Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prazos para pedidos de Prorrogação de Mestrado e para abertura do Processo de Defesa.




Seguem abaixo as orientações da Secretaria do PPGCC para os pedidos de Prorrogação de Mestrado para e para abertura do Processo de Defesa:

1
. Aos mestrandos a) que ingressaram no PPGCC no 1º semestre de 2018 ou b) que solicitaram prorrogação de tempo de mestrado no 2º semestre de 2019;

  • As defesas devem ocorrer ANTES do dia 31/03/2020;
  • Estes mestrandos devem abrir o processo de defesa no máximo até o dia 14/02/2020;
  • Para estes mestrandos, não existe a necessidade de solicitar prorrogação de mestrado para realizar a defesa;
  • Para os alunos que pretendem defender antes de março, a abertura do processo de defesa deve ocorrer no mínimo 20 dias antes da data da defesa. Muita atenção com esse prazo, pois ele é utilizado para resolver possíveis pendências do aluno, as quais podem impedir a realização da defesa. 


2. Aos mestrandos que pretendem solicitar a prorrogação do tempo de mestrado (prorrogação para o 1º semestre de 2020). Ou seja, para alunos que pretendem defender após 31/03/2020 (antes desta data, as defesas podem ocorrer sem haver a necessidade de um pedido de prorrogação):

  • Os mestrandos devem solicitar a prorrogação do tempo de mestrado até 29/11/2019. A partir deste ano, devido à implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN) na UFSM, o aluno deve abrir um processo administrativo junto à Divisão de Protocolo (DAG/UFSM) e anexar os documentos que justifiquem o pedido de prorrogação.

Após a abertura do processo administrativo, o DAG irá tramitar o processo para a Coordenação do PPGCC que irá encaminhar para o Colegiado do programa.  Os documentos necessários para abertura do processo de prorrogação são:

I. Requerimento de Prorrogação de Prazo de Defesa preenchido e assinado (necessário para abertura do processo administrativo junto ao DAG).

II. Uma carta/pedido de prorrogação, onde aluno e orientador fazem a solicitação para o Colegiado, explicando/justificando os motivos do pedido. Em geral, ambos devem assinar este documento.

III. A versão atual do texto da dissertação (não é “artigo”, é o texto da dissertação);

IV. Cronograma DETALHADO especificando as atividades necessárias para a conclusão do mestrado no prazo de prorrogação sendo requerido;

V. Cópia da ata do seminário de andamento (se disponível);

VI. Documentação adicional (se necessário) que sustente o pedido de prorrogação.

  • Em geral, os pedidos de prorrogação no PPGCC são feitos para um período de 6 meses.
  • O aluno deve encaminhar um e-mail para a secretaria do PPGCC (ppgcc@ufsm.br) informando que abriu o processo administrativo junto ao DAG.
  • Para as solicitações de prorrogações aprovadas pelo Colegiado do PPGCC, é fundamental que o aluno realize matrícula em EDT no 1º semestre de 2020 (conforme calendário acadêmico) para a manutenção do vínculo.

 

3. IMPORTANTE: Os mestrandos que ingressaram no PPGCC em 2018/1 e não se enquadrarem em nenhuma das alternativas acima, estarão automaticamente desligados do programa a partir do próximo semestre.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-567-3310

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes