Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Apresentação

Breve Histórico do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

O Departamento de Ciências Sociais (DCS) da UFSM foi criado em 1988, composto por professores das três áreas de abrangência: sociologia, ciência política e antropologia. Dez anos depois, em 1998, foi criado o curso de Bacharelado em Ciências Sociais, do qual muitos alunos egressos procuraram programas de pós-graduação, demonstrando a demanda  pela criação de um Programa de Pós-Graduação. A partir disto, novamente, após um ciclo de dez anos, houve empenho do corpo docente do Departamento de Ciências Sociais da UFSM em viabilizar e propor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, nível mestrado, que iniciou suas atividades em 2008. 

O PPGCS contava inicialmente com apenas sete professores permanentes. No entanto, nos anos seguintes houve aumento significativo no numero de docentes, a criação de novos núcleos e grupos de pesquisa e a restruturação das linhas de pesquisa. Atualmente, o Curso conta com quatro linhas de pesquisa: Cultura e Subjetividades; Sociedade, Desigualdade e Conflito; Identidades Sociais, Etnicidade e Educação e, por fim, Instituições, Poder e Sociedade. Seguindo as orientações do comitê de área, as linhas apresentam um caráter interdisciplinar, todas possuindo professores com atuação e em ao menos duas das áreas das ciências sociais. 

O PPGCS tem diversos núcleos de investigação que desenvolvem projetos de pesquisa e de extensão. Também publica, desde 2011, semestralmente a Revista Século XXI, qualificada pela CAPES como B2 e indexada pelo Latindex. Os professores-pesquisadores e os discentes contam com ampla infraestrutura: laboratório de informática, salas de núcleos de pesquisa e salas para professores, biblioteca setorial do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e biblioteca central da UFSM. Além desse suporte material, o PPGCS oferece, desde sua criação, bolsas para os estudantes e apoio financeiro, para docentes e discentes, para participação em eventos. 

Nos últimos anos, o PPGCS passou por uma reforma curricular elaborada e discutida em 2014 e implementada na turma de 2015. Adicionalmente, em 2015 foram reestruturados seu regimento interno, conforme os parâmetros do regimento de pós-graduação da UFSM, e suas normas de credenciamento e permanência de docentes e recebimento e manutenção de bolsas dos discentes.

Na avaliação quadrienal da Capes (2013-2016), o PPGCS recebeu o conceito 4. Com esse conceito, é considerado um Curso consolidado.