Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professora do PPGAUP/UFSM contemplada com realização de pesquisa na Alemanha



A arquiteta e urbanista professora da UFSM Campus Cachoeira do Sul e do programa de Pós Graduação Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo- PPGAUP, Verônica Garcia Donoso, foi agraciada com um subsídio para realizar uma pesquisa na Fundação Alexander Von Humboldt, na Alemanha. Donoso irá desenvolver o estudo intitulado: “Explorando o crescimento urbano e a perda de vegetação nos biomas Amazônia e Pampa – uma perspectiva de planejamento ecológico”. A pesquisa será realizada através do programa Georg Forster Research Fellowship, que promove recursos para pesquisadores de países em desenvolvimento e emergentes. 

Donoso irá desenvolver sua pesquisa na Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália, em Aachen (Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen – RWTH Aachen University). O objetivo deste estudo é fornecer diretrizes para o planejamento ecológico no futuro. A pesquisa irá destacar as particularidades do crescimento urbano e da expansão das plantações sobre as áreas naturais da Amazônia (Porto Velho/RO) e dos Pampas (Porto Alegre/RS). 

A professora conta que ficou muito honrada em ter sido escolhida pela Fundação, já que o processo seletivo é muito criterioso. Essa é uma oportunidade que, além de proporcionar crescimento profissional e pessoal, também traz visibilidade para as pesquisas brasileiras e para a UFSM. Donoso relata que se sente honrada de representar nossa garra e competência lá fora.

A Fundação Alexander Von Humboldt foi criada em 1953, pela República Federal da Alemanha. A instituição financia pesquisadores do mundo inteiro, possibilitando a realização de suas pesquisas em colaboração com uma instituição alemã. The Georg Forster Research Fellowship, programa que selecionou a professora Verônica, exige que a pesquisa a ser estudada seja relevante para o desenvolvimento da região de origem do pesquisador. Informações sobre como participar deste programa podem ser encontradas aqui.


Texto por: Luísa Monteiro – Bolsista de Jornalismo/UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-528-1369

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes