Ir para o conteúdo PPGBA Ir para o menu PPGBA Ir para a busca no site PPGBA Ir para o rodapé PPGBA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

   Um grande esforço vem sendo feito por parte da Coordenação, Colegiado e docentes do Programa para ampliar a internacionalização do PPGBA. Como resultado, podemos citar a inclusão do PPGBA entre os programas de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria que participam da proposta de internacionalização no edital CAPES-PrInt. A UFSM é uma das poucas instituições brasileiras contempladas nessa proposta, que visa ampliar a inserção internacional de cursos que já tenham parcerias firmadas. Quase que a totalidade dos docentes permanentes do PPGBA possui experiência internacional (doutorado pleno no exterior, pós-doutorado, etc.) e colaborações com pesquisadores nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Oceania e América Latina. O aporte de recursos desse Projeto fortalecerá estas colaborações, permitindo a vinda de pesquisadores estrangeiros, viagens de curta duração (duas semanas) dos professores do PPGBA ao exterior, viagens de alunos para a realização de Doutorado Sanduíche, dentre outras atividades.

   Desta forma, o programa CAPES-PrInt representa um marco importante na expansão da internacionalização e qualidade do PPGBA. Estamos buscando ofertar cursos, palestras ou disciplinas em língua inglesa e praticamente todas as disciplinas do PPG contam com material para leitura obrigatória em língua inglesa. Em algumas disciplinas, o material fornecido aos alunos é totalmente em língua estrangeira.

   Somente em 2019, foram ofertados dois cursos e outras atividades com discentes realizados integralmente em língua inglesa, exercitando as quatro habilidades da língua (leitura, escrita, escuta e fala). Também promovemos a participação de alunos em cursos no exterior (curso em inglês no Uruguai) e o intercâmbio (doutorado sanduíche) das alunas Jamile de Moura Bubadué (que retornou da Inglaterra) e Sheila Cassenote Ferreira (ida à Finlândia). Assim, todas estas atividades em conjunto contemplaram aproximadamente metade de todos os alunos do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.

   Abaixo apresentamos também indicadores dos estágios de Doutorado Sanduíche que vêm sendo realizados pelos nossos discentes nesse quadriênio (2017-2020).

   Ano 2017: três alunos selecionados para desenvolverem Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 4 meses cada.

Carla Deonisia Hendges: Field Museum of Natural History, Chicago, USA;

Bruno Madalozzo: Estación Biológica de Doñana, Sevilla, ESPANHA;

Gláucia Bolzan Cogo: Department of Life Sciences, University of Coimbra, Coimbra, Portugal.

   Ano 2018: uma aluna selecionada para desenvolver Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 12 meses.

Jamile de Moura Bubadué: supervisão do professor Dr. Carlo Meloro, da Liverpool John Moores University, Liverpool, Inglaterra.

    Ano 2019: uma aluna selecionada para desenvolver Doutorado Sanduíche com bolsa por um período de 6 meses.

Sheila Cassenote Ferreira: supervisão do Pesquisador Sergei Tarasov, do Museu de História Natural de Heksinki (LUOMUS), Heksinki, Finlândia.

   Em relação à mobilidade docente, o PPGBA promoveu a ida de dois professores para países da Europa (Suiça – docente Leonardo Kerber) e Ásia (Índia – docente Sérgio Dias da Silva), além da participação de docentes em diversos congressos internacionais, com destaque ao curso atendido pela professora Andressa Paladini no Massachussets Institute of Technology (MIT; EUA). O PPG também trouxe o pesquisador estrangeiro Carlos Peres (Reino Unido) para a realização de uma palestra com toda a comunidade do PPGBA e reuniões individuais com docentes em língua inglesa e o pesquisador Fabian Leprieur (França), que ministrou uma palestra geral, dois cursos em língua inglesa que também contou com a participação de docentes e visitas aos laboratórios do PPG onde a comunicação foi realizada exclusivamente em língua inglesa. Cabe ressaltar que alguns artigos produzidos no PPGBA na área de Evolução de Vertebrados ganharam destaque internacional nos principais meios de comunicação em 2019, como o jornal britânico Daily Mail, o americano Washington Post, o espanhol El País, dentre outros (veja exemplo clicando aqui).

   Por fim, o programa CAPES PrInt incentivou o PPG a abrir suas portas para atrair candidatos do exterior. A procura de candidatos estrangeiros pelo programa vem aumentando de 2018 em diante, alcançando mais de 200 visualizações internacionais durante o período de seleção em 2019. Neste período o programa também recebeu seus primeiros alunos internacionais da Colômbia e Venezuela. Por fim, um aluno da Rússia estará visitando o PPGBA em 2020.