Ir para o conteúdo PPGCC Ir para o menu PPGCC Ir para a busca no site PPGCC Ir para o rodapé PPGCC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Apresentação do Programa

O curso na modalidade de Mestrado Acadêmico é presencial, sendo diurno o seu turno de funcionamento, e tem seu ingresso anual. O curso é ofertado em período semestral, sendo 4 o número de períodos indicados para sua conclusão.

A área de conhecimento do programa é classificada pela CAPES como Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 

O PPGCC é constituído pela área de concentração “Controladoria, Governança e Sustentabilidade” e duas linhas de pesquisa, sendo essas: “Controladoria” e “Governança e Sustentabilidade Organizacional”.

O PPGCC aguarda a publicação do Edital Extraordinário para ingresso aos cursos de pós-graduação da UFSM em 2020, para selecionar sua primeira turma. Este Edital, a ser lançado até agosto de 2020, estabelecerá critérios específicos para esta primeira seleção. A previsão do prazo para inscrições neste Edital é a primeira quinzena de agosto de 2020 (cronograma sujeito a alterações). Acompanhe sua divulgação no site da PRPGP.

Objetivos e Perfil do Egresso

Objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem por objetivo a formação de pessoas qualificadas, científica e tecnicamente, com sólida capacidade teórica, crítica e reflexiva para o exercício de atividades profissionais de ensino e de pesquisa na área de Ciências Contábeis, comprometidas com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável.

A fim de atender às diferentes demandas da Universidade, organizações e da sociedade, como objetivos específicos do Programa se estabelece:

a)  promover a qualificação, científica e técnica, de profissionais, docentes e pesquisadores da área contábil;

b)  formar e capacitar profissionais, docentes e pesquisadores para atuação qualificada no magistério superior, seja na Educação Tecnológica, na Graduação, na Pós-graduação em Ciências Contábeis ou em cursos correlatos que demandam conhecimentos desta área;

c)  formar e capacitar pesquisadores aptos a planejar e realizar pesquisas acadêmicas e estudos aplicados na área de Ciências Contábeis, contribuindo com excelência na construção e difusão de conhecimentos junto à comunidade acadêmica e profissional;

d)  promover o estímulo e a orientação de pesquisas integrativas, mediante ações colaborativas entre docentes e discentes do programa e de instituições parceiras, nacionais e internacionais, que possam contribuir para o avanço de conhecimentos desenvolvidos no campo de estudos da Contabilidade e o estabelecimento de profícuas redes de investigação colaborativas;

e)  promover e fortalecer as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas de forma sistemática no curso, a fim de consolidar as linhas de pesquisa permanentes do programa e os grupos de pesquisa nele instituídos.

– Perfil do Egresso

Espera-se que o egresso deste curso seja um profissional qualificado, científica e tecnicamente, com sólida capacidade teórica, crítica e reflexiva, com visão global, humanista e sustentável, atento às demandas da sociedade e do ambiente, para o exercício de atividades profissionais de ensino e de pesquisa na área de Ciências Contábeis, capaz de promover a difusão de conhecimentos a professores e profissionais que atuam nesta área, sendo agente de mudança na sociedade e nas instituições nas quais virá a atuar.

Pretende-se contribuir para a formação de profissionais que possuam sólida formação teórica, crítica e reflexiva na área de Ciências Contábeis, com competência para atuar na docência, na pesquisa ou em organizações privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos, aptos a sistematizar, organizar e aplicar conhecimentos capazes de contribuir para a qualificação dos processos de gestão organizacional, a geração e o reporte de informações, e a tomada de decisões em busca da sustentabilidade dos negócios.

– Missão Institucional

A UFSM tem como Missão “construir e difundir conhecimento, comprometida com a formação de pessoas capazes de inovar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade, de modo sustentável”.

– Visão Institucional

A UFSM tem como Visão “ser reconhecida como uma instituição de excelência na construção e difusão do conhecimento, comprometida com o desenvolvimento da sociedade, de modo inovador e sustentável”.

A criação do PPGCC está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM e atende à demanda regional existente, contribuindo para a consolidação da Missão e Visão institucional da Universidade.

Área de Concentração

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria tem como área de concentração “Controladoria, Governança e Sustentabilidade”.