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Mestrado – instruções

O curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento e Reabilitação da UFSM tem a duração de 24 meses (4 semestres), tendo o prazo mínimo de conclusão de 12 meses.

O prazo de 24 meses é prorrogável por mais 6 meses a critério do colegiado.

Abaixo há uma série de instruções. Elas estão dispostas em ordem alfabética, com exceção para o primeiro assunto.
Para cada assunto haverá mais informações clicando no link disponibilizado, assim, como os documentos que fazem parte do tema.

Outras informações que não constem neste informativo, devem entrar em contato com a secretaria do PPGCMR pelo e-mail: ppgcmr@ufsm.br

Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências do Movimento e Reabilitação, é necessário o aluno:

  • Ter cursado o mínimo de 24 créditos em disciplinas (13 créditos em disciplinas obrigatórias + 11 créditos em disciplinas optativas);
  • Cumprir o estabelecido no plano de estudos;
  • Ser aprovado na Qualificação de Projeto de Dissertação;
  • Ser aprovado no Teste de Suficiência/Proficiência em língua inglesa ou espanhola;
  • Ser aprovado na defesa da dissertação no final do curso;
  • Entregar o trabalho final (dissertação) de acordo com critérios da UFSM.

Para o tratamento de saúde não há a suspensão de curso, podendo o aluno usufruir do Afastamento em Regime de Exercício Domiciliar para o Tratamento da Saúde de acordo o Guia Acadêmico, item 9.1.10, que trata dos Afastamentos para o Tratamento de Saúde.

São três, as situações:

1.      Regime de Exercícios Domiciliares para Afastamento Superior a 5 dias;

2.      Regime de Exercícios Domiciliares para Discentes Gestantes;

3.      Regime de Exercícios Domiciliares para Afastamento Inferior a 5 dias.

Em qualquer um dos casos acima, o aluno é responsável pela abertura do PEN (Processo Eletrônico Nacional), assim como o controle de tempo do afastamento, contatos com o seu orientador e docentes das disciplinas cursadas.

Mais informações, documentos e tutorial em: Afastamento para Tratamento da Saúde.

Para uma série de informações como proceder para ter acesso à caixa postal e inserir documentos em processo via PEN/SIE clique aqui.

Todo aluno poderá ter um coorientador, com o título de Doutor, que contribuirá com a orientação do discente dentro da sua área de conhecimento.

O coorientador compete colaborar com a pesquisa do discente, interagindo com o orientador, no planejamento inicial, na implementação e/ou na redação da dissertação ou tese e dos artigos científicos resultantes dos trabalhos finais. Sendo escolhido em comum acordo com o orientador.

O coorientador poderá ser um professor ou não, devendo ter o título de Doutor, podendo ser interno ou externo ao PPGCMR e à UFSM. A indicação do coorientador deverá ser aprovado pelo colegiado do programa e após deverá constar no plano de estudos do aluno.

Ao coorientador não compete avaliar o aluno na defesa final, porém, poderá, por indicação do orientador estar na condição de presidente da comissão no lugar do orientador.

COMO PROCEDER:

  1. Entregar na secretaria do PPGCMR ofício solicitando a coorientação, preenchido e assinado pelo aluno, orientador e coorientador. O ofício deve apresentar uma justificativa para o pedido;
  2. Anexar ao requerimento, o Currículo Lattes do coorientador pretendido.

O aluno de mestrado poderá solicitar o aproveitamento ou a dispensa de disciplinas já cursadas na UFSM como aluno especial e ou regular e em outras instituições de ensino superior, ao critério do Colegiado do programa.

O aproveitamento fica a critério do do colegiado do PPGCMR autorizar o aproveitamento da disciplina.

Mais informações, documentos e tutorial em: Aproveitamento e Dispensa de Disciplinas.

Bolsa de estudo é uma prestação pecuniária atribuída ao estudante por entidades publicas ou privadas a fim de financiar as atividades de estudos ou ao desenvolvimento de um trabalho de pesquisa.

A distribuição das bolsas de segue as diretrizes regidas pela Capes pela Portaria nº 76/2010, que regulamenta o programa de Demanda Social, estando os critérios de seleção, distribuição e cancelamento de bolsa regidos pelo Regulamento Interno do PPGCMR e pela Resolução de Bolsas/PPGCMR.

As bolsas de estudos são distribuídas anualmente, conforme Edital de Seleção Específico para fins de concessão de bolsas.

Em caso de não conclusão do curso, o bolsista deverá restituir à CAPES o valor recebido em mensalidades.

Mais Informações, critérios e documentos em: Bolsa de Estudos

A dissertação deve constituir-se em um trabalho próprio, inédito, redigido em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, encerrando uma contribuição relevante para a área do conhecimento.

A estrutura e apresentação da dissertação deve respeitar o manual de elaboração da MDT da UFSM – Manual de Dissertações e Teses 

Na defesa de dissertação, a Comissão Examinadora apreciará, principalmente, a capacidade revelada pelo candidato em conduzir a defesa de seu trabalho, e em avaliar criticamente os resultados de seu trabalho teórico e experimental

A banca examinadora da dissertação será composta pelo orientador do aluno e mais dois examinadores, doutores, com pelo um deles externo à UFSM. Ainda, deverá contar com um examinador suplente.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.

Na impossibilidade de participação do orientador e do coorientador na substituição, o orientador deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O professor indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.

A prova de defesa de Dissertação realizar-se-á em local público, organizado e divulgado à Comunidade pelo Discente e Coordenação do PPGCMR. Caso o assunto tenha caráter sigiloso deverá ser requerido antecipadamente.

    • Para a solicitação de defesa o mestrando não deve ter nenhuma pendência curricular, pois estas impedem a solicitação.
    • Antes de realizar a solicitação o mestrando ou orientador devem agendar sala para a defesa.
    • O mestrando fica responsável pela sala e organização do ambiente para a defesa, assim como levar o que achar necessário para o evento (exemplo: água, café, alimento,etc.).
    • No dia da defesa leve 1 cópia da folha de aprovação (ver anexo D da MDT) para que seja assinada pelos membros da banca.
    • A defesa de dissertação, exame de qualificação, tese ou trabalho de conclusão pode ser realizada por videoconferência, podendo participar até dois membros não presenciais.
    • Quando houver membros da banca por vídeo conferência, tomar alguns cuidados com a obtenção da assinatura na ata e folha de rosto. Existem duas possibilidades para a obtenção da mesma:
      1. Enviar por correio convencional a ata e a folha de rosto impressa, previamente assinada pelos membros presentes à sessão de defesa, ao membro externo que a assina e envia por correio convencional.
      2. Enviar a ata e folha de rosto em formato eletrônico ao membro externo, que  imprime, assina, digitaliza os documentos e os reenvia anexado a um correio eletrônico. Após providenciar a assinatura dos membros internos (UFSM). Assim mesmo, deve ser declarado na ata que o membro externo participou através de vídeo-conferência.

        É permitida a utilização de parecer, em detrimento da presença de membros nas comissões examinadoras no exame de qualificação, na dissertação, tese ou trabalho de conclusão nas seguintes condições:

         I – até um membro nas comissões examinadoras de defesa de dissertação, ou exame de qualificação no mestrado. Caberá ao presidente dos trabalhos a leitura dos pareceres dos membros não presentes, permitindo ao discente a manifestação frente ao conteúdo dos pareceres.

Participação por parecer:
O membro externo que participa da defesa por parecer não precisa assinar a ata. No espaço reservado à sua assinatura pode constar “por parecer” ou
permanecer em branco. No campo “Declaração” deve conter: “professor yyyyy participou por parecer”.
O parecer assinado original deve ser enviado por Correio para a secretaria do curso ou para o presidente da banca, anexado à ata e enviado à PRPGP.
Diferente da defesa do exame de qualificação, na defesa final exige-se o parecer original.

OBS: Fornecer um exemplar para cada membro da comissão examinadora em um prazo mínimo de 30 dias antes da data proposta para a defesa.

 

A abertura do processo de defesa de dissertação deve ser efetuada pelo aluno via Portal do Aluno, com pelo menos 30 dias de antecedência da data da defesa.

Mais informações e o tutorial em: Solicitação de Defesas de Dissertação e de Tese

O aluno de mestrado deverá cursar o mínimo de 24 créditos em disciplinas. Na UFSM, cada crédito corresponde a 15 horas. Exemplo: disciplina de 45 horas = 3 créditos.

As datas de matrículas são propostas pelo Calendário Acadêmico da UFSM

O horário das disciplinas no PPGCMR está disponível em nosso site no link OFERTAS/HORÁRIOS em nosso site. 

Para manter o vínculo regular com o curso, o aluno deverá estar matriculado e cursando pelo menos uma disciplina. Aos alunos, que já tenham cursado todos os créditos, devem manter o vínculo mediante a matrícula em EDT001- Elaboração de Dissertação/Tese.

Será desligado do curso, o aluno que tiver reprovação em duas disciplinas diferentes, ou duas vezes na mesma disciplina. O discente que não efetuar a matrícula regularmente terá sua situação caracterizada como Abandono do curso.

O discente que obtiver conceito igual ou inferior a “C” em qualquer disciplina, será reprovado.

O discente de pós-graduação poderá cursar disciplinas ofertadas por outros cursos de pós-graduação da UFSM, sempre visando o bom desenvolvimento de sua Dissertação/Tese. 

Para solicitar a matrícula extracurricular o aluno entrega na secretaria do PPGCMR ou envia ao e-mail ppgcmr@ufsm.br, o formulário Solicitação de Matrícula Extracurricular, preenchido e assinado pelo aluno e seu orientador. Disciplinas em programas de pós-graduação diferentes devem ser solicitadas em formulários separados. 

O aluno deverá ter a frequência mínima de 75% da carga horária programada para disciplina ou atividade, o não cumprimento acarretará na Reprovado por Frequência.

O aproveitamento em cada disciplina será avaliado pelo professor responsável, em razão do desempenho relativo do discente em provas, pesquisas, seminários, trabalhos individuais ou coletivos e outros, sendo atribuído um dos seguintes conceitos.

As avaliação são dadas por conceitos: 

A  (10,0 a 9,1); A- (9,0 a 8,1); B (8,0 a 7,1); B– (7,0 a 6,1); 

C (6,0 a 5,1); C- (5,0 a 4,1); D (4,0 a 3,1); D- (3,0 a 2,1); E (2,0 a 1,1); E- (1,0 a 0,0).

O conceito igual ou inferior a “C” equivale a NA (Não Aprovado).

 

O plano de estudos é o conjunto organizado de disciplinas curriculares que o aluno pretende cursar no decorrer do curso.
Deve ser desenvolvido pelo discente em conjunto com seu orientador.

O plano de estudos deverá ser elaborado pelo Portal do Aluno no primeiro semestre do curso, o aluno que não o fizer, ficará impossibilitado de efetuar a matrícula para o segundo semestre de curso.

Mais informações e o tutorial em: PLANO DE ESTUDOS

O aluno encaminha ao Colegiado do PPGCMR ofício solicitando a prorrogação de prazo para a qualificação. No ofício deve conter, o prazo de prorrogação em meses e justificativa para o pedido. O ofício deve ser assinado pelo aluno e pelo seu orientador. Anexo ao ofício encaminhar o projeto de dissertação no estado em que se encontra.

O aluno de mestrado poderá requerer a prorrogação de prazo para efetuar a defesa da dissertação.

O prazo de 24 meses poderá ser prorrogado por até 6 meses, mediante solicitação justificada do aluno e com a concordância do professor orientador. Contudo, a aprovação do Colegiado do PPGCMR definirá o prazo.

 

Mais informações, documentos e tutorial em: Prorrogação de Prazo de Defesa.

Para a qualificação do Projeto de Dissertação o aluno deverá entregar à secretaria do Curso, com pelo menos 30 dias de antecedência da data prevista para defesa, os seguintes documentos:

*Formulário com a Sugestão de Comissão Examinadora do Projeto;

OBS: Fornecer um exemplar para cada membro da comissão examinadora em um prazo mínimo de 30 dias antes da data proposta para a defesa.

No dia da qualificação levar a Ata de qualificação disponível para download clicando aqui.

O mestrando fica responsável pela sala e organização do ambiente para a defesa, assim como levar o que achar necessário para o evento (exemplo: água, café, alimento,etc.).

OBSERVAÇÕES:

  • Projeto redigido segundo as Normas da UFSM (MDT).
  • A defesa do Projeto de Pesquisa deverá ser feita em até dezoito (18) meses após o ingresso do aluno no Curso.
  • A Comissão Examinadora deverá ser constituída de três membros efetivos e um suplente, formada, no mínimo, com um dos membros efetivos externo à UFSM (todos os membros deverão ter o título de doutor).  
  • Respeitar os preceitos éticos. 
  • O exame de qualificação pode ser realizado por teleconferência, podendo participar, como membro não-presencial da comissão Examinadora, qualquer um dos dois membros que não seja o(a) Presidente.

    A defesa de dissertação e exame de qualificação podem ser realizadas por videoconferência, podendo participar até dois membros não presenciais.

    É permitida a utilização de parecer, em detrimento da presença de membros nas comissões examinadoras no exame de qualificação, na dissertação, tese ou trabalho de conclusão nas seguintes condições:

     I – até um membro nas comissões examinadoras de defesa de dissertação, ou exame de qualificação no mestrado. Caberá ao presidente dos trabalhos a leitura dos pareceres dos membros não presentes, permitindo ao discente a manifestação frente ao conteúdo dos pareceres.

O membro externo que participa da defesa por parecer não precisa assinar a ata. No espaço reservado à sua assinatura pode constar “por parecer” ou
permanecer em branco. No campo “Declaração” deve conter: “professor yyyyy participou por parecer”.
O parecer assinado original ou o digitalizado assinado, enviado por email, deve ser encaminhado para a secretaria do curso ou para o presidente da
banca, anexado à ata e enviado à PRPGP. Não precisa ser o parecer original.

A banca examinadora da dissertação será composta pelo orientador do aluno e mais dois examinadores, doutores, com pelo um deles externo à UFSM. Ainda, deverá contar com um examinador suplente.

Quando o orientador e coorientador estiverem presentes na comissão examinadora de defesa de dissertação, esta comissão contará com mais um membro efetivo, e o coorientador não participará da atribuição do conceito final.

A presidência dos trabalhos na comissão examinadora será exercida pelo professor orientador. Na impossibilidade de participação do professor orientador, o coorientador poderá presidir os trabalhos de defesa.

Na impossibilidade de participação do orientador e do coorientador na substituição, o orientador deverá comunicar oficialmente à coordenação do programa, indicando os motivos e sugerindo o seu substituto. O professor indicado deverá ter a aprovação do colegiado do programa para presidir os trabalhos de presidente na defesa de dissertação.

Mais informações em: Defesas de Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma o aluno deverá abrir processo dentro do prazo estabelecido pela banca examinadora (Prazo máximo 60 dias).

Abrir processo eletrônico conforme tutorial: TUTORIAL Ato de entrega de MDT para entrega da dissertação.

OBS1: O processo deve conter:

  • Dissertação em formato PDF conforme MDT de 2021;
  • Autorização para publicação da dissertação em formato PDF (verificar os dados que constam na folha, principalmente o título, caso haja alteração) – a assinatura deverá ser feita eletronicamente após inserir o documento no processo;
  • Comprovação de envio de um artigo científico para periódico qualificado na area 21 (pode ser o print da tela de submissão da revista ou carta de envio).

Por e-mail o aluno deverá encaminhar:

*Formulário com os dados dos participantes da banca (somente externos).

*Um vídeo com duração de até 3 minutos , com tamanho máximo de 60MB, explicando sobre o que se trata a dissertação do discente. O vídeo pode ser elaborado utilizando as técnicas e ferramentas que o discente considere mais adequadas para expor de forma facilitada os objetivos, métodos e conclusões dos seu trabalho.

Seguem alguns exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=smSm_8bWUSA


OBS2: Não é necessária a entrega dos documentos impressos e em CD.

O aluno que precisar do diploma com urgência poderá encaminhar o Formulario de urgencia no diploma preenchido e os documentos comprobatórios da urgência juntamente com a dissertação, no processo eletrônico de entrega da dissertação, ou, caso o motivo da urgência surja após a entrega da dissertação, por e-mail para posgraduacao.cefd@ufsm.br. 

O aluno de Mestrado deverá, obrigatoriamente, comprovar a suficiência em língua inglesa.

Os testes de suficiência e ou proficiência em línguas estrangeiras de instituições diferentes da UFSM deverão constar em seus certificados ou atestados a situação “Aprovado” para ter validação, mesmo que a nota atingida seja a nota mínima usada para aprovação dos testes realizados pela UFSM. 

Os alunos poderão solicitar ao Colegiado o aproveitamento do teste de suficiência realizado em outra instituição.

Sendo que os aproveitamentos de testes serão aceitos quando:

I – reconhecidos pela CAPES e/ou emitidos por instituições com programas de pós-graduação, reconhecidos pela mesma, e realizados no máximo há cinco anos.
II – emitidos pelo MEC no caso do CELPE-BRAS.

O TOEFL é válido, porém é utilizada para o aproveitamento apenas a pontuação obtida na parte de leitura, intitulada “Reading Comprehension”. Essa pontuação precisa ser de 41 pontos ou mais.

O aluno deverá encaminhar solicitação de aproveitamento do teste de suficiência, conforme as seguintes instruções:

Primeiramente o aluno precisará assinar o termo de concordância de assinatura eletrônica conforme tutorial a seguir: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/416/2020/04/Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE.pdf , caso ainda não tenha.

Após obter a confirmação da assinatura eletrônica, o aluno deve abrir o processo eletrônico de Processo de solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação no portal de processos: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
O aluno precisará entrar com login (matrícula) e senha (senha do portal do aluno), 
clicando em “anônimo” e “Login”

PARA ABERTURA DO PROCESSO PELO ALUNO

1. Clicar em “Novo” e “Processo”


2. Escolher o “Tipo documental” do processo: “Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG (134.23)”.

– No campo procedência aparecerá o nome do aluno.
– O aluno pode complementar a descrição, se quiser, e clicar em salvar.

3. Clicar em “Adicionar” e “enviar” para anexar ao processo o Requerimento de comprovação de suficiência em língua estrangeira, em formato PDF, conforme modelo(no formulário, preencher o nome, matrícula, nome do curso, e-mail e código do curso (que é 1153). No campo “Nome da Disciplina a ser dispensada (UFSM)”, colocar “teste de suficiência em língua estrangeira”)

4. Escolher o documento, marcar: “gerado eletronicamente”, “sem autenticação”; “assinar o documento?” marcar “sim” e clicar em “adicionar”.

5. Fazer o mesmo procedimento para incluir o Comprovante de aprovação em disciplina para APG, que é o certificado de aprovação no teste de suficiência. Marcar: “gerado eletronicamente”, “autenticado”; “assinar o documento?” marcar “não” e clicar em “adicionar”.

6. Depois de incluir todos os documentos, o aluno deve clicar em salvar.

7. Inserir o vínculo (discente) e a senha do portal do aluno e clicar em “ok”.

8. Clicar em “tramitar”

9. Em “próximo passo”, o “Destino inicial” será o Curso. No “Despacho”, digitar “Para análise”. Clicar em “Tramitar”.