Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra: “Antropologia e Moralidade na Proteção Animal. Perspectivas Etnográficas – com o Prof. Bernanrdo Lewgoy da UFRGS dia 25/06/2015 as 15h



                

Convidamos para a Palestra: Antropologia e Moralidade na Proteção Animal. Perspectivas Etnográficas“. Proferida pelo Prof. Dr. Bernanrdo Lewgoy (PPGA/UFRGS/CNPq). Evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Mestrado, que ocorrerá dia 25/06/2015, às 15 horas, na sala 2243 do Prédio 74 – A do CCSH no Campus Universitário em Camobi – UFSM.

“As relações entre humanos e animais no Ocidente moderno, tem se modificado sensivelmente nas últimas décadas sendo esta uma das principais transformações socioculturais em curso. Essa palestra visa – através do estudo etnográfico de grupos de protetoras de animais em Porto Alegre – explorar as dimensões sensíveis e morais do “amor aos animais” no âmbito de uma descrição dos valores, representações e práticas do cotidiano da causa animal. no meio urbano. Desde o resgate de cães e gatos abandonados na rua , passando por veterinários, lares provisórios, uso da internet, levantamento de fundos através de dádivas e economia moral até as complexas negociações em torno da adoção como familiarização do animal. a proteção animal é atividade envolvente e englobante na vida das informantes. Nesses processos destaca-se a absoluta centralidade da dimensão moral que envolvem ativismo, classe, gênero, fofoca, política de reputações e formação de famílias multi-espécies, onde “o amor aos animais” e a “vida como valor”  são os eixos valorativos cruciais.” 

Santa Maria, 19 de junho de 2015.

                                         Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Em Ciências Sociais – Mestrado

CCSH – UFSM

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes