Ir para o conteúdo PPGART Ir para o menu PPGART Ir para a busca no site PPGART Ir para o rodapé PPGART
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apresentação

O Programa inicia suas atividades em 2007. Iniciou-se uma jornada na Pós-Graduação, lato sensu, com o curso de Especialização Arte e Visualidade em 2005 como o primeiro passo para a implantação de um Programa de Pós-Graduação Artes Visuais/ Mestrado, stricto sensu no Centro de Artes e Letras. Tendo em vista o contexto em que se inserem hoje as Instituições de Ensino Superior (IES), sobretudo as universidades federais, e os atuais imperativos de sustentação da vida acadêmica em uma universidade pública, a ampliação e abertura de novos cursos em Programas de Pós-Graduação são necessidades prementes. Ao dar suporte às atividades científicas de pesquisa, a oferta de cursos de Pós-Graduação, em última instância, movimenta uma massa crítica em torno de questões fundamentais relativas à área de Artes Visuais. Igualmente, apóia o desenvolvimento científico através do ensino e da pesquisa, incentivando a atividade investigativa e contribuindo, cada vez mais, para a inserção efetiva da universidade na formação de pessoal de nível superior.

O fato de a UFSM ter um Curso de Graduação em Artes Visuais com mais de 40 anos de trajetória, reafirma a necessidade latente de ampliação das atividades para a Pós-Graduação, como uma forma de efetivar o papel social da UFSM na região em que se insere, ao oportunizar a oferta de cursos deste nível. Diante da demanda de artistas, agentes culturais, professores, entre outros profissionais, no que se refere ao interesse em desenvolver pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte ou em Poéticas Visuais, o PPGART/Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais em nível de Mestrado atende o Estado. Neste processo é essencial o fortalecimento da área das Artes Visuais na UFSM, com um corpo docente de doutores com formação específica e atuação reconhecida em pesquisa nas ARTES, para nossa CONSOLIDAÇÃO!

A proposta deste Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Artes Visuais vem ao encontro da necessidade de aprofundamento na área de Artes Visuais, com ênfase em apenas uma área de concentração, arte contemporânea, de modo a fornecer elementos para a construção dinâmica do conhecimento, através de 3 linhas de pesquisa: arte e visualidade; arte e cultura; arte e tecnologia. Estas linhas são representativas da produção e atuação dos professores envolvidos na proposta e foram definidas a partir da experiência em docência e pesquisa dos professores do curso, reforçando suas particularidades.

Acredita-se que ao articular a prática e a teoria artística através da pesquisa representativa do corpo docente, fortalecida com a Graduação em Artes Visuais e a Especialização Arte e Visualidade , geram-se condições favoráveis para a consolidação do Mestrado em Artes Visuais/PPGART no Centro de Artes e Letras da UFSM, com apoio da PRPGP/UFSM. Neste triênio de 2007-2008-2009 confirmamos o conceito inicial 3, e alcançamos resultados muito bons contando com o apoio do PPGAV/UFRGS, programa com o qual tem-se uma Associação Temporária até 2012.

Em 2018, após ampliar a produção e o espaço de discussão sobre a criação, produção, reflexão teórica e crítica da Arte Contemporânea, o PPGART obteve o conceito 4 da CAPES e pode propor a APCN do Curso de Doutorado em Artes Visuais na UFSM. A Comissão foi composta pelos professores doutores Andréia Machado (presidente), Altamir Moreira, Darci Raquel Fonseca, Gisela Biancalana, Nara Cristina Santos, Rebeca Stumm, Reinilda Minuzzi. A elaboração da APCN do Curso de Doutorado contou com a consultoria e revisão da professora visitante Dra. Sandra Rey. Em outubro de 2018, a CAPES aprovou o Curso de Doutorado em Artes Visuais na UFSM, e, consequentemente, abriu-se processo seletivo em novembro com o ingresso de 6 discentes em 2019.

Neste percurso a Coordenação do Curso contou com os seguintes coordenadores:

2007-2009: Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos (coordenadora) e Prof. Dr. Ayrton Dutra Correa (coordenador substituto);

2009-2011: Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos (coordenadora) e Prof. Dr. Altamir Moreira (coordenador substituto)

2011-2013: Prof. Dr. Altamir Moreira (coordenador) e Prof.ª Dr.ª Gisela Biancalana (coordenadora substituta)

2013-2015: Prof.ª Dr.ª Darci Raquel Fonseca (coordenadora) e Prof.ª Dr.ª Gisela Reis Biancalana (coordenadora substituta)

2015-2018: Prof.ª Dr.ª Andréia Machado Oliveira (coordenadora) e Profª Dr.ª Reinilda de Fátima B. Minuzzi (coordenadora substituta)

2019-Atual: Profª Dr.ª Reinilda de Fátima B. Minuzzi (coordenadora) e Profª Dr.ª Rebeca Lenize Stumm (coordenadora substituta)

Geral:

  • Proporcionar uma formação acadêmica e profissional de nível superior, pós-graduação, que possibilite ao sujeito uma abordagem no contexto da Arte Contemporânea, de modo atuante e reflexivo, no âmbito da cultura e da sociedade, sobretudo no ensino superior, a partir de uma formação específica em Artes Visuais – Arte Contemporânea.

Específicos:

  • Estabelecer relações entre as Artes Visuais, seu contexto cultural e o meio acadêmico, através do desenvolvimento e fortalecimento da pesquisa, no campo das artes, com ênfase na Arte Contemporânea.
  • Propiciar condições de entrecruzamento entre a produção e a reflexão na área das Artes Visuais visando a formação crítica de pesquisadores.
  • Contribuir para a formação teórica e crítica de artistas, educadores e profissionais de áreas afins, estabelecendo interrelações com as pesquisas internacionais no âmbito da arte contemporânea, para a atuação qualificada e competente no meio acadêmico e cultural.

Ao término dos Cursos, objetiva-se que o egresso, tenha consolidado os conhecimentos necessários à formação do pensamento crítico, por meio de práticas e reflexões consistentes, e abertura às constantes atualizações e revisões de paradigmas necessários à atuação profissional da área de Artes Visuais na contemporaneidade. Ainda, que contribua efetivamente para o desenvolvimento da sociedade pela qualificação da pesquisa, ensino e extensão nas instâncias teóricas, artísticas, culturais e tecnológicas, com comprometimento social e ético.

Alguns egressos do PPGART/UFSM integraram a vida acadêmica como docentes, outros continuam na pesquisa ingressando no doutorado em diferentes universidades do país e os demais atuando como artistas autônomos ou empresários.