O ENEPEA (Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil) tem um importante papel, contribuindo para reunir professores e pesquisadores de todo o país para debater seus métodos, suas referências, tanto teórico quanto práticas, trocar experiências e conhecimentos, evitando a perda de conteúdo, de especificidades e de espaços. As quatorze edições do ENEPEA vêm colaborando com as reflexões na área e a ação, sejam elas no ensino, na pesquisa, na extensão e na prática profissional, aprimorando a formação na área do paisagismo, ampliando e aprofundando possibilidades metodológicas e de fundamentação teórico-crítica, buscando lacunas que possam existir nas diretrizes curriculares do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e nos Projetos Pedagógicos dos cursos em Arquitetura e Urbanismo do país, que crescem em número a cada ano, reforçando a importância do paisagismo na formação do arquiteto e urbanista e valorizando o objeto central de atuação da arquitetura paisagística, ou seja, os espaços livres de edificação ou de urbanização.
O XV ENEPEA, com o tema “RUPTURAS OU CONTINUIDADES?”, dias 17, 18, 19 e 24, 25, 26 de novembro, vêm com o objetivo de dar prosseguimento a todas essas discussões, buscando identificar as atuais contradições e perdas, mas também as permanências e aquilo que resiste. Quais foram os sucessos e os fracassos até o momento na manutenção da qualidade no ensino e na prática da arquitetura paisagística no país? Quais foram os recuos, as perdas e quais as atualizações na área que se fazem necessárias neste momento? Adicionam-se, neste momento, outras questões, a partir de um contexto pandêmico que se instalou no país e no mundo: Como isso afeta nossa relação com os espaços livres? E como estes espaços podem colaborar no enfrentamento do problema?
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