Ir para o conteúdo PPGBTox Ir para o menu PPGBTox Ir para a busca no site PPGBTox Ir para o rodapé PPGBTox
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa de atuação do Programa de Pós-graduação em Bioquímica Toxicológica são:

1. Bioquímica Toxicológica e Comparativa

Esta linha investiga aspectos moleculares relacionados à toxicologia de metais, agentes químicos (pesticidas, medicamentos, etc.) em vertebrados e não-vertebrados.

2. Enzimologia

Esta linha utiliza a atividade de enzimas chaves no metabolismo como ferramenta de indicação da exposição e/ou intoxicação a agentes tóxicos tais como metais, solventes orgânicos e outros agentes químicos.

3. Mecanismos Bioquímicos e Moleculares Associados às Patologias

Estuda os mecanismos envolvidos na gênese e progressão de doenças crônico-degenerativas em humanos e em modelos animais com o objetivo de apontar o uso de novas moléculas/compostos como agentes terapêuticos.

4. Síntese, Isolamento, Quantificação e Efeitos Bioquímicos, Farmacológicos e Toxicológicos de Organocalcogênios

Esta linha objetiva a síntese e caracterização de compostos orgânicos contendo calcogênios com potencial terapêutico através de ensaios bioquímicos e toxicológicos.

5. Isolamento, Quantificação e Efeitos Bioquímicos, Farmacológicos e Toxicológicos de Produtos Naturais

Estuda os efeitos de compostos fitoterápicos sobre parâmetros enzimáticos, bioquímicos, comportamentais e toxicológicos. Os efeitos destes compostos servirão como base para possíveis usos terapêuticos.

6. Educação em Ciências: Processos de Ensino e Aprendizagem na Escola e na Universidade

Esta linha visa inserir os alunos de pós-graduação na realidade da educação básica brasileira e prepará-los para o futuro como professores usando a experimentação e seus benefícios em termos cognitivos como argumentos para melhorar o ensino de ciências na educação básica e a elaboração de materiais didáticos diversos (biologia molecular, bioquímica e biologia celular).