Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docentes

Doutorado - Linha de Pesquisa

Prof.ª Dr.ª Andréia Machado Oliveira

E-mail: andreiaoliveira.br@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243757837987821

 

Artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, imagem, colaboração e subjetivação contemporânea. Atualmente é professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Idealizadora e coordenadora do LabInter/UFSM (Laboratório Interdisciplinar Interativo) e líder do gpc.InterArtec/CNPq (2011 – atual). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais /UFSM (2015-2019); coordenadora do Programa Residência Pedagógica (2018-2020); coordenadora do PROLICEN/UFSM (2014-2017); coordenadora do PARFOR/UFSM (2014-2016) e coordenadora do Curso de Especializaçāo TIC aplicadas à Educaçāo do CAL/UFSM (2011 a 2014). Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS – Brasil, na linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM – Canadá (2010), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2006) e Graduada em Bacharelado (1994) e Licenciatura em Artes Visuais (1999) pela UFRGS. Seus projetos de pesquisa e extensão contam com o apoio das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPERGS, bem como MEC, MinC e RNP. Sua produçāo tem sido publicada em livros, anais e revistas acadêmicas indexadas, e apresentada em eventos nacionais e internacionais (Durban, Manizales, Hong Kong, Dubai, Sydney, Istambul, Porto, Atlanta). Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC e Conselheira suplente do CNPC/MinC (2012 a 2014). Membro da ANPAP (2010-atual) e da Editora do PPGART (2015-atual). Editora da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM (2015-atual).

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Darci Raquel Fonseca

E-mail: d.raqueldafonseca@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950824253708267

 

Raquel Fonseca é fotógrafa (teoria e prática). Pós-Doutorado sob a orientação do Professor François Soulages pela Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis, pesquisa Portraits quotidiens: Presença absoluta por uma estética de redes ou imposição tecnológica (2016/2017). Doutora em Estética, ciências e tecnologia das artes, especialidade em Artes Plásticas/fotografia, pela Universidade de Paris 8. Mestrado em Estética e DEA em teoria e prática fotográfica na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Realizou formação universitária em Artes Plásticas e Educação Artística na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo. Expõe no Brasil, na França e em outros paises estrangeiros. Tem suas fotos publicadas em revistas, jornais, cartões postais e uma série de fotos adquiridas pela BNF (Biblioteca nacional da França). Participou de inúmeros colóquios sôbre imagem e fotografia. Trabalhou como encarregada de missão junto à presidência da Universidade de Paris 8 para a organização do colóquio ?Les Assises Internationales du corps transformé?. Atua nas áreas de fotografia, teoria e prática laboratório analógico e fotografia digital, estética e história da fotografia. E professora na Universidade Federal de Santa Maria – Rs, professora pesquisadora permanente do PPGART- Mestrado em Artes Visuais/Fotografi, e Doutorado em Artes Visuais. Coordenadora do Grupo de pesquisa CNPQ LabFoto ( laboratório de fotografia).

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos

Email: naracris.sma@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0024977948247395

Nara Cristina Santos. Pós-Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2004), em História, Teoria e Crítica da Arte e Doutorado Sanduiche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais, UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Hab. Desenho Artístico (1990) e Licenciada em Educação Artística Hab.Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1988). Professora do Departamento de Artes Visuais/DART (1993-), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART Mestrado e Doutorado, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora do PPGART/Mestrado em Artes Visuais (desde sua implementacão 2007-2011). Pesquisadora na área de Artes Visuais, em História e Teoria da Arte Contemporânea, em Curadoria e Crítica, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM (2005-), organiza o Simpósio de Arte Contemporânea (2005-) e é curadora do Festival de Arte,Ciência e Tecnologia FACTORS/UFSM (2014-). Integra os grupos de Pesquisa GIIP/UNESP e REDE/UFRJ – CNPq. Prof. colaboradora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGAV/UFRGS (2015-). Mantém parceria com LAA/INBA México (2017-2018), com UNTREF/BIENALSUR Argentina (2017- ) e UAveiro/Portugal (2015; 2019-). Consultora da CAPES para área de Artes. Avaliadora Institucional para área de Artes no INEP/MEC (2007-2015). Integra o GT Arte Digital do Ministério da Cultura/MINC (2009-2011) e Delegada nata do Colegiado Setorial de Arte Digital. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP e presidente ANPAP Biênio 2015-2016.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Reinilda de Fátima  Berguenmayer Minuzzi

E-mail: minuzzireinilda@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1234650265478193

 

Possui graduação em Artes Visuais/Desenho e Plástica (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Graduação em Design/Comunicação Visual (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestrado em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, RS, sendo atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART-UFSM), onde atua como docente permanente e orientadora desde 2007. Integra a Diretoria da Editora do PPGART e o Comitê Editorial da Revista Contemporânea do PPGART. É Coordenadora Substituta do Curso de Especialização em Design de Superfície da UFSM. Atua na Graduação em Artes Visuais, no Bacharelado e Licenciatura. Desde 2005 coordena o LAD/Laboratório de Pesquisa Arte e Design e lidera o Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM, enfocando as relações arte, design e tecnologia. É membro da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Brasil) e membro da Artech International (International Association for Computer Arts). Tem experiência na área de Artes e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: processos híbridos nas artes visuais, estamparia, design de superfície, design cerâmico e têxtil, gestão do design, formação e atuação profissional, ambientes virtuais de aprendizagem.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª  Sandra Terezinha Rey

E-mail: sandratzrey@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1304040199380156

 

Artista Plástica. Graduou-se em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS (1980). Doutorado em Arte e Ciências da Arte, menção Artes Plásticas, pela Universidade de Paris I-Panthéon Sorbonne (1993). Realizou pós-doutorado, pesquisa em fotografia/arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2002-03). Aposentou-se como Professora Titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS em 2017. Atualmente é Docente Convidada no Quadro de Professores Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, onde atua desde 1994. Foi Professora Visitante junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2017-19). Prestou consultoria para a criação dos programas de pós-graduação da UFSM (2007), UFJF (2010), UENG (2014), para o APCN criação do curso de doutorado na UFSM (2017). Prestou consultoria para a os Programas de Pós-graduação da UFBa (2201) e Faculdades Santa Marcelina (2208) Presta consultorias (CAPES e CNPq). Ë pesquisadora nível 1 no CNPq. É membro associada da ANPAP (desde 1994), onde foi membro do Conselho Deliberativo de Poéticas Artísticas (2005-2011), da ABCA (desde 2012), e da AICA (desde 2014). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS (2005-09) e participou da comissão coordenadora em diversos períodos. Tem experiência em participação de grupos de pesquisa internacionais. Participou do Coordenou o Acordo de Cooperação Internacional entre PPG Artes Visuais UFRGS e Departamento de Escultura da Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2006-07) onde foi Professora Visitante. Pesquisadora Associada no CRAV (Cellule de Recherche en Arts Visuels-équipe d’accueil) dirigido por Eliane Chiron na Universidade de Paris I (2009-2018). Traduziu e publicou os livros ?A parte de Sombra na última obra de Marcel Duchamp? (Ed. UFRGS, 2019); ?A Tecnologia na Arte? de Edmond Couchot (Ed. UFRGS, 2003). Desenvolve produção artística em grandes e pequenos formatos, vídeos, instalações e livros de artista a partir de pesquisas em fotografia e tecnologia digital. Seu processo artístico implica um vínculo estreito entre pesquisa formal, técnica e reflexão teórica, resultando na articulação do pensamento visual com a escrita. Expõe, realiza curadorias e publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Artes Visuais e escritos de artista. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea principalmente nas seguintes ênfases: fotografia, arte digital, vídeo, multimeios, instalações, processos de criação artística, articulação teórico-prática e metodologia de pesquisa em artes visuais, curadoria e fundamentos e crítica de arte.

Prof. Dr. Altamir Moreira

E-mail: althamir@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180609329576172

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2002) em Artes Visuais, com ênfase em: História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharelado em Desenho e Plástica (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa temas relacionados à iconografia da pintura mural religiosa e da paisagem regional. Participou da Assessoria Ad Hoc do CNPq na área relacionada a desenho . Em cursos de graduação lecionou conteúdos relativos à: Pintura, Desenho da Figura Humana, Desenho Geométrico, História da Arte e Apreciação da Arte; Na pós-graduação: Crítica em Arte, Arte: interações e resistências culturais e Metodologia da Pesquisa. Desenvolve uma prática artística figurativa com temáticas relacionadas à religião, história, mitologia e paisagem regional. A produção bibliográfica apresenta como principais palavras-chave, os seguintes termos: Iconologia, Iconografia cristã, Arte Religiosa, Pintura Mural, Aldo Locatelli e Angelo Lazzarini. Entre 2011 e 2013, exerceu as funções de coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) e a vice-coordenador do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM. Em 2014 atuou na subchefia do Departamentos de Artes Visuais, e entre 2015 e 2016 chefiou o Departamento de Artes Visuais. Atualmente coordena o Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Gisela Reis Biancalana

E-mail: giselabiancalana@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0704025010266511

Mestre (2001) e doutora (2010) em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP com foco na área de artes cena. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013 e no qual exerceu a função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta por duas gestões entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas transversais buscando desenvolver investigações transdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório elabora performances, organiza o evento “PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na De Montfort University, cidade de Leicester, Inglaterra sob supervisão de Ramsay Burt investigando processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Helga Correa

E-mail: helgacor@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4382607878188343

Doutorado Arts i Educació Universitat de Barcelona – Espanha (2012 / Bolsista Doutorado Pleno Exterior CAPES), Mestre em Ensino da Arte pela Universidade Federal de Santa Maria RS (2000 / Bolsista CAPES) Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria RS (1988). Professora Adjunta do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria RS. Professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Mestrado (PPGART / CAL / UFSM), na Linha de Pesquisa: Arte e Visualidade. Líder do Grupo de Pesquisa Arte Impressa e Ecologia CNPq. Diretora e Membro do Conselho Curatorial da Sala de Exposições Nelson Ellwanger (Centro de Documentação e Memória UFSM/ Silveira Martins). Integrante do Programa CAPES/Print UFSM Programa Institucional de Internacionalização CAPESPRINT1032860P UFSM/ Subprojeto Memória e Tecnologias. Desenvolve pesquisas com ênfase em Arte e Ecologia, Gravura Contemporânea, Livros Arte e Ensino em arte.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle

E-mail: lutiere@dallavalle.net.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7210555983862366

Doutorado em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació – Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestrado em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista – Universitat de Barcelona/ Universitat de Girona/ Universidad de Granada – Espanha/ 2009) – ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández – Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestrado em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) – com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharelado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (Artes Visuais e Educação nos Cursos de Pedagogia e Educação Especial, e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Atuou no Departamento de Artes Visuais/ CAL/UFSM de 2012 a 2019; atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGART/Mestrado – Linha de Pesquisa Arte e Cultura, e no Doutorado, na Linha Arte e Transversalidade (PPGART); nos Cursos de Graduação de Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Artes Visuais. Co-orientou no Mestrado e Doutorado em Educação, Linha de Educação e Artes do PPGE/CE/UFSM, 2016-2018. Atuou como Chefe do Departamento de Artes Visuais (2016) DAV/CAL/UFSM, Coordenador do Curso Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura Plena (2013-2015). Investiga as relações entre Artes Visuais, Cultura Visual e Educação; Pedagogias Culturais; Formação de Professores; Estratégias Didáticas e Práticas Educativas Plurais. Tem experiência na área de Artes Visuais, Entornos Educativos, Práticas Educativas, Formação de Professores, Metodologias de Ensino e Produção Artística. Atuou como docente de artes visuais em escolas públicas e privadas em Santa Maria-RS e região no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Tecnológico e Educação de Jovens e Adultos (2002 a 2012). Coordenador do Laboratório Artes Visuais e I/Mediações (LAVI/M/ PPGART/UFSM). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Membro do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, da Universidade Federal de Goiás. Líder/Coordenador do Grupos de Pesquisa I.Mediações entre Arte e Cultura Visual: Pedagogias Culturais e Produção de Sentido (CAL/UFSM); Rota das Artes no Campus (DAV/UFSM). Coordenador do Projeto “Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio Cultural na América Latina” (Argentina, Brasil, México, Uruguai e Paraguai). Autor de capítulos de livros da Coleção Cultura Visual e Educação (publicados pela Editora da UFSM, organizados por Raimundo Martins e Irene Tourinho, UFG). Tem realizado exposições individuais e coletivas de desenho, nacionais e internacionais, entre elas: “Anatomias Híbridas: Inventando Eus” e “Narrativas del Yo: fluxos e (de)composições” em que explora figurações antropomórficas, híbridas e com referência às imagens e estruturas clássicas da Arte. Pesquisa a Abordagem Edu(vo)cativa para as artes e suas I/Mediações em contextos de experimentação transdisciplinar, envolvendo Pedagogias Culturais e relações entre Visualidades e Educação. Coordenador da Área Artes Visuais PIBID-UFSM/2018-2019. Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles por Elas – HeForShe (2018) – da Universidade Federal de Santa Maria. Diretor da Sala de Exposições Cláudio Carriconde (CAL, UFSM-2018). Organizador do e-book “Artes Visuais e suas I/Mediações: Conexões Interdisciplinares” (Ed. PPGART, 2018). 

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Rebeca Lenize Stumm

E-mail: rzstumm@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2180723274611305

Doutorado em Artes – Poéticas Visuais pela ECA- Universidade de São Paulo (USP-2011), Mestrado em Educação (UFSM-2001) e Graduação em Artes Plásticas Ênfase – Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1993), É Professora no curso de Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM). Chefe de Departamento de Artes Visuais de 2017 a 2020. Artista e pesquisadora. Lider do Grupo de pesquisa em arte: momentos especifícos ( CNPQ), no qual Coordena Projetos de Residência de Artistas desde 2011 ( https://momentosespecificos.wordpress.com/). Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Objeto e Multimídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico de Atuantes, da Universidade Federal do Pará. Exerce atividade de Curadoria em Eventos de Arte.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Blanca Cedillo

E-mail: rosablanca.art@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2502746878890998

 

Docente, Pesquisadora, Curadora e Artista, possui Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Bolsa CAPES) / Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com a tese bilíngue Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer. Realizou o doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (Bolsa CAPES/DGU), estudando a produção eletrônica do conhecimento. Possui Mestrado em Artes Visuais (Bolsa CAPES) / Universidade Federal de Rio Grande do Sul (1999), Brasil, e Graduação em Ciencias de la Comunicación (Bolsa SEP) / Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (1989), México. Tem experiência na área de Arte, com ênfase na Metodologia da Pesquisa Inter e Transdisciplinar, atuando em: Teoria da Arte, Arte Contemporânea, Estética, Fotografia, Estudos Queer e E-science. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Arte e Subjetividades (LASUB) e, Líder do Projeto de Pesquisa Arte en los márgenes: extranjeridades y (des)localizaciones (FIPE/UFSM). Na Universidade Federal de Santa Maria atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), do Departamento de Artes Visuais (DAV), e como Editora Gerente da Contemporânea – Revista do PPGART/UFSM); é Curadora da Exposição Internacional de Arte e Gênero, (MARQUE, Florianópolis, 2013 e 2017). Como artista, participou na exposição coletiva Selfie (Gasômetro, 2015), sob curadoria do Marcelo Chardosim, e, publicou a poética artística A Trânsfuga: Uma Poética da Projeção de Si, em Conversações Anpapianas, organizado por Luisa Paraguai e Milton Segoba (2019).

Mestrado - Linha de Pesquisa

Prof. Dr. Altamir Moreira

E-mail: althamir@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6180609329576172

 

Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes e Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Doutorado (2006) e Mestrado (2002) em Artes Visuais, com ênfase em: História, Teoria e Crítica da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bacharelado em Desenho e Plástica (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisa temas relacionados à iconografia da pintura mural religiosa e da paisagem regional. Participou da Assessoria Ad Hoc do CNPq na área relacionada a desenho . Em cursos de graduação lecionou conteúdos relativos à: Pintura, Desenho da Figura Humana, Desenho Geométrico, História da Arte e Apreciação da Arte; Na pós-graduação: Crítica em Arte, Arte: interações e resistências culturais e Metodologia da Pesquisa. Desenvolve uma prática artística figurativa com temáticas relacionadas à religião, história, mitologia e paisagem regional. A produção bibliográfica apresenta como principais palavras-chave, os seguintes termos: Iconologia, Iconografia cristã, Arte Religiosa, Pintura Mural, Aldo Locatelli e Angelo Lazzarini. Entre 2011 e 2013, exerceu as funções de coordenador do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) e a vice-coordenador do Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM. Em 2014 atuou na subchefia do Departamentos de Artes Visuais, e entre 2015 e 2016 chefiou o Departamento de Artes Visuais. Atualmente coordena o Curso de Graduação em Artes Visuais da UFSM.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Gisela Reis Biancalana

E-mail: giselabiancalana@gmail.com 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0704025010266511

Mestre (2001) e doutora (2010) em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP com foco na área de artes cena. Graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel (1991) e Licenciada (1993). Atuou como professora Adjunta no Curso de Artes Cênicas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de 1996 a 2013, tendo sido coordenadora do Curso por duas gestões. Atualmente é professora no Curso de Dança/UFSM pelo qual foi responsável pela criação e implantação, entre 2012 e 2013 e no qual exerceu a função de coordenadora. Atua, ainda, no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGART/UFSM) desde 2010 onde também foi coordenadora substituta por duas gestões entre 2011 e 2014. Desenvolve pesquisas sobre a performance e os processos criadores de artistas transversais buscando desenvolver investigações transdisciplinares, principalmente com estudos culturais e processos colaborativos. É líder do grupo de pesquisas Performances: arte e cultura, vinculado ao CNPQ e coordena o Laboratório de Performance, arte e cultura (LAPARC), vinculado ao PPGART e ao Curso de Dança. O LAPARC compõe-se de professores e alunos de graduação e pós graduação das áreas de artes visuais, teatro e dança. O Laboratório elabora performances, organiza o evento “PerformAções e mantém projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atua como parecerista de periódicos, eventos e de instituições de fomento. Organizou os livros Discursos do Corpo na Arte, volumes 1 e 2 e tem artigos e capítulos de livros publicados. Realizou pós doutorado na De Montfort University, cidade de Leicester, Inglaterra sob supervisão de Ramsay Burt investigando processos criadores em conjunto e com a qual mantém relações de produção intelectual.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle

E-mail: lutiere@dallavalle.net.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7210555983862366

 

Doutorado em Artes Visuais e Educação (Doctorat Arts Visuals i Educació – Universitat de Barcelona/ES, 2012); Mestrado em Artes Visuais e Educação (Màster Universitari en Arts Visuals i Educació: Un Enfocament Construccionista – Universitat de Barcelona/ Universitat de Girona/ Universidad de Granada – Espanha/ 2009) – ambos com orientação do Prof. Dr. Fernando Hernández – Catedrático da Universitat de Barcelona (Sector Pedagogías Culturales); Mestrado em Educação (Linha Educação e Arte) pela Universidade Federal de Santa Maria (CE/PPGE/UFSM/2008); Especialização em Arte e Visualidade pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) – com enfoque na Perspectiva dos Projetos de Trabalho (HERNÁNDEZ); Licenciatura Plena em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2003); Bacharelado em Desenho e Plástica (Universidade Federal de Santa Maria/2002). Professor adjunto (Dedicação Exclusiva) do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (Artes Visuais e Educação nos Cursos de Pedagogia e Educação Especial, e Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Atuou no Departamento de Artes Visuais/ CAL/UFSM de 2012 a 2019; atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/PPGART/Mestrado – Linha de Pesquisa Arte e Cultura, e no Doutorado, na Linha Arte e Transversalidade (PPGART); nos Cursos de Graduação de Licenciatura em Artes Visuais e Bacharelado em Artes Visuais. Co-orientou no Mestrado e Doutorado em Educação, Linha de Educação e Artes do PPGE/CE/UFSM, 2016-2018. Atuou como Chefe do Departamento de Artes Visuais (2016) DAV/CAL/UFSM, Coordenador do Curso Artes Visuais – Bacharelado e Licenciatura Plena (2013-2015). Investiga as relações entre Artes Visuais, Cultura Visual e Educação; Pedagogias Culturais; Formação de Professores; Estratégias Didáticas e Práticas Educativas Plurais. Tem experiência na área de Artes Visuais, Entornos Educativos, Práticas Educativas, Formação de Professores, Metodologias de Ensino e Produção Artística. Atuou como docente de artes visuais em escolas públicas e privadas em Santa Maria-RS e região no Ensino Fundamental, Ensino Médio, Tecnológico e Educação de Jovens e Adultos (2002 a 2012). Coordenador do Laboratório Artes Visuais e I/Mediações (LAVI/M/ PPGART/UFSM). Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Membro do Grupo de Pesquisa REdArtH Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades, da Universidade Federal de Goiás. Líder/Coordenador do Grupos de Pesquisa I.Mediações entre Arte e Cultura Visual: Pedagogias Culturais e Produção de Sentido (CAL/UFSM); Rota das Artes no Campus (DAV/UFSM). Coordenador do Projeto “Referências Cruzadas: Exposições Itinerantes e Intercâmbio Cultural na América Latina” (Argentina, Brasil, México, Uruguai e Paraguai). Autor de capítulos de livros da Coleção Cultura Visual e Educação (publicados pela Editora da UFSM, organizados por Raimundo Martins e Irene Tourinho, UFG). Tem realizado exposições individuais e coletivas de desenho, nacionais e internacionais, entre elas: “Anatomias Híbridas: Inventando Eus” e “Narrativas del Yo: fluxos e (de)composições” em que explora figurações antropomórficas, híbridas e com referência às imagens e estruturas clássicas da Arte. Pesquisa a Abordagem Edu(vo)cativa para as artes e suas I/Mediações em contextos de experimentação transdisciplinar, envolvendo Pedagogias Culturais e relações entre Visualidades e Educação. Coordenador da Área Artes Visuais PIBID-UFSM/2018-2019. Membro do Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento Eles por Elas – HeForShe (2018) – da Universidade Federal de Santa Maria. Diretor da Sala de Exposições Cláudio Carriconde (CAL, UFSM-2018). Organizador do e-book “Artes Visuais e suas I/Mediações: Conexões Interdisciplinares” (Ed. PPGART, 2018). 

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Blanca Cedillo

E-mail: rosablanca.art@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2502746878890998

 

Docente, Pesquisadora, Curadora e Artista, possui Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (Bolsa CAPES) / Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com a tese bilíngue Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer. Realizou o doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid (Bolsa CAPES/DGU), estudando a produção eletrônica do conhecimento. Possui Mestrado em Artes Visuais (Bolsa CAPES) / Universidade Federal de Rio Grande do Sul (1999), Brasil, e Graduação em Ciencias de la Comunicación (Bolsa SEP) / Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (1989), México. Tem experiência na área de Arte, com ênfase na Metodologia da Pesquisa Inter e Transdisciplinar, atuando em: Teoria da Arte, Arte Contemporânea, Estética, Fotografia, Estudos Queer e E-science. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Arte e Subjetividades (LASUB) e, Líder do Projeto de Pesquisa Arte en los márgenes: extranjeridades y (des)localizaciones (FIPE/UFSM). Na Universidade Federal de Santa Maria atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART), do Departamento de Artes Visuais (DAV), e como Editora Gerente da Contemporânea – Revista do PPGART/UFSM); é Curadora da Exposição Internacional de Arte e Gênero, (MARQUE, Florianópolis, 2013 e 2017). Como artista, participou na exposição coletiva Selfie (Gasômetro, 2015), sob curadoria do Marcelo Chardosim, e, publicou a poética artística A Trânsfuga: Uma Poética da Projeção de Si, em Conversações Anpapianas, organizado por Luisa Paraguai e Milton Segoba (2019).

Prof.ª Dr.ª Andréia Machado Oliveira

E-mail: andreiaoliveira.br@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7243757837987821

 

Artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, imagem, colaboração e subjetivação contemporânea. Atualmente é professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais. Idealizadora e coordenadora do LabInter/UFSM (Laboratório Interdisciplinar Interativo) e líder do gpc.InterArtec/CNPq (2011 – atual). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais /UFSM (2015-2019); coordenadora do Programa Residência Pedagógica (2018-2020); coordenadora do PROLICEN/UFSM (2014-2017); coordenadora do PARFOR/UFSM (2014-2016) e coordenadora do Curso de Especializaçāo TIC aplicadas à Educaçāo do CAL/UFSM (2011 a 2014). Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS – Brasil, na linha de pesquisa Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição, com estágio doutoral na Université de Montreal/UdM – Canadá (2010), Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS (2006) e Graduada em Bacharelado (1994) e Licenciatura em Artes Visuais (1999) pela UFRGS. Seus projetos de pesquisa e extensão contam com o apoio das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPERGS, bem como MEC, MinC e RNP. Sua produçāo tem sido publicada em livros, anais e revistas acadêmicas indexadas, e apresentada em eventos nacionais e internacionais (Durban, Manizales, Hong Kong, Dubai, Sydney, Istambul, Porto, Atlanta). Membro do Colegiado de Arte Digital/MinC e Conselheira suplente do CNPC/MinC (2012 a 2014). Membro da ANPAP (2010-atual) e da Editora do PPGART (2015-atual). Editora da Revista Contemporânea do PPGART/UFSM (2015-atual).

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Darci Raquel Fonseca

E-mail: d.raqueldafonseca@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2950824253708267

 

Raquel Fonseca é fotógrafa (teoria e prática). Pós-Doutorado sob a orientação do Professor François Soulages pela Université de Paris 8 Vincennes Saint-Denis, pesquisa Portraits quotidiens: Presença absoluta por uma estética de redes ou imposição tecnológica (2016/2017). Doutora em Estética, ciências e tecnologia das artes, especialidade em Artes Plásticas/fotografia, pela Universidade de Paris 8. Mestrado em Estética e DEA em teoria e prática fotográfica na Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne. Realizou formação universitária em Artes Plásticas e Educação Artística na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), São Paulo. Expõe no Brasil, na França e em outros paises estrangeiros. Tem suas fotos publicadas em revistas, jornais, cartões postais e uma série de fotos adquiridas pela BNF (Biblioteca nacional da França). Participou de inúmeros colóquios sôbre imagem e fotografia. Trabalhou como encarregada de missão junto à presidência da Universidade de Paris 8 para a organização do colóquio ?Les Assises Internationales du corps transformé?. Atua nas áreas de fotografia, teoria e prática laboratório analógico e fotografia digital, estética e história da fotografia. E professora na Universidade Federal de Santa Maria – Rs, professora pesquisadora permanente do PPGART- Mestrado em Artes Visuais/Fotografi, e Doutorado em Artes Visuais. Coordenadora do Grupo de pesquisa CNPQ LabFoto ( laboratório de fotografia).

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos

Email: naracris.sma@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0024977948247395

Nara Cristina Santos. Pós-Doutorado em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2012-2013). Doutora em Artes Visuais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS (2004), em História, Teoria e Crítica da Arte e Doutorado Sanduiche na Paris VIII, França (2001). Mestre em Artes Visuais, UFRGS (1997), Bacharel em Desenho e Plástica Hab. Desenho Artístico (1990) e Licenciada em Educação Artística Hab.Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (1988). Professora do Departamento de Artes Visuais/DART (1993-), Centro de Artes e Letras/CAL/UFSM, onde atua no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART Mestrado e Doutorado, e nos Cursos de Graduação Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais. Coordenadora do PPGART/Mestrado em Artes Visuais (desde sua implementacão 2007-2011). Pesquisadora na área de Artes Visuais, em História e Teoria da Arte Contemporânea, em Curadoria e Crítica, com ênfase transdisciplinar em Arte, Ciência e Tecnologia. Lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq, coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART/UFSM (2005-), organiza o Simpósio de Arte Contemporânea (2005-) e é curadora do Festival de Arte,Ciência e Tecnologia FACTORS/UFSM (2014-). Integra os grupos de Pesquisa GIIP/UNESP e REDE/UFRJ – CNPq. Prof. colaboradora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGAV/UFRGS (2015-). Mantém parceria com LAA/INBA México (2017-2018), com UNTREF/BIENALSUR Argentina (2017- ) e UAveiro/Portugal (2015; 2019-). Consultora da CAPES para área de Artes. Avaliadora Institucional para área de Artes no INEP/MEC (2007-2015). Integra o GT Arte Digital do Ministério da Cultura/MINC (2009-2011) e Delegada nata do Colegiado Setorial de Arte Digital. Membro do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas/ANPAP e presidente ANPAP Biênio 2015-2016.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Reinilda de Fátima  Berguenmayer Minuzzi

E-mail: minuzzireinilda@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1234650265478193

 

Possui graduação em Artes Visuais/Desenho e Plástica (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Graduação em Design/Comunicação Visual (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), Especialização em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestrado em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em em Engenharia de Produção/Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). É Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria, RS, sendo atualmente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART-UFSM), onde atua como docente permanente e orientadora desde 2007. Integra a Diretoria da Editora do PPGART e o Comitê Editorial da Revista Contemporânea do PPGART. É Coordenadora Substituta do Curso de Especialização em Design de Superfície da UFSM. Atua na Graduação em Artes Visuais, no Bacharelado e Licenciatura. Desde 2005 coordena o LAD/Laboratório de Pesquisa Arte e Design e lidera o Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM, enfocando as relações arte, design e tecnologia. É membro da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Brasil) e membro da Artech International (International Association for Computer Arts). Tem experiência na área de Artes e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: processos híbridos nas artes visuais, estamparia, design de superfície, design cerâmico e têxtil, gestão do design, formação e atuação profissional, ambientes virtuais de aprendizagem.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª  Sandra Terezinha Rey

E-mail: sandratzrey@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1304040199380156

 

Artista Plástica. Graduou-se em Artes Plásticas no Instituto de Artes da UFRGS (1980). Doutorado em Arte e Ciências da Arte, menção Artes Plásticas, pela Universidade de Paris I-Panthéon Sorbonne (1993). Realizou pós-doutorado, pesquisa em fotografia/arte contemporânea na Universidade de Paris 8 (2002-03). Aposentou-se como Professora Titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS em 2017. Atualmente é Docente Convidada no Quadro de Professores Permanente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, onde atua desde 1994. Foi Professora Visitante junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2017-19). Prestou consultoria para a criação dos programas de pós-graduação da UFSM (2007), UFJF (2010), UENG (2014), para o APCN criação do curso de doutorado na UFSM (2017). Prestou consultoria para a os Programas de Pós-graduação da UFBa (2201) e Faculdades Santa Marcelina (2208) Presta consultorias (CAPES e CNPq). Ë pesquisadora nível 1 no CNPq. É membro associada da ANPAP (desde 1994), onde foi membro do Conselho Deliberativo de Poéticas Artísticas (2005-2011), da ABCA (desde 2012), e da AICA (desde 2014). Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS (2005-09) e participou da comissão coordenadora em diversos períodos. Tem experiência em participação de grupos de pesquisa internacionais. Participou do Coordenou o Acordo de Cooperação Internacional entre PPG Artes Visuais UFRGS e Departamento de Escultura da Universidade Politécnica de Valencia, Espanha (2006-07) onde foi Professora Visitante. Pesquisadora Associada no CRAV (Cellule de Recherche en Arts Visuels-équipe d’accueil) dirigido por Eliane Chiron na Universidade de Paris I (2009-2018). Traduziu e publicou os livros ?A parte de Sombra na última obra de Marcel Duchamp? (Ed. UFRGS, 2019); ?A Tecnologia na Arte? de Edmond Couchot (Ed. UFRGS, 2003). Desenvolve produção artística em grandes e pequenos formatos, vídeos, instalações e livros de artista a partir de pesquisas em fotografia e tecnologia digital. Seu processo artístico implica um vínculo estreito entre pesquisa formal, técnica e reflexão teórica, resultando na articulação do pensamento visual com a escrita. Expõe, realiza curadorias e publica textos e artigos sobre questões referentes à pesquisa em Artes Visuais e escritos de artista. Tem experiência na área de Artes Visuais, atuando no campo da arte contemporânea principalmente nas seguintes ênfases: fotografia, arte digital, vídeo, multimeios, instalações, processos de criação artística, articulação teórico-prática e metodologia de pesquisa em artes visuais, curadoria e fundamentos e crítica de arte.

Prof.ª Dr.ª Flávia de Brito Pedrosa Vasconcelos

E-mail: flavia.p.vasconcelos@ufsm.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7285933895645743

 

Docente do Departamento de Artes Visuais, Centro de Artes e Letras – CAL da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Artes Visuais e Criatividade – CNPQ/UFSM. Doutora em Educação Artística pela Universidade do Porto – Portugal, bolsista CAPES Doutorado Pleno no Exterior. Diplomação reconhecida no Doutorado em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás – UFG. Mestra em Artes Visuais – UFPB/UFPE, linha: Ensino das Artes Visuais no Brasil, com pós Lato sensu em Arte-Educação e Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri – URCA, graduada em Artes Plásticas com habilitação para o ensino de Arte pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Professora colaboradora do Mestrado e Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2016-2019) .Membro fundadora da Rede Latino-americana de Investigação na Formação de Professores de Arte (LAIFOPA). Membro da International Society for Education through Art – INSEA, da Federação de Arte/Educadores do Brasil – FAEB. Membro do Observatório da Formação de Professores – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.InSEA International Expert Review Panel (2019-21). Membro do Grupo de Pesquisa ARTEVERSA – Grupo de estudo e pesquisa em Arte e Docência, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conselheira Mundial InSEA América Latina (2017-2019), eleita em 2016. SITE: https://flaviapedrosavasco.wixsite.com/arts

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Helga Correa

E-mail: helgacor@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4382607878188343

 

Doutorado Arts i Educació Universitat de Barcelona – Espanha (2012 / Bolsista Doutorado Pleno Exterior CAPES), Mestre em Ensino da Arte pela Universidade Federal de Santa Maria RS (2000 / Bolsista CAPES) Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria RS (1988). Professora Adjunta do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria RS. Professora credenciada no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Mestrado (PPGART / CAL / UFSM), na Linha de Pesquisa: Arte e Visualidade. Líder do Grupo de Pesquisa Arte Impressa e Ecologia CNPq. Diretora e Membro do Conselho Curatorial da Sala de Exposições Nelson Ellwanger (Centro de Documentação e Memória UFSM/ Silveira Martins). Integrante do Programa CAPES/Print UFSM Programa Institucional de Internacionalização CAPESPRINT1032860P UFSM/ Subprojeto Memória e Tecnologias. Desenvolve pesquisas com ênfase em Arte e Ecologia, Gravura Contemporânea, Livros Arte e Ensino em arte.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Karine Gomes Perez Vieira

E-mail: karinegperez@hotmail.com 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9501215584535818

 

Professora adjunta de pintura no Departamento de Artes Visuais, UFSM, atuando nos Cursos de Graduação em Artes Visuais – Licenciatura Plena e Bacharelado. Professora permanente no PPGART/UFSM – Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (Mestrado). Doutora em Artes Visuais (Poéticas Visuais) pelo PPGAV/UFRGS (bolsista CAPES de set/2014 a ago/2015) com período sanduíche na Universitat Politècnica de València (Espanha), pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), fomentado pela CAPES. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM (bolsista CAPES 2008-2010). Graduada em Desenho e Plástica – Bacharelado em Pintura (2005) e Desenho e Plástica – Licenciatura Plena (2007) pela UFSM. Fez intercâmbio na Escuela Nacional de Bellas Artes, IENBA – UDELAR (Montevidéu – UY), mediante Programa ESCALA Estudantil da AUGM (2004). Lidera o GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos/CNPQ na UFSM. Participa do Grupo de Pesquisa Processos Híbridos na Arte Contemporânea/CNPQ, na UFRGS. Associada na Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – ANPAP, Comitê Poéticas Artísticas – CPA. Artista Visual, pesquisa em Poéticas Visuais, trabalhando pintura, fotografia e tratamento digital. Investiga os seguintes temas: arte contemporânea, processos de criação artística, retrato/autorretrato, ficção/encenação, identidade, subjetividade, memória e corpo.

_____________________________________________________________________________________________________________

Prof.ª Dr.ª Rebeca Lenize Stumm

E-mail: rzstumm@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2180723274611305

Doutorado em Artes – Poéticas Visuais pela ECA- Universidade de São Paulo (USP-2011), Mestrado em Educação (UFSM-2001) e Graduação em Artes Plásticas Ênfase – Escultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1993), É Professora no curso de Artes Visuais, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria ( UFSM). Chefe de Departamento de Artes Visuais de 2017 a 2020. Artista e pesquisadora. Lider do Grupo de pesquisa em arte: momentos especifícos ( CNPQ), no qual Coordena Projetos de Residência de Artistas desde 2011 ( https://momentosespecificos.wordpress.com/). Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Objeto e Multimídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Grupo de Pesquisa GITA – Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico de Atuantes, da Universidade Federal do Pará. Exerce atividade de Curadoria em Eventos de Arte.