Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tutorial – Solicitação de aproveitamento do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira

Para solicitar a prorrogação do prazo para defesa de dissertação ou tese, o (a) discente precisa proceder com a abertura de um Processo Eletrônico Nacional (PEN) acessando o Portal de Documentos da UFSM: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html

Para ter acesso a tramitação e assinatura eletrônica, o (a) discente deverá assinar o Termo de Concordância para Assinatura Eletrônica Cadastrada no SIE. O tutorial está disponível clicando aqui.

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá fazer o login com o número de matrícula e senha (a mesma do Portal do Aluno).

Ao acessar o Portal de Documentos, o (a) discente deverá clicar em “novo” e em seguida em “processo”.

Abrirá a página para a criação do PEN.

Em tipo documental o (a) discente deverá inserir  a opção “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23)”.

Após selecionar esta opção, o campo procedência será preenchido automaticamente, caso o (a) discente tenha apenas uma matrícula na UFSM. Caso o (a) discente tenha mais de uma matrícula, deverá selecionar a matrícula correspondente ao PPGCC.

O campo “descrição”  será preenchido automaticamente (o discente pode alterar a descrição susbtituindo o termo “DISCIPLINAS” pelo termo “TESTE DE SUFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA”).

Clicando em “salvar”, o (a) discente terá acesso ao número do processo (sempre iniciando com 23081). É importante guardar este número para consulta.

Nesta página o (a) discente deverá inserir os documentos obrigatórios do processo em formato pdf:

Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira;

– Comprovante da realização do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (inglês), constando a situação “Aprovado”.

 

 No caso da comprovação do teste de suficiência, os documentos devem ser adicionados pelo botão “Inserir outros documentos”, conforme a figura abaixo

Na tela “Inserir documento” deve ser efetuada a inclusão dos documentos.

Primeiro deve ser informado o Tipo documental “Teste de suficiência em língua estrangeira para mestrado/doutorado (134.31)”, e deve ser inserido o arquivo em PDF do Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira devidamente preenchido.  Após o arquivo ser anexado, no campo “o documento inserido foi” o aluno deve escolher uma das duas opções. Em “tipo de conferência”, clicar em “sem autenticação”. Em “Assinar documento” clicar em “sim”. E  depois deve clicar em “adicionar”.

Para incluir a comprovação do teste de suficiência, usar o mesmo Tipo documental: Teste de suficiência em língua estrangeira para mestrado/doutorado (134.31). O aluno deve adicionar o arquivo em PDF da certificado do teste e informar se ele foi “gerado eletronicamente” ou “digitalizado” e  se ele é um documento autenticado. Não é necessário assinar este documento. Depois deve clicar em “adicionar”.

 

Após adicionar os documento, na próxima tela o aluno deve clicar em “salvar”, e logo após abrirá a janela para que seja feita a assinatura eletrônica.

Caso o (a) discente tenha mais de um vínculo com a UFSM, deverá assinalar a matrícula do PPGCC, digitar a senha e clicar em OK.

Na próxima tela o discente deve clicar em “tramitar”. 

Na última tela,  o discente deve tramitar o processo para o PPGCC. Em “destino”, deve estar selecionado “CURSO-PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (PPGCC)”.

No campo “despacho”, o aluno pode inserir a opção “Para providencias” ou então criar o seu próprio despacho. 

Com todos os campos preenchidos, deverá clicar em “tramitar”.

Pronto, o processo foi criado e encaminhado para a Coordenação do PPGCC.