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Instruções aos Alunos

– Matrícula

Pelo Regulamento do PPGCC – Seção III referente a Matrícula e Disciplinas

Terão direito à matrícula:
I – os candidatos selecionados e com o nome divulgado pela PRPGP;
II – os discentes com vínculo na matrícula anterior e que estiverem dentro dos prazos definidos no Regulamento do PPGCC.


A solicitação de matrícula, via Web, em disciplinas e demais atividades relacionadas no Plano de Estudos é de responsabilidade do discente e deverá ser realizada nos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da UFSM.
 1º – Para efetivar a matrícula inicial, os candidatos selecionados deverão encaminhar ao Controle Acadêmico da PRPGP os documentos requeridos no Edital de Seleção, conforme as etapas de Solicitação de Vaga e Solicitação de Matrícula.
  2º  – A renovação da matrícula será a cada período letivo, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM, via portal do aluno.
  
  3º  – Para efeito de matrícula, a EDT terá caráter idêntico às demais disciplinas de Pós-Graduação.
  4º  – A matrícula semestral na EDT será obrigatória para todos os discentes que já houverem concluído os créditos em disciplinas curriculares, a fim de estabelecer vínculo com a UFSM até o final do Curso.


O discente que não efetuar a matrícula regularmente terá sua situação caracterizada como abandono do Curso.

 

Aproveitamento de Disciplinas


conforme o Art. 68 do Regulamento do Programa o discente que houver cursado disciplinas, em nível de pós-graduação stricto sensu, antes do ingresso no Programa de Pós-Graduação, em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES, poderá solicitar o aproveitamento dos créditos correspondentes, a critério do Colegiado do Programa.
§ 1º O aproveitamento de créditos a que se refere este artigo poderá ser feito somente para disciplinas eletivas, desde que a disciplina cursada apresente carga horária igual ou superior e 75% do conteúdo da ementa similar.
§ 2º O discente poderá solicitar aproveitamento de disciplinas cursadas externamente ao PPGCC, respeitando um máximo de seis (6) créditos.
§ 3º O discente poderá solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas como aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, respeitando o máximo de seis (6) créditos.

Procedimento para solicitação aproveitamento ou dispensa de disciplina

Os discentes do PPG em Ciências Contábeis da UFSM deveram encaminhar o processo de dispensa/aproveitamento de disciplinas, com a abertura de processo eletrônico PEN via Portal de Documentos para análise do curso e posterior envio ao Controle Acadêmico de Pós-Graduação – CAPG/CPG/PRPGP.

  1. O Pen deve ser aberto com o Tipo Documental: Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação – APG;
  2. Anexar o formulário Requerimento_de_Dispensa_ou_Aproveitamento_de_Disciplinas PRPGP, (preenchido no word e salvo em pdf) e comprovantes de aprovação nas disciplinas que serão utilizada para aproveitamento/dispensa (ementa, programa de cada disciplina e histórico escolar com a aprovação nas disciplinas solicitadas;
  3.  Encaminhar para unidade: 06.10.41.00.0.0 – curso Programa Pós-graduação em Ciências Contábeis;
  4.  A Coordenação levará para análise e aprovação do colegiado;
  5.  com a aprovação da solicitação a coordenação anexa a Ata do Colegiado com a aprovação e encaminha o processo para unidade: 1.09.13.00.0.0 Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG).

 

Tutoriais Pen Sie importantes ao (as) discentes para cadastro assinatura digital e abertura de processos  via PEN SIE

ABERTURA-ASSINATURA-E-TRAMITE

Como-Acessar-Caixa-Postal

Passo-a-passo-termo-assinatura-eletronica-PEN-SIE

Tutorial-inclusao-e-tramite-de-documentos-PEN-SIE

 

Aproveitamento de Disciplinas Externas:
As disciplinas externas de outras IES deverão ser analisadas pelo Curso em que o aluno está matriculado conforme o seu regimento interno, se aprovadas deverão ser encaminhadas com formulário via PEN à CAPG para o lançamento no histórico escolar.

No Plano de estudos do Portal do Aluno, a disciplina deverá ser inserida com o código EXT e as mesmas informações da disciplina de origem como nome da disciplina, carga horária e crédito.
*No momento da abertura do processo de defesa ao final do curso, caso as disciplinas externas sejam inseridas no Plano de Estudos antes do pedido de aproveitamento ser deferido e registrado no histórico, o plano de estudos retornará pendência nestas disciplinas.
*Para o plano de estudo reconhecer como vencidas as disciplinas externas, primeiro deverão estar lançadas no histórico escolar, após então lançar no plano de estudos.
*Caso apareça pendência nas disciplinas dispensadas/aproveitadas, deverá ser solicitado via PEN ao CAPG uma atualização do sistema para reconhecimento destas disciplinas.

Obs.: Discente envia o formulário ao curso via processo Pen Sie, seguindo o procedimento utilizado para dispensa/aproveitamento de disciplina.

 

– Disciplinas em outros cursos/Programas – Autorização para Cursar Disciplinas fora do PPGCC:

Conforme consta no Art. 69 do regulamento do PPGCC o discente, após o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFSM), poderá cursar, por indicação do Docente Orientador e aprovação do Colegiado do Programa, disciplinas de pós-graduação em outro curso ou programa reconhecidos pela CAPES, desde que esta disciplina esteja alinhada ao seu tema de pesquisa, no entanto estes créditos serão considerados como adicionais a totalidade dos créditos a serem cursados em disciplinas obrigatórias e eletivas necessárias para a integralização do total de créditos exigidos para conclusão do Curso.

– Plano de Estudos:

Preenchimento no Portal do Aluno.

Tutorial para preenchimento do Plano de Estudos.

– Exame de Qualificação:

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá enviar à secretaria do curso, por e-mail, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

Importante: Envie uma via do Projeto para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).
 

– Defesa da Dissertação:

1) Todos os membros da comissão examinadora da qualificação e da defesa de dissertação deverão serem detentores de título de doutorado. 

2) Pelo menos um dos membros da comissão examinadora da defesa de dissertação deverá ser um membro externo à Universidade Federal de Santa Maria. 

2.1) O(s) membro(s) externo(s) deverá(ão) possuir título de doutor e atuar em programa de pós-graduação.

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá enviar ao e-mail da secretaria do curso, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

  • Formulário Banca de Defesa;
  • Encaminhar cópia do formulário acima por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) para que seja feita o cadastro da Banca Avaliadora -para assinatura dos documentos de defesa em formato digital;
  •  Currículo Lattes dos membro(s) externo(s) sugeridos para Comissão Examinadora;
  •  Ofício com justificativa para a alteração de membros (para os casos em que a comissão sugerida seja diferente daquela que avaliou o Projeto de Dissertação).
  • Importante: Envie uma via da Dissertação para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).

 

Entrega da Versão Final da Dissertação e Solicitação de Diploma

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestre o (a) discente deverá abrir processo Via Pen SIE ( TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão 05 07 22 – edição PRPGP (1) (2) ) anexar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

Manual de Dissertações e Teses_MDT_2021

  • Dissertação em pdf de acordo com a MDT da UFSM – (A folha de aprovação se mantém tem que constar do trabalho de conclusão – De acordo com o Item 10, página 17, Instruções sobre a entrega eletrônica da versão final do trabalho do Manual de MDT, a folha de aprovação deve constar no arquivo da MDT e não necessita da assinatura dos membros da banca nem do orientador. A dissertação/tese deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM);
  • Ata de Defesa assinada pela comissão examinadora; 
  • o Artigo científico em pdf, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
  • Autorizacao_Biblioteca-UFSM.

 

LEMBRETES

– TODOS os documentos (A folha de aprovação se mantém tem que constar do trabalho de conclusão – De acordo com o Item 10, página 17, Instruções sobre a entrega eletrônica da versão final do trabalho do Manual de MDT, a folha de aprovação deve constar no arquivo da MDT e não necessita da assinatura dos membros da banca nem do orientador. A dissertação/tese deverá conter ficha catalográfica (obtida no site da Biblioteca Central da UFSM); Ata de defesa Assinada pela comissão avaliadora e Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos, devem estar assinados pelos docentes e discente. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas;

– A entrega será on line, o (a) discente encaminha ao orientador (a) o processo, este deverá conferi se estiver de acordo encaminha a Coordenação estando ok a Coordenação encaminhará a PRPGP para verificação e encaminhamento do diploma (Memo Circ 04-2022 entrega da versão final MDT digital ASSINADO (2));

– O (a) discente deverá acompanhar seu processo;

– Se houver urgência na solicitação do diploma o discente deve encaminhar por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) o requerimento de urgência.

 
 

– Procedimentos para Cursar Disciplina de Docência Orientada

Seguir as orientações da Resolução n.º18/08 da UFSM.

Processo de docência orientada (estágio de docência) – PRPGP

O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação (obrigatória para bolsistas) que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.

ABERTURA DO PROCESSO
A abertura deste processo deve ser feita pelo discente de PG no Portal do Aluno.
O aluno anexa o plano de docência (modelo elaborado de acordo com cada curso) no PEN, assina o documento e envia para assinatura do orientador e, posteriormente, ao responsável pela disciplina. O pen será enviado ao PGCC (código 06.10.41.00.0.0) para aprovação do plano pelo colegiado e será enviado para o departamento da disciplina do curso da graduação.

Tramitação do processo
1 – O discente abre o PEN no portal do aluno e assina o plano de docência anexado e envia para assinatura de seu orientador.
2 – Orientador assina o plano e encaminha para assinatura do docente responsável pela disciplina da graduação.
3 – O docente responsável pela disciplina da graduação assina e envia para o PPGCC (código 06.10.41.00.0.0).
4 – O curso de PGCC acrescenta o PEN na pauta das reuniões do colegiado para analise e homologação do plano.
5 – Após aprovação, o PEN é enviado para homologação no colegiado do Departamento da disciplina.
6 – Retorna ao curso de PGCC para registro e efetivação de registro acadêmico e oferta da disciplina da docência orientada.
7 – Retorna ao discente para conhecimento e autorização da matrícula na disciplina de docência orientada e, posteriormente, anexar o relatório de docência orientada (quando aplicável no curso).
8 – Retorna ao curso para registro acadêmico da docência orientada, se finalizado, arquive-se encaminhando solicitação de arquivamento ao DAG.

NORMATIVA
Artigo 42 do Regimento Geral de Pós-Graduação da UFSM:
Art. 42 O estágio de docência é uma atividade curricular para discentes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de discente de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos.
§ 1o Os discentes de cursos de Mestrado poderão totalizar até dois créditos e os discentes de cursos de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina, para integralização curricular.
§ 2o Para os efeitos deste regimento, serão consideradas atividades de ensino:
I – ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;
II – auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-classe aos discentes;
III – participar em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos; e
IV – aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como estudo dirigido, seminários, etc.
§ 3o Por se tratar de atividade curricular, a participação dos discentes de pós-graduação no Estágio de Docência não criará vínculo empregatício e nem será remunerada.
§ 4o As atividades de ensino desenvolvidas pelo discente de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada, devem ser desenvolvidas sob a supervisão do professor responsável pela disciplina ou por outro professor de carreira do magistério superior, designado pelo departamento de ensino no qual a disciplina está vinculada.

Elaborar um Plano de docência, juntamente com o professor orientador, enviar em tempo hábil para coordenação do PPGCCS (ppgcontabeis@ufsm.br), para as devidas homologações nos conselhos;

 

– Teste de Suficiência em Língua Estrangeira

Os discentes devem abrir aproveitamento ou dispensa do(s) Teste(s) de Suficiência em Língua Estrangeira, deverão ser feitos via PEN SIE

Efetuar o login (usuário e senha *) no link: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
Clicar em Novo
Em Tipo Documental digitar 134.23
Clicar em Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação
Salvar
Suficiência: Preencher a nova tela anexando, em pdf, o  certificado de aprovação em teste de suficiência e o requerimento de aproveitamento (REQUERIMENTO-DE-COMPROVACAO-DE-SUFICIENCIA-EM-LINGUA-ESTRANGEIRA) Preencher em word e salvar em pdf antes de anexar ao processo pen sie; anexar o certificado em pdf;
Tramitar para a Coordenação do PPGCC ( 06.10.41.00.0.0 )

* caso seja necessário efetuar a troca da senha:
1. utilizar o link:  https://portal.ufsm.br/usuario/restrita/index.html
2. efetuar o login com a senha atual
3. clicar em Alterar Senha

Os demais processos que os alunos podem abrir estão descritos na página do PEN:https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/processos-que-ja-tramitam-no-pen-sie/

– Prorrogação de Prazo de Defesa