Ir para o conteúdo PPGCSociais Ir para o menu PPGCSociais Ir para a busca no site PPGCSociais Ir para o rodapé PPGCSociais
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Palestra dia 07/10/2016 com o Prof. Dr. José Murilo de Carvalho



Professor emérito do Instituto de História da UFRJ, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras, o Historiador e Cientista Político José Murilo de Carvalho vem a Santa Maria apresentar uma conferência acerca do seu último lançamento bibliográfico intitulado: “Guerra Literária: Panfletos da Independência (1820-1823)”.

Organizados por José Murilo juntamente com Lúcia Bastos e Marcello Basile, as 3256 páginas que compõem os 4 volumes da série lançados pela Editora UFMG são frutos de 17 anos de pesquisa e buscam revelar um lado pouco conhecido do processo de Independência do Brasil, que na época se chamou de guerra literária. Uma guerra travada desde a revolução liberal do Porto em 1820 até a Independência completa do Brasil, efetivada em 1823, com a libertação da Bahia. Embora não sangrenta, essa guerra constitui fonte indispensável para o entendimento dos grandes debates que marcaram a renovação de uma nação e o nascimento de outra.

QUANDO? Próxima Sexta-feira dia 07/10, às 16:00h.
ONDE? Auditório da Multiweb, sala 218 do prédio da Reitoria da UFSM, Campus Camobi.
 
Será necessária inscrição prévia dos alunos na página do Departamento de História/UFSM e o evento gerará certificado de participação.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-532-523

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes