Ir para o conteúdo PPGAUP Ir para o menu PPGAUP Ir para a busca no site PPGAUP Ir para o rodapé PPGAUP
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de Defesa

A solicitação de defesa deve ser feita pelo menos 20 dias antes da defesa da Dissertação.

A Comissão Examinadora será constituída de três membros efetivos e um suplente para a Defesa de Dissertação. A Comissão Examinadora deverá ser constituída por, pelo menos, um membro de outra instituição com título de doutor e membro de corpo docente permanente de programa de pós-graduação em Arquitetura.

O discente entrará no Portal do aluno  em abertura de processo PEN/UFSM, onde fará o passo a passo – link aqui

Informações referentes à forma de participação do membro externo  deverão ser repassadas a secretaria do programa para cadastrar a Comissão de Banca, para posterior assinaturas;

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Dissertação tenha os seguintes dados disponíveis:

1 – Versão online do Plano de Estudos, aprovado pelo Orientador e Coordenador PPGAUP;

2 – Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES do participante externo à UFSM;

3 – Verifique no Histórico Escolar se:

3.1 – todas as disciplinas estão com seus conceitos atribuídos? Caso negativo, procure o professor da disciplina para resolver a situação¹.

3.2 – A soma dos créditos deve ser no mínimo 24.

3.3 –  No final do Histórico Escolar deve constar a observação de aprovação no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (Inglês).  

4 – As disciplinas e número de créditos que constam no Plano de Estudos devem estar exatamente iguais às que constam no Histórico Escolar.

O processo online de solicitação de defesa deve ser realizado via Portal do Aluno. Verifique o Tutorial de Solicitação de Defesa – abertura de processos

A estrutura e apresentação da dissertação ou da tese deve respeitar o Manual de Dissertações e Teses (MDT vigente).

¹ –  As disciplinas: EDT001 ou 002 Elaboração de Dissertação realizadas quando não há mais disciplinas a serem cursadas, a intenção é a de manter o vínculo do aluno com a Instituição e não caracterizar abandono, não precisando de conceito para sua defesa de dissertação. Quando a defesa for realizada e aprovada, automaticamente o conceito para a disciplina passa a ser “Aprovado”.