Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mestrado Acadêmico

Nome: Ciência da Computação.

Nível: Mestrado Stricto Sensu.

Área de Concentração: Computação.

Conceito CAPES: 3.

Total de créditos para titulação: 18 (mínimo).

Periodicidade de seleção: Anual.

Vagas por seleção: Aproximadamente duas vagas anuais por professor permanente (o número exato depende de definição do colegiado no momento da aprovação do edital de seleção).

O Perfil do Profissional: O perfil profissional a ser buscado é um egresso com potencial para pesquisa e inovação. A característica mais relevante para este profissional é a preparação para a mudança. Para tal, é necessário promover a evolução de habilidades para o patamar de competências: aprender a pesquisar, a trabalhar em equipe, a comunicar-se com efetividade (oral e escrito), a pensar criticamente e a fazer reflexões com autonomia, agir de acordo com uma metodologia científica, resolver problemas e tomar decisões.

As atividades desses profissionais englobam: (a) investigação e desenvolvimento de conhecimento na área de computação; (b) análise e modelagem de problemas do ponto de vista computacional-científico; (c) projeto e implementação de sistemas de computação inovadores.

Ao final do curso, o mestrando deve (I) demonstrar conhecimento dos principais aspectos e problemas envolvidos na área de computação; (II) estar apto a projetar soluções para os problemas encontrados usando uma metodologia científica; (III) estar apto para introduzir inovações no projeto de sistemas.

É possível identificar duas grandes áreas de atuação para esses profissionais: (I) ensino e pesquisa, onde poderão atuar em centros de pesquisas e universidades, principalmente, após conclusão do curso de doutorado; (II) empresarial, onde poderão investir na criação de novos produtos de software ou de hardware.

Disciplinas: O curso de mestrado do PPGCC tem duração mínima de doze meses (12) e máxima de vinte e quatro (24) meses. A cada atividade do mestrado é atribuído um número de unidades de crédito. Cada unidade de crédito equivale a 15 horas de atividades programadas, compreendendo aulas teóricas, ou 30 horas de estudos dirigidos, seminários ou atividades de pesquisa visando a dissertação.

As disciplinas do mestrado são ofertadas semestralmente e classificadas como Núcleo Básico e Núcleo Específico. As disciplinas do Núcleo Básico têm por objetivo fornecer os fundamentos básicos de suporte ao conjunto de linhas de pesquisa do programa. As disciplinas do Núcleo Específico têm como objetivo aprofundar os fundamentos em cada linha de pesquisa. A cooperação entre linhas de pesquisa é incentivada de forma que o aluno poderá cursar disciplinas em outras linhas de pesquisa, conforme estabelecido em seu Plano de Estudos.

As disciplinas incluídas em Tópicos Especiais do Núcleo Específico se caracterizam por apresentar ementas variáveis, cujo detalhamento encontra-se em normas específicas definidas pelo Colegiado do PPGCC (CPGCC). Poderão ser oferecidas disciplinas e outras atividades curriculares concentradas, em atendimento às necessidades específicas do programa, ou ainda, em atendimento a circunstâncias próprias relativas a professores visitantes nacionais ou estrangeiros.

O currículo de atividades a ser desenvolvido pelo aluno será proposto pelo orientador, em comum acordo com o aluno, levando-se em conta a natureza de sua pesquisa e o estágio de formação desse último, e aprovado pelo CPGCC. Além disso, o currículo das atividades programadas para o aluno, sempre visando sua dissertação, poderá incluir disciplinas de cursos de pós-graduação de outras instituições de ensino superior. O CPGCC poderá autorizar o reconhecimento de créditos ao aluno que foi aprovado em disciplinas ou atividades de pós-graduação, as quais ocorreram antes ou após seu ingresso no PPGCC e foram ministradas em outras universidades nacionais ou estrangeiras. A validade destas disciplinas, para o reconhecimento, é de cinco anos.

O candidato à obtenção do grau de Mestre em Ciência da Computação deve cumprir um mínimo de dezoito (18) créditos.