Ir para o conteúdo PPGBTox Ir para o menu PPGBTox Ir para a busca no site PPGBTox Ir para o rodapé PPGBTox
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Documentos Gerais

1. MODELO DE CARTAZ

Modelo de Cartaz para apresentação de seminário

Modelo de Cartaz para Defesa de Dissertação (Mestrado)

Modelo de Cartaz para defesa de Tese (Doutorado)

2.ABERTURA DE PROCESSOS ON-LINE

2.1 DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Para a defesa da Dissertação ou Tese, o aluno deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar a abertura de processo de defesa on-line, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

Só é possível abrir processo de defesa on-line, após a homologação do plano de estudos on-line, o qual também é feito via Portal do aluno. Para mais informações sobre a elaboração do Plano de Estudos no portal, acesse o link.

Para o Mestrado, o referido plano de estudos deverá conter exatamente as mesmas disciplinas que tiverem no histórico escolar somando 24 créditos para o curso de mestrado, sem esquecer que, elaboração de dissertação/tese e teste de suficiência em língua estrangeira NÃO somam créditos, portanto, NÃO deverão ser colocados no plano de estudos. Para o Doutorado, o referido plano de estudos deverá conter exatamente as mesmas disciplinas que tiverem no histórico escolar: 36 créditos para o curso de doutorado, sem esquecer que, elaboração de dissertação/tese e teste de suficiência em língua estrangeira, NÃO somam créditos, portanto NÃO deverão ser colocados no plano de estudos.

Outros formulários

– Os formulários para a Solicitação de Passagens, pernoites, diárias e almoços para os Membros da Comissão Examinadora devem ser solicitados por e-mail ( ppgbioqtox@gmail.com). Após preenchidos, devem ser entregues na Secretaria do PPGBTox.

Modelo de Carta Convite para enviar à Banca Examinadora 

Modelo de Parecer para avaliação de tese/dissertação

2.2 – PROCESSO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO:

O aluno deverá acessar o Portal do Aluno e solicitar abertura de processo de Exame de Qualificação on-line, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa.

OBS: O Tutorial para a abertura de processo na modalidade on-line pode ser acessado na página da PRPGP no seguinte endereço

3. PROCEDIMENTO PARA A OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE/DOUTOR

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre/Doutor o aluno deverá entregar na secretaria do PPGBTox os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora (45 dias) para as alterações na Dissertação/Tese:

– Uma cópia da Dissertação/Tese (em capa dura) e de acordo com a MDT da UFSM;

– Uma cópia do(s) artigo(s) impressa (Mesmo que o(s) artigo(s) já esteja(m) dentro da Dissertação/Tese)

– Uma cópia impressa e em CD(Devidamente identificado) do Relatório Pós-Defesa: Clique aqui. O relatório Pós-Defesa deve ser entregue em documento no word e em formato PDF.

– Em outro CD gravar a Dissertação/Tese que OBRIGATORIAMENTE deverá obedecer ao que segue:

$1·         O CD deve conter a Dissertação/Tese na íntegra em formato PDF, com elementos pré-textuais: folha de rosto, folha de aprovação, sumário, resumo, abstract, entre outros; elementos textuais: introdução, desenvolvimento e conclusão; e os elementos pós-textuais: referências e ainda glossário, apêndice e anexos, se existirem; (Em caso de dificuldade na conversão do texto em Word para PDF, a Biblioteca Central poderá disponibilizar este serviço, no Setor de Referência);

$1·         No referido CD deverá conterapenasa dissertação/tese, pois o mesmo ficará arquivado na Biblioteca Central e também deverá estar devidamente identificado(no CD e na Caixinha do CD) com nome do aluno, título da Dissertação/Tese, data da defesa, etc.

OBS: De acordo com a MDT- Manual de Estrutura e Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses, a ficha catalográfica passou a ser obrigatória em todas as cópias de dissertação/tese. As instruções para elaboração da referida ficha estão no site da Biblioteca Central.

– No momento da entrega da documentação na secretaria, o aluno deverá entregar a Autorização para disponibilização on-line da Dissertação/Tese que deverá ser assinada pelo aluno, para o encaminhamento da dissertação ou tese à Biblioteca Central.

4. PROCEDIMENTO PARA REALIZAR DISPENSA DE DISCIPLINA

Alunos que desejam solicitar dispensa de disciplina, devem acessar o link abaixo, preencher o formulário e entregar uma via na Secretaria do PPGCBBT anexado ao:

a) Histórico escolar: quando a disciplina a ser aproveitada pertence ao quadro de disciplinas deste Programa;

b) Histórico escolar e ementa: quando a disciplina a ser aproveitada não pertence ao quadro de disciplinas deste Programa.

FORMULÁRIO DE DISPENSA DE DISCIPLINA

5. DOCUMENTOS PROEX

Abaixo, segue os links para download dos documentos necessários para a solicitação de verba PROEX, os quais deverão ser entregues preenchidos à mão para a Coordenação do PPGBTox.

– Termo de transferência de recurso PROEX

– Formulário unificado de solicitação de recurso PROEX

– Recibo de recurso PROEX

– Recibo CAPES “modelo A”