Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Defesa de dissertação – 04/04 – Jogos sérios em mundos virtuais: Uma abordagem para o ensino-aprendizagem de testes de software



Título: JOGOS SÉRIOS EM MUNDOS VIRTUAIS: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE TESTES DE SOFTWARE
Aluna: Tarcila Gesteira da Silva
Orientador: Felipe Martins Müller

Banca Examinadora:
– Felipe Martins Müller, Dr. (UFSM) – Presidente/Orientador
– Adriano Canabarro Teixeira, Dr. (UPF)
– Roseclea Duarte Medina, Dra. (UFSM)

Data: 04/04/2012
Hora: 9h30min
Local: Auditório do CPD – UFSM

Resumo:

Este trabalho apresenta uma abordagem de aprendizagem baseada em jogos utilizando o jogo sério denominado Jogo da Equipe de Teste de Software (JETS), que é um jogo em três dimensões, multiplayer e foi desenvolvido no mundo virtual OpenSim. Esse jogo simula o setor de teste de software de uma empresa de desenvolvimento de sistemas e visa a proporcionar conhecimentos relacionados com estratégias de teste de software, motivar os estudantes e estimular habilidades como comunicação e resolução de problemas. O principal diferencial do JETS é sua integração com o Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) Moodle, que permite ao professor editar os desafios das fases por meio da ferramenta questionário, de modo que o jogo se adapte aos diferentes currículos dos cursos de graduação em computação. O JETS também permite a exportação dos casos de teste criados no jogo para a ferramenta de gerenciamento de teste de software TestLink, proporcionando aos estudantes o contato com uma ferramenta utilizada por profissionais e a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. A avaliação do JETS foi realizada em uma turma do curso de Engenharia da Computação na disciplina de Engenharia de Software. Essa avaliação teve resultados qualitativos muito positivos, pois, segundo os próprios estudantes, os objetivos de aprendizagem foram atingidos. Além disso, os estudantes afirmaram, em sua maioria, gostar de jogar o JETS e disseram, ainda, preferir esse tipo de atividade (jogo sério) à tradicional – neste trabalho, representada por uma lista de exercícios. Portanto, foi possível perceber que a utilização do JETS pode ser uma alternativa promissora no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de Teste de Software. Os resultados positivos obtidos na avaliação do JETS incentivam a realização de outros experimentos.


Publicações Recentes