a Emater/RS-Ascar, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida – Júlio de Castilhos/RS, a Escola Municipal Valentim Bastianello -Dilermando de Aguiar/RS, em Cachoeira do Sul/RS, a Escola Estadual Técnica Nossa Senhora Conceição e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e agora a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cassiano José Moralles – Encruzilhada do Sul.

Acompanhe a rotina e as ações da Equipe PhenoGlad nas redes sociais oficiais da Equipe no Facebook, no Instagram, no Twitter e no canal do YouTube.

Por Equipe PhenoGlad

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-519-1192

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes