Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processo Seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem ingresso anual, mediante Edital Público de Seleção divulgado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/), na aba “Editais”.

O processo seletivo ocorre no segundo semestre letivo de cada ano, sendo o ingresso dos aprovados no primeiro semestre letivo do ano seguinte. Os prazos para a realização do processo de seleção são divulgados anualmente no Calendário Acadêmico da UFSM e os requisitos para ingresso em Edital específico.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis possibilita a formação em nível de “Mestrado em Ciências Contábeis”. O título conferido ao concluinte do curso é o de “Mestre em Ciências Contábeis”. O profissional formado neste curso poderá atuar tanto na docência, como em atividades de pesquisa, extensão e em organizações, privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos.

O Programa é composto pela área de concentração “Controladoria, Governança e Sustentabilidade” e das linhas de pesquisa “Controladoria” e “Governança e Sustentabilidade Organizacional”.

O aluno ingressante no PPGCC irá desenvolver conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Ciência Contábil, com ênfase na expertise de formação do programa.

O aluno interessado em estudar no PPGCC pode identificar os temas de interesse de pesquisa dos docentes credenciados no programa nos links “Corpo Docente” e “Grupos de Pesquisa”.

O público alvo do PPGCC são Contadores(as), Administradores(as), Economistas, Engenheiros(as) e profissionais graduados das mais diversas áreas que tenham por objetivo aprofundar e produzir conhecimento sobre a Ciência Contábil e as temáticas envoltas na expertise de formação do programa.

O Curso de Mestrado em Ciências Contábeis terá a duração de vinte quatro meses, sendo o regime de oferta semestral. Para integralização curricular, o(a) discente aspirante ao título de Mestre deverá cursar um mínimo de 30 (trinta) créditos e obter aprovação de sua Dissertação de Mestrado por banca Examinadora homologada pelo Colegiado, além de observar o que é requisitado no Art. 49 do Regimento do Programa.

Art. 49 Para a conclusão do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis o discente deverá obter, no mínimo:

I – quatrocentos e cinquenta (450) horas-aula, equivalentes a trinta (30) créditos, cursados em disciplinas, com aprovação;

II – proficiência em Língua Estrangeira, Inglês, de acordo com as regulamentações definidas em legislação vigente na UFSM;

III – participação em ao menos uma atividade extracurricular proposta pelo Programa, como: Seminários de Estudos Temáticos, Oficinas de Ensino e Pesquisa, e Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;

IV – participação em Docência Orientada, que representa a atividade curricular de estágio de docência, disciplina obrigatória para discentes bolsistas e/ou discentes que não atuaram na docência no ensino superior, e optativa para discentes não bolsistas que possuem experiência na docência no ensino superior de no mínimo um ano. 

V – Apresentação de um (1) artigo científico, originado de pesquisa iniciada no Programa e adequado à linha de pesquisa do aluno, em evento de abrangência nacional ou internacional, sendo recomendada a coautoria com docente(s) do Programa e limitada a coautoria a um (1) discente do Programa.

VI – Submissão, aceite ou publicação de dois (2) artigos científicos, originados de pesquisa(s) iniciada(s) no Programa e adequados à linha de pesquisa do aluno, em periódico avaliado na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo com Qualis A1, A2 ou B1, sendo recomendada a coautoria com docente(s) do Programa e limitada a coautoria a um (1) discente do Programa.

VII – realização do Exame de Qualificação, com aprovação, diante de uma Comissão Examinadora de Docentes Doutores;

VIII – elaboração, apresentação e aprovação, diante de uma Comissão Examinadora de Docentes Doutores, de uma Dissertação.

Os discentes deverão cursar o total de doze (12) créditos em Disciplinas Obrigatórias, e no mínimo dezoito (18) créditos em Disciplinas Eletivas, sendo até nove (09) créditos em Disciplinas Eletivas Transversais e até quinze (15) créditos em Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa em que o aluno está inserido, de acordo com a previsão de seu plano de estudo, totalizando assim as quatrocentos e cinquenta (450) horas-aula, equivalentes a trinta (30) créditos, cursados em disciplinas, com aprovação.

A relação de disciplinas a serem cursadas e seu respectivo ementário está disponível para consulta no link “Estrutura Curricular”.

As aulas do PPGCC são presenciais e ministradas no período diurno, no Prédio 74 C do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. As salas são definidas quando da divulgação dos horários, semestralmente, e divulgadas aos alunos pela Secretaria do Curso.

Informações sobre os requisitos para ingresso e o processo seletivo podem ser acessadas abaixo, nos títulos “Requisitos para Ingresso” e “Editais de Seleção”.

Para estudar como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria, o aluno deverá participar do Processo Seletivo anual realizado pela UFSM, mediante Edital Público de Seleção, divulgado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), e obter aprovação. Os critérios que estabelecem os requisitos para o ingresso como aluno regular do PPGCC são estabelecidos no próprio Edital divulgado para cada seleção, e devem ser observados na íntegra pelos candidatos interessados em ingressar como alunos regulares no programa.

O PPGCC aguarda a publicação do Edital Extraordinário para ingresso aos cursos de pós-graduação da UFSM em 2020, para selecionar sua primeira turma. Este Edital, a ser lançado até agosto de 2020, estabelecerá critérios específicos para esta primeira seleção (em função da situação atual vivenciada no País, em decorrência da Pandemia Covid-19). A previsão do prazo para inscrições neste Edital é a primeira quinzena de agosto de 2020 (cronograma sujeito a alterações). Acompanhe sua divulgação no site da PRPGP.

O Edital a ser lançado para o ingresso anual no PPGCC, dentre outros aspectos, estabelece os seguintes requisitos necessários a habilitação do candidato para participar do processo de seleção:

  1. Ser diplomado em Curso de Graduação e/ou Pós-Graduação ou, na ausência destes, Certificado de Conclusão de Curso emitido pelo Departamento responsável de cada IES ou Atestado de Provável Formando emitido pela Coordenação do respectivo Curso;
  2. “Curriculum Vitae” (modelo Lattes CNPq), devidamente documentado, apresentando as comprovações das informações do currículo (conforme estabelecido pelo Edital lançado);
  3. Projeto de pesquisa, com no máximo quinze páginas, espaço 1,5 (um vírgula cinco), fonte Times New Roman, tamanho 12, contendo: Capa (a capa deve apresentar: título, autor e linha de pesquisa); Introdução; Delimitação do problema de pesquisa; Objetivos; Justificativa; Referencial teórico; Metodologia; e, Referências bibliográficas apresentadas conforme as normas da ABNT vigentes;
  4. Comprovante de desempenho do Teste ANPAD em um período inferior a dois anos, a contar da data da inscrição no Processo de Seleção para ingresso no PPGCC (OBS.: Para o Edital Extraordinário a ser lançado pela PRPGP e a seleção da primeira turma do PPGCC, em função do cancelamento da última Edição do Teste ANPAD, em decorrência da Pandemia Covid-19, será solicitado ao candidato: Comprovante de desempenho do Teste ANPAD realizado entre Janeiro de 2018 até a data de inscrição neste edital ou declaração de não ter realizado o Teste ANPAD neste período – consulte o Edital);
  5. Carta de intenção do candidato com justificativa contendo, também, declaração de disponibilidade para as atividades propostas pelo Curso, não podendo utilizar nenhuma outra atividade paralela para justificar a não participação nessas a qualquer tempo do Curso, ou descumprir determinações do orientador; e,
  6. Tabela de pontuação do currículo, disponibilizada no Edital a ser divulgado, devidamente preenchida com as respectivas pontuações indicadas.

A não observância de qualquer um dos requisitos estabelecidos no Edital de Seleção pelo candidato que deseja ingressar no PPGCC implicará automaticamente no indeferimento de sua inscrição.

Os critérios utilizados pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria para avaliação dos candidatos inscritos no Processo Seletivo anual realizado, são estabelecidos no próprio Edital divulgado para cada seleção.
 
A avaliação realizada contempla a observância dos seguintes elementos:
I – Teste ANPAD (Avaliação da Pontuação do Candidato no Teste ANPAD, realizado pela Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração);
II – Curriculum Vitae, no modelo Lattes (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato, conforme Tabela de Pontuação do Currículo);
III – Projeto de Pesquisa (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato em seu Projeto de Pesquisa); e,
IV – Entrevista com o Candidato (Avaliação da Pontuação obtida pelo Candidato em sua Entrevista).
 
– Teste ANPAD

Informações sobre os períodos de realização do Teste ANPAD devem ser obtidas pelos Candidatos interessados em participar do Processo de Seleção diretamente no Sítio da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ANPAD (http://www.anpad.org.br/), em homepage específica administrada pela entidade (https://testeanpad.org.br/).
 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem ingresso anual, mediante Edital Público de Seleção, divulgado pela Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). O PPGCC também poderá receber alunos sob o regime especial (não regular), sendo o seu ingresso realizado mediante aprovação em Edital Público de Seleção dedicado a este fim. Os critérios estabelecidos para o processo de seleção de aluno não regular são definidos em cada Edital publicado pela PRPGP. Assim, os candidatos interessados deverão acompanhar as informações disponíveis na homepage da PRPGP, na aba Editais, para verificar a existência de vagas e possibilidade de ingresso nesta modalidade.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria admite o ingresso de alunos estrangeiros. Os candidatos estrangeiros interessados em estudar no PPGCC devem entrar em contato diretamente com a Secretaria do Programa.

Contato

Os Editais de Seleção para aluno regular e não regular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis são divulgados anualmente pela Universidade Federal de Santa Maria na página da Pró Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) (https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/), na aba “Editais”, de acordo com os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico (https://www.ufsm.br/calendario/) da instituição.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Federal de Santa Maria disponibiliza aos estudantes interessados em ingressar em Cursos de Pós-graduação da Universidade um link de acesso para esclarecimento de “Dúvidas Frequentes”. Para acessar estas informações, clique aqui.

A seguir o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) apresenta uma síntese de Perguntas e Respostas sobre dúvidas frequentes específicas, relacionadas ao Programa.

1. O Curso de Mestrado do PPGCC é Acadêmico ou Profissional?

Mestrado Acadêmico.

2. O Curso de Mestrado do PPGCC é presencial ou à distância?

Presencial.

3. Tenho que pagar alguma mensalidade para estudar no PPGCC?

Não. O Curso é gratuito e não cobra mensalidade.

4. Qual a Área de Concentração do Programa?

A área de concentração do PPGCC é “Controladoria, Governança e Sustentabilidade”.

5. Quais as Linhas de Pesquisa do Programa?

O PPGCC possui duas linhas de pesquisa: “Controladoria” e “Governança e Sustentabilidade Organizacional”.

6. Quais disciplinas irei cursar no PPGCC?

De acordo com o Regulamento Interno do PPGCC: Art. 48. A Estrutura Curricular do Curso, concebida em regime anual, é composta por doze (12) créditos em Disciplinas Obrigatórias, e dezoito (18) créditos em Disciplinas Eletivas, sendo até nove (09) créditos em Disciplinas Eletivas Transversais e até quinze (15) créditos em Disciplinas Eletivas da Linha de Pesquisa em que o aluno está inserido, conforme estabelece seu Plano de Estudos, permitindo ao discente a possibilidade de escolha das disciplinas eletivas. Para a conclusão do curso, o discente deverá totalizar no mínimo trinta (30) créditos para integralização curricular.

Para mais informações, acesse: Estrutura Curricular e Oferta Curricular.

7. Quanto tempo tenho para a conclusão do Curso de Mestrado do PPGCC?

Vinte e quatro meses.

8. Qual o público alvo do PPGCC?

O público alvo do PPGCC são Contadores(as), Administradores(as), Economistas, Engenheiros(as) e profissionais graduados das mais diversas áreas, que tenham por objetivo aprofundar e produzir conhecimento sobre a Ciência Contábil e as temáticas envoltas na expertise de formação do programa.

9. Não sou formado em Ciências Contábeis, posso participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC?

Sim. O PPGCC aceita alunos portadores de diploma de cursos de graduação em nível superior de qualquer área do conhecimento. De acordo com o Regulamento Interno do PPGCC: Art. 58. Serão admitidos ao curso de Mestrado os diplomados em cursos de graduação oficiais ou oficialmente reconhecidos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação para o processo seletivo do curso (vide Edital de Seleção). O diploma apresentado pelo candidato em participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC deverá ser outorgado por Instituição de Ensino Superior, sendo o curso reconhecido pelo Ministério da Educação, ou validado por este, quando for o caso.

10. Quais são os requisitos para participar do Processo de Seleção e, em caso de aprovação, ingressar no PPGCC?

Os requisitos para participar do Processo de Seleção e, em caso de aprovação, ingressar no PPGCC, são estabelecidos em Edital específico para cada Processo Seletivo realizado (vide Edital de Seleção).

Algumas informações sobre o Processo de Seleção podem ser obtidas clicando aqui.

11. O Teste ANPAD é obrigatório para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC?

Sim. O Teste ANPAD é requisito obrigatório para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC. 

OBS.: Contudo, para o Edital Extraordinário a ser lançado pela PRPGP e a seleção da primeira turma do PPGCC, em função do cancelamento da última Edição do Teste ANPAD, em decorrência da Pandemia Covid-19, será solicitado ao candidato: Comprovante de desempenho do Teste ANPAD realizado entre Janeiro de 2018 até a data de inscrição neste edital ou declaração de não ter realizado o Teste ANPAD neste período. Neste caso, o candidato que não realizou o referido teste poderá participar deste processo de seleção, porém irá zerar esta avaliação – consulte o Edital.

12. Há pontuação mínima exigida no Teste ANPAD para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC?

Sim. A pontuação mínima exigida no Teste ANPAD para participar do Processo de Seleção e, em caso de aprovação, ingressar no PPGCC, é estabelecida em Edital específico para cada Processo Seletivo realizado (vide Edital de Seleção).  

OBS.: Contudo, para o Edital Extraordinário a ser lançado pela PRPGP e a seleção da primeira turma do PPGCC, em função do cancelamento da última Edição do Teste ANPAD, em decorrência da Pandemia Covid-19, não será requerida do candidato pontuação mínima.

13. Preciso do Diploma para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC?

Não. O aluno poderá participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC apresentando apenas Certificado de Conclusão do Curso ou Atestado de Provável Formando, quando do ato da inscrição. Contudo, no ato da Matrícula, deverá comprovar a conclusão do curso. A não comprovação implica na perda da vaga.

14. Ainda não concluí meu curso de graduação, mesmo assim posso participar do Processo de Seleção para ingresso como aluno regular no PPGCC?

Sim. Desde que apresente no ato da inscrição do Processo de Seleção o Atestado de Provável Formando e, quando da realização da Matrícula, documento que comprove a conclusão do curso. A não comprovação implica na perda da vaga.

15. Que documentos são exigidos para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC?

Os documentos exigidos para participar do Processo de Seleção para ingresso no PPGCC são estabelecidos em Edital específico para cada Processo Seletivo realizado (vide Edital de Seleção).

16. Quantas são as vagas oferecidas pelo PPGCC em seu Processo de Seleção?

Até 15 vagas.

17. Qual a periodicidade de ingresso do Programa?

Anual.

18. Quando ocorre o período de seleção do PPGCC?

No segundo semestre letivo de cada ano, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFSM.

19. É possível cursar disciplinas como aluno especial (não regular) no PPGCC?

Sim. O PPGCC também poderá receber alunos sob o regime especial (não regular), sendo o seu ingresso realizado mediante aprovação em Edital Público de Seleção dedicado a este fim. Os critérios estabelecidos para o processo de seleção de aluno não regular são definidos em cada Edital publicado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP). Assim, os candidatos interessados deverão acompanhar as informações disponíveis na homepage da PRPGP, na aba Editais, para verificar a existência de vagas e possibilidade de ingresso nesta modalidade. 

20. Quantas disciplinas posso cursar como aluno especial (não regular) no PPGCC?

Até duas disciplinas eletivas (não obrigatórias). O Regimento Geral da Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria, em seu Artigo 57, estabelece o limite de uma disciplina por semestre e, no máximo, duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação.

21. Preciso cursar de novo estas disciplinas, após obter aprovação para ingresso como aluno regular no PPGCC?

Não. O aluno poderá solicitar o aproveitamento destas disciplinas cursadas no PPGCC após obter aprovação para ingresso como aluno regular no Programa. Contudo, é necessário observar o prazo estabelecido para solicitação de aproveitamento de disciplinas.  

22. Quero fazer um novo Mestrado, posso aproveitar disciplinas que cursei e obtive aprovação no Curso anterior após eu ingressar no PPGCC?

O Artigo 58 do Regulamento Interno do PPGCC estabelece as orientações para solicitação de aproveitamento de disciplinas cursadas fora do PPGCC, antes do ingresso no Programa. Além disto, é necessário observar o prazo estabelecido para solicitação de aproveitamento de disciplinas.

23. O PPGCC aceita alunos estrangeiros?

Sim. Para maiores informações sobre esta modalidade de ingresso favor contatar a Secretaria do Programa.

24. Quais são os dias e horários das aulas do Mestrado?

As aulas do PPGCC são presenciais e ministradas no período diurno, no Prédio 74C do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM. As salas são definidas quando da divulgação dos horários, semestralmente, e divulgadas aos alunos pela Secretaria do Curso. Há um esforço para concentrar a oferta de disciplinas entre segundas e quartas feiras (manhã e tarde). Contudo, o PPGCC poderá promover atividades de ensino entre segundas e sextas feiras, dias estabelecidos para o funcionamento das atividades do Programa. Informações sobre o Quadro de Horários podem ser obtidas clicando aqui.

25. Quais conhecimentos são desenvolvidos pelos estudantes ao ingressarem no PPGCC?

O aluno ingressante no PPGCC irá desenvolver conhecimentos teóricos e práticos relacionados a Ciência Contábil, com ênfase na expertise de formação do programa (Controladoria, Governança e Sustentabilidade Organizacional).

26. Quais atividades de ensino são desenvolvidas no PPGCC?

O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis promove, além das atividades de ensino relacionadas as disciplinas a serem cursadas pelos estudantes, as atividades de Docência Orientada, Oficinas de Ensino e Pesquisa, Seminários de Estudos Temáticos, e Vivências em Práticas Acadêmicas e Empresariais. O estudante também poderá participar dos Eventos promovidos pelo PPGCC, como Workshops de Pesquisa em Ciências Contábeis, Seminário Internacional de Pesquisa em Controladoria, Governança e Sustentabilidade e Fórum Internacional Ecoinovar. 

27. É possível realizar intercâmbio estudando no PPGCC?

Sim. O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis incentiva que seus estudantes realizem intercâmbio e participem de períodos de estudos em instituições de ensino conveniadas, no País ou fora dele. Esta participação ocorre a partir da aprovação pelo Colegiado do Programa, do Plano de Estudos proposto pelo estudante.

28. Qual o tempo de dedicação que devo ter para realizar o Mestrado?

Não é necessária a dedicação exclusiva do estudante para realização do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis no PPGCC, embora o candidato deva ter tempo suficiente para dedicar-se as atividades do Programa. Cabe ao candidato organizar suas atividades e conciliar com as necessidades e demandas do curso. É importante lembrar que há requisitos a serem cumpridos para sua permanência no Programa (vide Regulamento Interno do PPGCC), os quais, quando não observados, podem resultar no desligamento do estudante do PPGCC. Uma vez desligado, o estudante não poderá reingressar no Programa.

29. Como posso definir um tema para o meu Projeto, que seja do interesse de pesquisa dos Professores Orientadores do PPGCC?

O aluno interessado em estudar no PPGCC pode identificar os temas de interesse de pesquisa dos docentes credenciados no programa nos links Corpo Docente e Grupos de Pesquisa.

30. Quem poderá ser meu orientador no PPGCC?

Qualquer Professor devidamente credenciado como Docente Permanente no PPGCC, na Linha de Pesquisa a qual o candidato irá se inscrever para participar do Processo de Seleção.

31. Quem define o meu orientador?

Realizada a seleção, os candidatos aprovados são designados pelo Colegiado do Programa aos respectivos orientadores, conforme a disponibilidade dos orientadores para as orientações e os interesses de pesquisa. 

32. O PPGCC possui Bolsa de Estudos para cursar o Mestrado?

O PPGCC não possui Bolsa de Estudos. Em caso de disponibilidade futura de Bolsas de Estudos para o Programa, a seleção dos Bolsistas será realizada mediante Edital Público de Seleção, lançado para este fim. 

33. Qual o título conferido ao concluinte do Curso de Mestrado do Programa?

Mestre em Ciências Contábeis

Área de Concentração: Controladoria, Governança e Sustentabilidade.

34. Onde podem atuar os profissionais formados pelo PPGCC?

Os profissionais formados pelo PPGCC poderão atuar tanto na docência, como em atividades de pesquisa, extensão e em organizações, privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos. Vislumbra-se que os egressos do curso se insiram em posições de destaque na carreira acadêmica e/ou profissional, por meio da continuidade de sua formação em centros de excelência, pela atuação em órgãos relevantes do setor público ou privado, em instituições de ensino e pesquisa de projeção nacional e internacional, ou na gestão de projetos capazes de contribuir com o desenvolvimento de organizações e da sociedade.

35. Realizar o Mestrado em Ciências Contábeis me permite ter acesso ao Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)?

O Registro Profissional é regulado por legislação específica. Um dos requisitos para seu acesso é a formação em nível superior em Ciências Contábeis. Portanto, o Mestrado não é requisito necessário para tal, bem como não assegura o direito do egresso em obter o Registro Profissional no Conselho Regional de Contabilidade.

36. Qual o perfil do egresso do PPGCC?

Espera-se que o egresso deste curso seja um profissional qualificado, científica e tecnicamente, com sólida capacidade teórica, crítica e reflexiva, com visão global, humanista e sustentável, atento às demandas da sociedade e do ambiente, para o exercício de atividades profissionais de ensino e de pesquisa na área de Ciências Contábeis, capaz de promover a difusão de conhecimentos a professores e profissionais que atuam nesta área, sendo agente de mudança na sociedade e nas instituições nas quais virá a atuar.

37. Qual a contribuição do PPGCC para a formação dos egressos do Programa?

Pretende-se contribuir para a formação de profissionais que possuam sólida formação teórica, crítica e reflexiva na área de Ciências Contábeis, com competência para atuar na docência, na pesquisa ou em organizações privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos, aptos a sistematizar, organizar e aplicar conhecimentos capazes de contribuir para a qualificação dos processos de gestão organizacional, a geração e o reporte de informações, e a tomada de decisões em busca da sustentabilidade dos negócios.

38. Qual a importância da expertise de formação do PPGCC para a sociedade?

A formação específica nesta área do conhecimento contribuirá para a compreensão da atuação da contabilidade como área de apoio à gestão organizacional e fonte informacional para a comunicação entre organizações e a sociedade, capaz de influenciar o planejamento de suas ações, a adoção e uso de sistemas de controle gerencial, e a tomada de decisões visando a continuidade dos negócios.

39. Quais são as expectativas do PPGCC para com seus egressos?

Espera-se que os egressos do curso possam atuar como agentes de mudança no ambiente organizacional, com capacidade de perceber e integrar-se ao desenvolvimento social, político, econômico e cultural regional, de interagir e contribuir para que a gestão organizacional se dê de forma qualificada, sustentável e inovadora.

40. Dúvidas sobre os Editais de Seleção?

Dúvidas a respeito dos editais de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação da PRPGP, através do telefone 55.3220.8214 ou pelo e-mail cpg.prpgp@ufsm.br.