Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Como faço para abrir processo de defesa de dissertação?

Passo 1. Antes de abrir o processo de defesa, certifique-se que:
1. tenha cumprido os 24 créditos e que isso apareça em seu histórico relativo à sua matrícula como aluno regular;
2. tenha sido aprovado na suficiência em língua estrangeira constante em seu plano de estudos;
3. não existam disciplinas com notas em aberto, exceto EDT;
4. tenha cursado Docência Orientada I caso tenha sido bolsista CAPES em qualquer momento do curso;
5. tenha cursado Trabalho Individual I;
6. em seu histórico constem todas as disciplinas cursadas e todas aquelas aproveitadas de outros cursos (caso tenha solicitado aproveitamento), bem como a proficiência em língua estrangeira;
7. seu plano de estudos seja idêntico ao seu histórico ( *NÃO* será possível alterar o plano de estudos após aberto o processo).

Passo 2. O aluno deverá a acessar o Portal do Aluno, opção “Plano de Estudos” e realizar o preenchimento dos formulários necessários à solicitação de defesa conforme Tutorial de solicitação de Defesa de MDT.

Passo 3. O aluno deve enviar os exemplares para os membros da banca (cópia impressa e/ou digital – conforme combinado previamente com os mesmos).

Observações:

  • Recomenda-se que o processo seja aberto com cerca de 30 dias de antecedência. Processos abertos com menos de 20 dias não são aceitos pela PRPGP.
  • O andamento do processo pode ser acompanhado no Portal do Aluno na opção “Plano de Estudos”.  A realização da defesa somente poderá ocorrer quando a situação estiver com status ” Defesa liberada” .
  • O aluno deve providenciar o envio dos exemplares para análise da banca conforme combinação prévia com os membros da banca (em termos de data limite de envio e modo de envio – cópia impressa ou digital).

Itens relacionados: