As linhas de pesquisa de atuação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica são:
1. Bioquímica Toxicológica e Comparativa
Esta linha investiga aspectos moleculares relacionados à toxicologia de metais, agentes químicos (pesticidas, medicamentos, etc.) em vertebrados e não-vertebrados.
2. Enzimologia
Esta linha utiliza a atividade de enzimas chaves no metabolismo como ferramenta de indicação da exposição e/ou intoxicação a agentes tóxicos tais como metais, solventes orgânicos e outros agentes químicos.
3. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares Associados às Patologias
Estuda os mecanismos envolvidos na gênese e progressão de doenças crônico-degenerativas em humanos e em modelos animais com o objetivo de apontar o uso de novas moléculas/compostos como agentes terapêuticos.
4. Síntese, Isolamento, Quantificação e Efeitos Bioquímicos, Farmacológicos e Toxicológicos de Organocalcogênios
Esta linha objetiva a síntese e caracterização de compostos orgânicos contendo calcogênios com potencial terapêutico através de ensaios bioquímicos e toxicológicos.
5. Isolamento, Quantificação e Efeitos Bioquímicos, Farmacológicos e Toxicológicos de Produtos Naturais
Estuda os efeitos de compostos fitoterápicos sobre parâmetros enzimáticos, bioquímicos, comportamentais e toxicológicos. Os efeitos destes compostos servirão como base para possíveis usos terapêuticos.
6. Educação em Ciências: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola e na Universidade
Esta linha visa inserir os alunos de pós-graduação na realidade da educação básica brasileira e prepará-los para o futuro como professores usando a experimentação e seus benefícios em termos cognitivos como argumentos para melhorar o ensino de ciências na educação básica e a elaboração de materiais didáticos diversos (biologia molecular, bioquímica e biologia celular).