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Dúvidas Frequentes

Formulário de prorrogação  Qualificação (Mestrado/Doutorado) PPG em Ciências Sociais

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PRORROGAÇÃO DEFESA FINAL – MESTRADO/DOUTORADO

Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia, dissertação ou tese pode ser aberto pelo curso ou pelo discente no Portal Documentos da UFSM.

Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”

Fluxo correto da abertura do PEN de prorrogação de prazo para defesa:
Discente > Orientador > Curso/Colegiado > Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP.

Observação: Não há abertura de PEN para prorrogação de exame de qualificação dos cursos de Pós-graduação e registro acadêmico nos sistemas da UFSM, pois os mesmos são normatizados e registrados internamente em cada curso.

 

– Exame de Qualificação – Dissertação:

Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá enviar à Secretaria Integrada do CCSH (SIPOS), por e-mail sipos.ccsh@ufsm.br, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos, com cópia a coordenação por e-mail coord.ppgciencias.sociais@ufsm.br:

Importante: Envie uma via do Projeto para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).
 

– Defesa da Dissertação:

1) Todos os membros da comissão examinadora da qualificação e da defesa de dissertação deverão serem detentores de título de doutorado. 

2) Pelo menos um dos membros da comissão examinadora da defesa de dissertação deverá ser externo à Universidade Federal de Santa Maria. 

Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá enviar ao e-mail da Secretaria Integrada da Pós-Graduação do CCSH (SIPOS), com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

 

  • Importante: Envie uma via da Dissertação para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).

– Qualificação de Tese de Doutorado

Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Doutorado, tenha os seguintes dados disponíveis:

  1. A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
  2. Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
  3. Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos os 75% dos créditos requeridos;

Para solicitar a Defesa de Qualificação de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar via e-mail  à Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (SIPOS) sipos.ccsh@ufsm.br, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:

– Defesa da Tese de Doutorado

Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.

Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos

LEMBRETE:

  • A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;

– Entrega Versão Final da Dissertação/Tese – DIGITAL

Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestrado ou doutorado o (a) discente deverá abrir processo Via Pen SIE ( TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão 05 07 22 – edição PRPGP (1) (2) ) anexar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação/Tese:

TUTORIAL ATO DE ENTREGA DE MDT:

https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/tutorial-ato-de-entrega-de-mdt/

LEMBRETES

– TODOS os documentos (Ficha de Aprovação (A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora substitui a assinatura na folha de aprovação) e Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos), devem estar assinados pelos docentes e discente. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas.

– A entrega será on line, o (a) discente encaminha ao orientador (a) o processo, este deverá conferi se estiver de acordo encaminha a Coordenação estando ok a Coordenação encaminhará a PRPGP para verificação e encaminhamento do diploma (Memo Circ 04-2022 entrega da versão final MDT digital ASSINADO (2));

– O (a) discente deverá acompanhar seu processo;

– Se houver urgência na solicitação do diploma o discente deve encaminhar por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) o requerimento de urgência.

OBS.: 1) Referente à ficha de aprovação, – A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora substitui a assinatura na folha de aprovação.

 

Pedido de co-orientação – modelo 

OBRIGATÓRIEDADE DA DISPONIBILIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NOS SITES DOS PROGRAMAS

Portaria_013_2006 CAPES disponibilização de dissertações e teses nos sites dos programas 

 

Desligamento do PPGCS por Reprovação

(Em qualquer momento e em quaisquer duas disciplinas mesmo que o acadêmico já tenha todos os créditos cumpridos)

 Regimento interno da Pós-Graduação da UFSM de 2014:   Art. 62 Será desligado do programa o discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 Regimento da Pós-Graduação da UFSM de 2008:   Art. 54. Será desligado do programa o aluno discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 Regimento do PPGCS de 2010 :   Art. 48º Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina..

 

DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRAZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRaZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MESTRADO 24 MÊS A CONTAR DA DATA DE INGRESSO NO cURSO (DE MARÇO A MARÇO – mESTRADO DOIS ANOS).

Solicitação de Histórico Escolar
A solicitação de Histórico Escolar poderá ser realizada junto à Coordenação do Curso ou DERCA. Também no Portal do Aluno poderá ser impressa uma via.

Solicitação de 2ª Via de Comprovante da Matricula 
O Aluno deverá acessar o Portal do Aluno, imprimir a segunda via e comparecer na Coordenação do Curso, a fim de obter a assinatura da Coordenação.

 

Procedimento para solicitação de auxílio financeiro (por alunos e docentes) para apresentar trabalho em eventos relevantes da área de Sociologia da CAPES:

 A Secretaria do Programa faz alguns esclarecimento sobre os procedimentos burocráticos que os alunos devem seguir para solicitar verba para participação a eventos, a saber:

 1) Primeira mente o aluno juntamente com seu orientador elabora uma solicitação (Requerimento) informando a aprovação do trabalho em um evento relevante da área de Sociologia da CAPES, e encaminha juntamente com cópia do aceite aos demais membros da linha solicitando liberação da verba;

 2) se positivo encaminha a Secretaria do Programa para efetivar a liberação da verba (o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, mais a solicitação e as concordâncias dos demais membros da linha (por e-mail);

 3) caso contrario se a linha não liberar a verba o aluno entrega seu pedido na secretaria impresso o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, em que a Coordenação dará o despacho de relevância do evento mas devido a falta de verba, não poderá atender o pedidos;

 4) de posse dessa negativa do Programa o passo seguinte é o aluno passar junto ao departamento para posição do mesmo, se negado ser adiante;

 5) Solicitar (apresentando as negativas anteriores) depois na Direção do Centro e em ultima instancia na Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Salientando que todos os anos os alunos se utilizam deste procedimento.

 

Solicitação de Atestado de Frequência com Autenticação Digital

 

Passos para Emitir a Guia de Recolhimento para Pagamento de Taxas e E documentos da UFSM

 

Fluxograma do fluxo administrativo de um SCDP

 

Procedimentos para Prestação de Contas

 

Procedimento para Solicitação de Diárias e/ou Passagens

 

 

Procedimentos para Solicitação de Veículo Oficial (carro) e motorista

1.º Enviar memorando ao Diretor do CCSH solicitando motorista e carro oficial, informar o trajeto, o local onde deverá buscar o palestrante, a hora, etc. Informar o evento, informar ainda de onde sairá a verba para diária do motorista e o valor do combustível para ida e volta + o valor dos pedágios;

2.º Agendar com o setor de transportes Sr. Ari ou Vanderlei (812);

3.º Enviar juntamente com o memorando p/ o diretor do CCSH outro memorando para o Prefeito da Cidade Universitária (agora Pró-reitor de Infra-estrutura – PROINFRA), para direção dar o aceite e encaminha-lo ao setor responsável. Qualquer duvida entrar em contato com o Sr. Jacomine, ou Sr. Ari ou Sr. Vanderlei (8128).

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