Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Turma 001 do PPGCC inicia a Disciplina de Teoria da Contabilidade



A Turma 001 do PPGCC iniciou no dia 10 de novembro de 2020 a Disciplina de Teoria da Contabilidade, componente obrigatório para a conclusão do Mestrado em Ciências Contábeis, e ofertada no segundo semestre letivo de 2020.

A disciplina é ministrada pelo Prof. José Elias Feres de Almeida, professor permanente do PPGCC/UFSM. A participação do Prof. José Elias do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UFES no PPGCC/UFSM faz parte das atividades colaborativas de ensino e pesquisa estabelecidas por meio de Acordo de Cooperação entre o PPGCON/UFES e o PPGCC/UFSM para a promoção do ensino e da pesquisa em Ciências Contábeis entre ambos os programas, e a implantação do PPGCC na UFSM.

A disciplina de Teoria da Contabilidade aborda, dentre seus conteúdos:

Evolução do pensamento contábil. Metodologias descritiva e normativa da contabilidade. Abordagens semântica e pragmática da contabilidade. Desenvolvimento dos fundamentos da contabilidade em âmbito nacional e internacional. Estrutura patrimonial das entidades. Conceituação e mensuração do ativo. Caracterização e avaliação do passivo. Teorias de representação do patrimônio líquido. Receitas, ganhos, despesas e perdas na perspectiva de sua inserção no patrimônio líquido.

Seus objetivos são: propiciar o aprofundamento de conhecimentos dos alunos em relação as temáticas abordadas na disciplina de Teoria da Contabilidade; desenvolver a capacidade dos alunos para compreender e refletir criticamente sobre as relações teóricas, metodológicas e empíricas abordadas na disciplina; e, promover o desenvolvimento de pesquisas relacionadas as temáticas abordadas na disciplina e sua divulgação por meio de apresentação em eventos científicos e publicação em periódicos especializados da área.

Os encontros da disciplina ocorrem às terças feiras pela manhã.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-789-486

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes