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Esclarecimentos da coordenação do PPGAUP sobre defesa (qualificação, dissertação) com a utilização de ambiente online ou por parecer

De acordo com INSTRUÇÃO NORMATIVA N. 001/2020/PRPGP, de 20 de março de 2020 a coordenação do PPGAUP elencou algumas dúvidas recorrentes:

Cabe somente ao orientador essa definição de tipo de banca(em ambiente online)? 

Sim, de acordo com a viabilidade de cada um (banca e aluno) de acesso a tecnologias que permitam uma defesa virtual. Mas tem que ficar claro na ata a forma de participação de cada membro com a aceitação do orientador (o orientador diz na ata como foi, por pareceres, e rubrica a informação).

Nesse caso o aluno não vai fazer nenhum tipo de apresentação?

Seria interessante que o aluno, de alguma forma, gravasse, pelo menos em áudio, sua defesa, junto com uma apresentação tradicional em power point, para enviar a todos os membros da banca, uma vez que, na defesa, normalmente eles esclarecem, já durante a apresentação, várias pontos que não ficaram claros no texto, se for possível, fazer assim. Importante que o aluno tenha o direito e a possibilidade de rebater críticas, de alguma forma. Orienta-se que os membros da banca enviassem também perguntas para o aluno para que ele respondesse no dia da defesa virtual, pode ser por email repassado a todos os membros da banca, no dia e horário da defesa. O orientador terá que administrar esse processo, já que ele é o presidente da banca e é responsável pela transparência e idoneidade do processo. O dia da defesa deve ser respeitado e é o orientador que deve se responsabilizar por isso.

A data de defesa agendada vai constar na ata de aprovação?

Sim, na ata vai a data da defesa, conforme portaria e certificado, para defesa final. Para a defesa da qualificação, como não há expedição de portaria e certificado pela PRPGP, vale a data agendada com todos os membros da banca. Os membros da banca vão assinar um documento (parecer e ata) com a data da defesa e, no dia e horário da defesa, receber o email do aluno respondendo aos questionamentos feitos.

Os pareceres escritos devem ser anexados à ata de defesa? 

Sim, os membros da banca devem enviar os pareceres até o início virtual da defesa, ou antes, para o orientador, que repassa ao aluno no dia e hora da defesa.  Os pareceres devem ser assinados pelos membros da banca e enviados, para o orientador, via digital. Quanto à entrega do documento físico: no caso de qualificação o parecer poderá ser uma cópia; no caso de defesa de dissertação obrigatoriamente tem que ser entregue o documento original com a assinatura do membro da banca (para que seja anexado aos documentos encaminhados à PRPGP para emissão do diploma).

Quanto tempo teríamos para entregar essa ata com a assinatura de todos os membros da banca? 

Todas as atividades que comportem entrega presencial de documentos e abertura de processos físicos estão suspensas enquanto durar o período de suspensão das atividades presenciais, uma vez que a emissão de diplomas, por se tratar de uma atividade presencial do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), está suspensa. O presidente da banca fica na guarda dos documentos e, quando possível, entregará na secretaria do curso (ou solicitará que o discente entregue a documentação). Numa situação de normalidade do atendimento, a ata poderá ser entregue assim que o presidente da banca tiver disponibilidade para entregar o documento, se possível, a sugestão é entregar na secretaria ainda na semana da defesa.

Prof. Luis Guilherme Aita Pippi – Coordenador
Profa. Vanessa Goulart Dorneles – Coordenadora Substituta
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Tecnologia