Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGI tem quatro artigos aceitos no SBSI’13



Quatro artigos foram aceitos para publicação no SBSI’13 – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, que será realizado em João Pessoa – PB de 22 a 24 de maio. O evento é considerado o principal evento na área de Sistemas de Informação no Brasil. São eles:

  • Argumentation-Based Risk Management” de autoria de Fabrício Severo de Severo e Ruan Bonilla Pozzebon, alunos de mestrado do PPGI, e Lisandra Manzoni Fontoura e Luis Álvaro de Lima Silva, professores do PPGI. A pesquisa foi desenvolvida a partir da dissertação de mestrado de ambos  e visa o desenvolvimento de uma abordagem colaborativa para gerenciamento de riscos baseada na teoria da argumentação. Este trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Computação Aplicada (LaCA) da UFSM.
  • Adaptação de Processos de Software Utilizando Situational Method Engineering e Search-based Software Engineering” de autoria de Humberto Streb, voluntário em um projeto de pesquisa vinculado ao PPGI e da professora Lisandra Manzoni Fontoura. A pesquisa visa o uso de heurísticas para elaboração de processos de software otimizados adequados ao contexto de um determinado projeto. Este trabalho também foi desenvolvido no Laboratório de Computação Aplicada (LaCA) da UFSM.
  • Gestão de Processos de Negócio em Curso de Sistemas de Informação: Relato de Experiência Utilizando Software Livre“, de Jessica Lasch de Moura, Gabriel Machado Lunardi (ambos graduandos em SI) e dos professores Andrea Schwertner Charão (PPGI), Patrícia Pitthan Barcelos e Benhur de Oliveira Stein (PPGI). O trabalho foi (e continua sendo) desenvolvido com o apoio das coordenações de CC e SI e do Laboratório de Sistemas de Computação.
  • Um Processo para o uso de Linguagens de Consulta em Código Fonte” de Gustavo Cantarelli, egresso do PPGI, Cristiano de Faveri, aluno do PPGI, e Eduardo Kessler Piveta, professor do PPGI. A pesquisa foi desenvolvida a partir da dissertação de mestrado de Gustavo e o processo proposto está sendo aplicado no desenvolvimento de uma linguagem de consulta para código orientado a objetos e código orientado a aspectos, tema da dissertação de Cristiano. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos no contexto do Grupo de Linguagens de Programação e Bancos de Dados da UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-567-1536

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes