Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conclusão de Pós-graduação

Avisos aos Concluintes

Prazo para solicitação de Prorrogação de Defesa:

Informamos aos Professores (as) Orientadores (as) e alunos (as) a regra aprovada na reunião do dia 22/06/2016 do Colegiado do PPGCS que definiu o prazo de solicitação de prorrogação de defesas de dissertações: Aprovado por unanimidade o estabelecimento de um prazo mínimo para a entrega de solicitação de prorrogações, de no mínimo trinta dias antes do último prazo já concedido ao aluno com a entrega da dissertação feita até o presente momento.

Novas Normas para Elaboração das Dissertações/ Tese da UFSM disponível na página da PRPGP – https://drive.google.com/file/d/0B0ZjVFjTsQo-ZkU3QU81S1RxSkU/view?pref=2&pli=1


memorando circular 09/2015 PRPGP  e o formulário de solicitação de expedição de diploma/certificado urgente

OBRIGATÓRIEDADE DA DISPONIBILIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NOS SITES DOS PROGRAMAS

Portaria_013_2006 CAPES disponibilização de dissertações e teses nos sites dos programas


Novo Procedimento para entrega pós defesa da Dissertação/Tese em pdf, formato digital via PEN SIE.

– Entrega da Versão Final da Dissertação

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestrado/Doutorado o(a) discente deverá abrir processo Via PEN SIE ( TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão 05 07 22 – edição PRPGP (1) (2) ) anexar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação:

·  Dissertação/Tese em pdf, de acordo com a MDT da UFSM – Assinadas pela comissão examinadora, com ficha catalográfica;

·  Artigo científico em pdf, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;

·  Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.

·  Formulário_capes-_formulário banca defesa (Formulário Banca de Defesa (3))

TUTORIAL ATO DE ENTREGA DE MDT:

https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/tutorial-ato-de-entrega-de-mdt/

LEMBRETES

– TODOS os documentos (Ficha de Aprovação e Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos), devem estar assinados pelos docentes e discente. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas.

– A entrega será online: o (a) discente encaminha ao orientador (a) o processo via PEN/SIE, com todos os documentos anexados em pdf; o orientador deverá conferir se estiver de acordo encaminhar à Coordenação, está encaminhará à PRPGP para emissão do diploma (Memo Circ 04-2022 entrega da versão final MDT digital ASSINADO (2));

– O(a) discente deverá acompanhar seu processo pelo PEN/SIE;

– Se houver urgência na solicitação do diploma, o discente deverá encaminhar por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) o requerimento de urgência.

OBS.: Referente à ficha de aprovação. Como deverá ser realizada a assinatura por parte da Banca.

Orientação da SIPOS:

1) Via Pen-Sie somente o orientador poderá criar um processo Pen Sie para coletar assinaturas da banca e depois baixar o pdf com as assinaturas e encaminhar ao (a) discente para colocar na dissertação.

2) ou de forma manual com posterior digitalização e inclusão no trabalho – onde podem os docentes assinarem com caneta azul ou pelo sougov, o (a) discente faz essa coleta.

Portanto a ficha de aprovação da dissertação, pode ser assinada pelos membros da banca de três formas:

1 – de próprio punho, com caneta de cor azul, e posterior digitalização;

2 – Pelo Sougov ou

3 – Via Pen-Sie (criar um processo no PEN SIE pelo orientador para coletar assinaturas (assinar on-line), baixar o pdf e encaminhar ao (a) dissente colocar na dissertação/tese).

3) Autorização da publicação da dissertação, lembrando a Portaria_013_2006 CAPES disponibilização de dissertações e teses nos sites dos programas.

OBS.: Sem a entrega de todos os documentos acima citados, a coordenação não poderá dar o encaminhamento do Processo de Defesa para expedição do diploma. 


Desligamento do PPGCS por Reprovação

(Em qualquer momento e em quaisquer duas disciplinas mesmo que o acadêmico já tenha todos os créditos cumpridos)

 

Regimento interno da Pós-Graduação da UFSM de 2014: Art. 62 Será desligado do programa o discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 

Regimento da Pós-Graduação da UFSM de 2008: Art. 54. Será desligado do programa o aluno discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 

Regimento do PPGCS de 2010: Art. 48º Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina.


  – TABELA DE EQUIVALÊNCIA ENTRE NOTAS E CONCEITOS COM BASE NO REGIMENTO INTERNO DO PPGCS APROVADO PELA UFSM APROVADO EM 2010 – link


O Colegiado do PPGCS aprovou a exigência de ficha catalográfica nas cópias das respectivas dissertações


Procedimentos para Solicitação de Defesa de Dissertação/Tese:

1) O (a) Discente dever já ter feito via web no portal do aluno seu plano de estudo (até final do Primeiro Semestre) e encaminhado ao seu  (sua) respectivo (a) Orientador (a), que estando ok, encaminha ao Coordenador(a), que estando ok encaminha ao Controle Acadêmico da PRPGP (todas as etapas são on-line via portal aluno e professor) – link tutorial plnao de estudo via web;

2) Conversar com seu (sua) respectivo (a) Orientador (a) para escolha da Banca avaliadora, do dia e horário da defesa;

3) Abrir o processo de defesa via web pelo portal do aluno, encaminhando ao respectivo (a) orientador (a), que estando tudo ok, encaminha ao Coordenador para conferencia , estando ok, o Coordenador encaminhará ao DERCa que conferirá se o acadêmico esta com os créditos do plano de ensino completos, estando ok, o DERCA encaminha a PRPGP para emissão da documentação de defesa e liberação para defesa – link tutorial abertura defesa web;

4) encaminhar por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) formulário banca de Defesa, assim que abrir o processo de defesa e comunicar o respectivo (a) orientador (a). Formulário Banca de Defesa (3)

OBS.1: Salientamos que a abertura do processo terá que ser feito impreterivelmente 25 dias antes da Defesa, exigência da PRPGP, devido aos tramites burocráticos.

OBS.2: Os procedimentos mencionados acima, bem como a entrega das dissertações/tes aos membros da Banca Avaliadora são de inteira responsabilidade do (a) Mestrando/doutorando (a), bem como a entrega posterior na forma digital: uma cópia da dissertação/ tese final corrigida em PDF (com a ficha catalográfica), mais o artigo em conjunto com o respectivo orientador(a) com base na dissertação/tese, mais cópia do e-mail da resposta da revista ao qual o artigo foi encaminhado para analise, onde a mesma informa o recebimento do artigo para avaliação. Estes documentos devem ser entregues via processo Pen Sie, para serem encaminhadas a PRPGP (fisicamente e on-line) para posterior confecção do Certificado de Conclusão do Curso de Mestrado em Ciências Sociais.

5) Metodologia (MDT) –  https://drive.google.com/file/d/0B0ZjVFjTsQo-ZkU3QU81S1RxSkU/view?pref=2&pli=1

Atenção: A Coordenação do PPGCS sugere que no dia da defesa de sua Dissertação/tese o (a) mestrando / doutorando(a) traga impresso no mínimo duas (02) cópias da pagina que os avaliadores irão assinar, pois desta forma o (a) mestrando/doutorando (a) após a defesa  apenas terá que acrescentar  uma copia da pagina com as respectivas assinaturas na versão final da Dissertação/Tese, corrigida(s), para ser anexada ao Processo de entrega de MDT Digital via pen sie com os demais documentos solicitados.

Modelo  Folha de aprovação de dissertação com as tabulações

 Modelo Folha de aprovação de dissertação 2016 sem as tabulações