Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Atendimento a Comunidade

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, juntamente com o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, mantém em funcionamento três Projetos Sociais de apoio a comunidade regional.

– Capacitação comunitária em gestão de entidades organizadas da sociedade civil de Santa Maria/RS

Este projeto de extensão comunitária e inserção social tem como objetivo central capacitar membros interessados da comunidade Santa Mariense para a gestão de entidades Organizadas da Sociedade Civil. De caráter multidisciplinar, envolve conhecimentos das áreas de administração, contabilidade, educação, direito e serviço social. A partir da realização de orientações individuais, cursos ou palestras, busca-se orientar e capacitar os participantes do projeto em questões relacionadas a: a) atividades de gestão organizacional destas entidades; b) atividades de manutenção adequada de registros dos atos desenvolvidos nestas entidades; dos livros de caixa e dos registros contábeis; para observância das legislações aplicadas a estas entidades; e o atendimento as obrigações fiscais a ela aplicadas; e, c) em atividades de governança, accountability e a elaboração de projetos sociais. Os resultados esperados estão relacionados a sensibilização de membros da comunidade Santa Mariense e lideranças comunitárias para a importância da gestão de entidades Organizadas da Sociedade Civil, contribuindo assim para o seu fortalecimento e sua consolidação.

– Desenvolvimento de ferramenta de precificação para pequenas e médias empresas

Este projeto de extensão comunitária e inserção social tem como objetivo central capacitar membros interessados da comunidade Santa Mariense para a gestão de pequenas e médias empresas. A partir da realização de orientações individuais, cursos ou palestras, busca-se orientar e capacitar os participantes do projeto em questões relacionadas a: a) ferramentas para precificação de uso por pequenas e médias empresas; b) levantamento sobre a necessidade informacional e o potencial uso de dados já existentes nas empresas; e, c) promoção de uma cultura de empresários-gestores no uso de ferramentas de gestão. Os resultados esperados estão relacionados a sensibilização dos gestores de pequenas e médias empresas sobre a importância e necessidade de qualificação dos processos de gestão organizacional, para a sustentabilidade dos negócios.

– Promoção da sustentabilidade das atividades de produção desenvolvidas nos territórios prioritários rurais da região central do Estado do Rio Grande do Sul

Este projeto de extensão comunitária e inserção social tem como objetivo central promover a sustentabilidade das atividades de produção desenvolvidas nos Territórios Prioritários Rurais, localizados na Região Central do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando-se de um sistema de gestão financeira de gastos e resultados associados às atividades de produção desenvolvidas pelas famílias rurais inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e localizadas nos Territórios Prioritários Rurais da região Central do estado do Rio Grande do Sul, no período 2019-2020. A partir da realização de orientações individuais, de cursos ou palestras, busca-se orientar e capacitar os participantes do projeto em questões relacionadas a: a) atividades de produção desenvolvidas pelas famílias e possíveis fatores de entrave ao seu crescimento econômico sustentado; b) formas de gerenciamento das atividades e potenciais problemas gerenciais associados; c) formas de precificação dos produtos destas atividades; e, d) utilização do sistema de gestão financeira. Os resultados esperados estão relacionados a capacitação das famílias participantes do projeto em relação a adoção e uso de instrumentos de gestão da atividade rural, contribuindo assim para o seu desenvolvimento sustentável.