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Instruções aos alunos

 

– Elaboração dos Planos de Estudo

Preenchimento no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos.

– Defesa de Projeto de Dissertação

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

O aluno deverá contatar a Secretaria do PPGAP para saber da possibilidade de concessão de benefício, que dependerá da disponibilidade de recursos.

  • Solicitação de Prorrogação de prazo para defesa de Projeto de Dissertação

1) Cópia da versão atual do projeto.

2) Ofício ao colegiado do programa especificando as razões para não cumprimento do prazo e o prazo de prorrogação desejado. O documento deve ser assinado pelo discente e deve constar o “de acordo” com a assinatura  do orientador.

Estes documentos devem ser enviados para o email do ppgap (ppgap@ufsm.br) com o assunto: solicitação prorrogação de prazo de defesa de projeto “nome do aluno”

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

 

– Prorrogação de prazo de defesa (Dissertação)

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. O procedimento segue o Informativo PRPGP n.º 001/2019, o qual define o procedimento de prorrogação da seguinte forma:

1) Quando se tratar de solicitação de prorrogação de defesa para curso stricto sensu (Mestrado/Doutorado), o(a) acadêmico(a) deverá utilizar o formulário individual de “Requerimento para Prorrogação do Prazo de Defesa”.

I – aluno preenche o formulário, anexa os documentos que fundamentam o pedido e contata seu orientador;

II – após a aprovação do(a) orientador(a) e definição do prazo de prorrogação a ser solicitado, o(a) acadêmico(a) encaminha para abertura do processo pelo PEN junto à Divisão de Protocolo – DAG da UFSM, incluindo se houver, outros documentos (atestado, cronograma de trabalho, etc…) que justifiquem tal pedido;

III – o processo PEN aberto pelo DAG é tramitado ao Programa de Pósgraduação do(a) acadêmico(a) para a caixa postal do Programa para que seja apreciado em colegiado e definido o prazo de prorrogação a ser concedido. Com a aprovação do colegiado, deve ser anexado a este processo a ata desta reunião e o histórico do(a) aluno(a) e tramitar à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP (código 01.09.01.00.0.0). No despacho de trâmite deve ser informado o prazo de prorrogação concedido em ata;

IV – quando a aprovação se der por “ad referendum” da Coordenação, a tramitação à CPG/PRPGP deverá ser feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, informando no despacho do processo da aprovação “ad referendum”, o tempo da prorrogação em meses e anexando o histórico do aluno. Se a tramitação não for feita pelo(a) Coordenador(a) do PPG, deverá ser anexado um comprovante dado pela Coordenação desta aprovação por “ad referendum”, informando o tempo aprovado em meses e anexado o histórico do(a) aluno(a).

V – após a emissão da portaria pela PRPGP, o processo é tramitado ao DERCA para os devidos registros e depois retorna ao Programa de Pós-graduação para aguardar a defesa. Quando a aprovação se deu por “ad referendum” do(a) coordenador(a), o programa deverá anexar a ata do colegiado que concedeu esse prazo de prorrogação e tramitar novamente à PRPGP para ciência dessa ata anexada, homologada. Após a ciência, a PRPGP envia ao Programa para aguardar a defesa.

VI – havendo necessidade de alteração do prazo de prorrogação concedido (aumento de prazo): aluno(a) preenche novamente o requerimento assinalando que é uma Apostila, com aprovação de seu(sua) orientador(a) e entrega na secretaria do curso para aprovação em colegiado. Aprovado novo período de prorrogação esse requerimento deve ser anexado ao processo aberto e reenviado à PRPGP para emissão de uma Apostila à portaria, com posterior envio do PEN ao DERCA, que fará os devidos registros, lembrando sempre que: se for ad referendum do(a) coordenador(a), a ata de homologação do novo prazo deverá ser anexada ao processo após a emissão da apostila e enviada à PRPGP para ciência dessa aprovação. PRPGP toma ciência e retorna ao Programa para aguardar a defesa.

VII – Após finalizado o objetivo do processo (defesa ou não defesa), o processo PEN deve ser arquivado. Para isso, deve ser feita uma tramitação selecionando a opção de “Encaminha para arquivamento – DAG”, incluindo na justificativa o arquivamento devido a defesa, com a data da defesa e sua aprovação ou não.

– Entrega Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Duas cópias da Dissertação em capa dura de acordo com o MDT da UFSM (versão 2015) – Assinadas pela comissão examinadora;
  • Dois CDs com o arquivo da Dissertação (sem proteção por senha);
  • Num dos CDs colocar o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

– Procedimentos para Cursar Disciplina de Docência Orientada

Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.

Elaborar um Plano de trabalho, juntamente com o professor orientador, entregar em tempo hábil na Secretaria do PPGAP, para as devidas homologações nos conselhos;

Solicitar ao professor orientador o preenchimento e envio à Secretaria do PPGAP, a Avaliação de Disciplina em Estágio Docência.

Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

O aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. O aluno deverá entregar na secretaria do PPGAP o requerimento.

Requerimento de matrícula extracurricular

O aluno que desejar cursar disciplina em outro Programa de Pós-Graduação da UFSM deverá preencher o requerimento de matrícula extracurricular e entregar na Coordenação do PPGAP.