Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

20/06 – Defesa de Dissertação de Mestrado – Detecção do estado de sonolência via um único canal de eletroencefalografia através da transformada wavelet discreta



Programa de Pós Graduação em Informática – Defesa de Dissertação de Mestrado 

Título: Detecção do estado de sonolência via um único canal de eletroencefalografia através da transformada wavelet discreta.
Aluno: Tiago da Silveira
Orientadora: Profa. Dra. Alice de Jesus Kozakevicius (UFSM)
Banca Examinadora:
Profa. Dra. Alice de Jesus Kozakevicius (Presidente – UFSM)
Prof. Dr. Luis Carlos de Castro Santos (USP)
Prof. Dr. Giovani Baratto (UFSM)
Suplente:
Prof. Dr. Cesar Ramos Rodrigues (Co-orientador – UFSM)
Data: 20/06/2012
Hora: 08:30
Local: Sala 321 do Centro de Tecnologia
Resumo:
A sonolência diurna em motoristas, principal consequência da privação de sono, tem sido a causa de diversos acidentes graves de trânsito. Neste contexto, a utilização de dispositivos que alertem o condutor ao detectar automaticamente o estado de sonolência é uma alternativa para a minimização deste problema. Neste trabalho, duas novas metodologias para a detecção automática da sonolência são apresentadas, utilizando um único canal de eletroencefalografia para a obtenção do sinal: (i) detecção da sonolência via melhor aproximação por m-termos, aplicada aos coeficientes wavelets da expansão em série do sinal; e (ii) detecção da sonolência via distância de Mahalanobis e coeficientes wavelets. Os resultados de ambas as metodologias são comparados a uma implementação utilizando distância de Mahalanobis e coeficientes de Fourier. Para todas as metodologias, utiliza-se como referência a avaliação médica do sinal cerebral, dada pelo hipnograma.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-567-1101

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes