Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cooperação Interinstitucional

Convênios Nacionais Específicos

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria nasce fortalecido com o apoio institucional de Programas coirmãos e a estruturação de uma Rede Colaborativa de Ensino e Pesquisa, que busca promover o ensino, a pesquisa e a extensão na área de Ciências Contábeis, no Brasil e nos Países vizinhos.

O estabelecimento de redes colaborativas de pesquisa é um dos objetivos institucionais estabelecidos pela UFSM. Portanto, a realização dos Acordos de Cooperação estabelecidos pelo PPGCC contribui a este fim.

Docentes do PPGCC interagem com pesquisadores de diferentes instituições, que também participam dos Grupos de Pesquisa instituídos no Programa. Alguns dos Acordos de Cooperação estabelecidos para a promoção da Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis são:

– Convênio celebrado com o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Primeiro Termo Aditivo ao Protocolo de Intenções nº 01/2016 (vigência 2019 a 2021)

– Convênio celebrado com o Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (vigência 2019 a 2024)

– Convênio celebrado com o Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (vigência 2019 a 2024)

– Convênio celebrado com o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (vigência 2015 a 2019, renovado em 2020, com vigência até 2025)

– Convênio celebrado com o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (vigência 2019 a 2024)

O principal objetivo destes Acordos de Cooperação é a promoção e o desenvolvimento da Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis, por meio de atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização.

São tomadas as seguintes formas de realizar interações acadêmicas entre o PPGCC e os Programas Conveniados:

I. Intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes;

II. Desenvolvimento conjunto de projetos e pesquisas;

III. Organização de cursos, seminários, simpósios e workshops;

IV. Elaboração de artigos científicos e outras publicações.

Decorrente dos Acordos de Cooperação estabelecidos, estão sendo desenvolvidos três projetos de pesquisa com fomento externo, o que contribui para o fortalecimento da Rede de Pesquisa integrada entre estas instituições, o alcance dos objetivos institucionais e a consolidação dos grupos de pesquisa.

Outros Acordos de Cooperação foram firmados entre a UFSM e instituições de ensino parceiras, em âmbito nacional e internacional, os quais são extensivos a todos os programas, cursos, docentes e discentes da instituição que, quando interessados, poderão promover ações de ensino e pesquisa em todas as áreas do conhecimento, mediante o estabelecimento de um Plano de Trabalho específico, aprovado entre as partes relacionadas.

– Parcerias Regionais

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, juntamente com o Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, mantém em funcionamento três Projetos Sociais de apoio a comunidade regional.

Os Projetos desenvolvidos tem por objetivo contribuir para com o fortalecimento das entidades assistidas, a partir da qualificação de seus processos de gestão e do atendimento as obrigações fiscais a ela aplicadas. Os resultados esperados estão relacionados a sensibilização das entidades, gestores e membros da comunidade atendida, sobre a importância e necessidade de qualificação dos processos de gestão organizacional, para a sustentabilidade dos negócios.

Docentes do PPGCC também atuam como parceiros em projetos sociais desenvolvidos na comunidade, ministrando palestras, cursos e prestando atendimentos com orientação sobre temas envoltos a área de expertise de atuação do programa “Controladoria, Governança e Sustentabilidade”, no contexto de inserção da Contabilidade.

São parceiros nesses projetos e atividades desenvolvidas Empresas e Entidades Organizadas da Sociedade Civil inscritas para receberem este atendimento, a EMATER e as Prefeituras, através das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de municípios localizados na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Estado do Rio Grande do Sul, e a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa do município de Santa Maria.

– Organização Conjunta de Eventos

Decorrente do Acordo de Cooperação firmado com a Facultad de Ciencias Económicas da Universidad Nacional del Litoral (UNL), os docentes do PPGCC promoveram o I Seminário Internacional em Controladoria, Governança e Sustentabilidade. A segunda Edição do Evento está agendada para ser realizada em 2021.

O PPGCC também é parceiro na organização anual do Fórum Internacional Ecoinovar. A partir da Edição de 2019, um Eixo Temático de Contabilidade foi incorporado ao Evento, com Tracks relacionados a: Contabilidade Financeira e Governança Corporativa; Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais; Contabilidade Governamental e Terceiro Setor; Controladoria e Controle Gerencial; e, Temas Emergentes em Contabilidade.

O PPGCC atua como parceiro também na organização e comissão científica da Jornada Acadêmica de Governança. O evento une as pesquisas científicas de diferentes instituições com as demandas de mercado, por meio do Capítulo Sul do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Trata-se de evento interinstitucional, reforçando a colaboração entre Instituições de Ensino e pesquisadores. Em 2020 as instituições de ensino que atuaram na organização do evento foram: PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos; UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; UFSM – Universidade Federal de Santa Maria; UCS – Universidade de Caxias do Sul; e, ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Além destes eventos, Workshops temáticos de Pesquisa em Ciências Contábeis são promovidos regularmente com a participação de pesquisadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, com o propósito de estimular a iniciação científica e a pesquisa em Ciências Contábeis, bem como o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas no Programa e o estabelecimento de profícuas redes de investigação colaborativa.

Docentes do PPGCC que também desenvolvem atividades acadêmicas junto ao Curso de Ciências Contábeis da UFSM atuam como parceiros em atividades formalizadas via acordo de cooperação com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RS), buscando conjugar esforços para a realização de eventos que tenham condão de agregar profissionais, estudantes e professores, de forma a ampliar o espectro de atuação contábil.

– Outras Participações

Docentes do PPGCC também atuam como Revisores em Eventos e Periódicos, e participam de Coordenações de Seções em Eventos da área. Também interagem com docentes de outros programas a partir da participação em bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses, em fóruns de discussões e debates, bem como a partir do desenvolvimento de projetos e pesquisas de maneira colaborativa.

É um dos objetivos do Planejamento Estratégico do Programa a promoção de uma Rede de Investigação Colaborativa na área de Ciências Contábeis, razão pela qual o PPGCC preocupa-se em promover workshops temáticos e seminários de pesquisa envolvendo a participação de docentes externos ao programa, bem como em atividades de ensino ministradas e de pesquisa realizadas, além da participação de docentes externos ao programa em bancas de qualificação e defesa de dissertação.