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Instruções para Discentes

– Procedimentos para 1ª matrícula

Todo o aluno ingressante para a realização da 1ª matrícula deverá escolher, em conformidade com o orientador, as disciplinas a serem cursas a partir do quadro de horário do semestre e realizar a solicitação de matricula pelo portal do aluno.

 

– Elaboração dos Planos de Estudo

Todo aluno ingressante para a realização da segunda matricula (Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria), deverá realizar o preenchimento pelo Portal do Aluno do plano de estudos juntamente com o orientador, coorientador ou o comitê de orientação acadêmica, quando for o caso (Art. 25 do Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da Universidade Federal de Santa Maria).

 

– Defesa de Dissertação

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

Obs.: Adicionalmente, neste período de férias, o DERCA está solicitando que sejam anexados os seguintes documentos do aluno: RG, CPF, Certidão de Nascimento/Casamento e Diploma de Graduação. Tais documentos podem ser anexados ao processo pelo orientador do aluno.

– Entrega Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o aluno deverá apresentar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

  • Uma cópia da Dissertação em capa dura de acordo com o MDT da UFSM;
  • Um CD com o arquivo da Dissertação em formato PDF (sem proteção por senha) e o Artigo científico, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e/ou co-orientador impresso e em meio digital a ser enviado para publicação;
  • Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

 

– Prorrogação de prazo de defesa

Todo aluno regular poderá solicitar, em caráter excepcional, um pedido de prorrogação do prazo de defesa ficando a critério do Colegiado do Programa, a concessão. Deverão encaminhar os seguintes documentos:

 

– Instruções para Solicitação de Recursos – Eventos Científicos

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) definiu as seguintes regras para a solicitação de auxílio para participação de aluno regular do PPGI, em eventos científicos para apresentação de artigos científicos, todos estes condicionados à existência de recursos orçamentários.

O aluno poderá pleitear os seguintes itens:

A) Taxa de inscrição no evento;

B) Diárias referentes aos dias de participação no evento;

C) Passagem aérea e/ou terrestre em classe econômica.

Requisitos e condições para obtenção de auxílio:

  • Ser aluno regular do Programa de Pós-Graduação em Informática da UFSM;
  • Quando o artigo a ser apresentado em congresso tiver a autoria de mais de um aluno, apenas um deles poderá ser contemplado com o auxílio;
  • O artigo deverá ter participação de um docente do Programa de Pós-Graduação em Informática.

Entregar na Secretaria do PPGI os seguintes documentos:

  • Pedido de Auxílio à Participação em Evento, devidamente preenchido, assinado com o “de acordo” do orientador, contendo as seguintes informações:
    • a) informando que o docente co-autor não participará do evento (com o seu “de acordo”);
    • b) CPF;
    • c) Número da matrícula;
    • d) Dados bancários (número do Banco, agência e número da conta);
  • Prova (carta ou e-mail) da aceitação do artigo no evento;
  • Folder do Evento onde apareçam: nome do evento, local (cidade de realização), período (data de início e fim) e valor da inscrição.
  • Autorização de desconto em folha, devidamente assinada pelo orientador (clique aqui para modelo);

Os alunos devem aguardar notificação da secretária do PPGI sobre o resultado. No caso de pedido aprovado, a prestação de contas deverá ocorrer em até 5 dias úteis após o término do evento (conforme Informativo 01/2009 da DCF). Imprescindível a observância da norma com os recibos originais e certificados de apresentação e participação.

 

– Requerimento de dispensa ou Aproveitamento de disciplina

Até 08 créditos em disciplinas optativas poderão ser cursados em outros programas de Pós-Graduação stricto sensu no Brasil ou no Exterior e até 08 (oito) créditos poderão ser creditadas a partir do aproveitamento de disciplinas cursadas no mestrado do PPGI.

Conforme o Art. 53º do Regimento Interno do PPGI, o aluno que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, em qualquer estabelecimento de ensino superior, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa. Deverá entregar na secretaria do PPGI o requerimento.