Formulário de prorrogação Qualificação (Mestrado/Doutorado) PPG em Ciências Sociais
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PRORROGAÇÃO DEFESA FINAL – MESTRADO/DOUTORADO
O Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia, dissertação ou tese pode ser aberto pelo curso ou pelo discente no Portal Documentos da UFSM.
Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”
Fluxo correto da abertura do PEN de prorrogação de prazo para defesa:
Discente > Orientador > Curso/Colegiado > Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP.
Observação: Não há abertura de PEN para prorrogação de exame de qualificação dos cursos de Pós-graduação e registro acadêmico nos sistemas da UFSM, pois os mesmos são normatizados e registrados internamente em cada curso.
– Exame de Qualificação – Dissertação:
Para a defesa do Projeto de Dissertação o aluno deverá enviar à Secretaria Integrada do CCSH (SIPOS), por e-mail sipos.ccsh@ufsm.br, com pelo menos 20 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos, com cópia a coordenação por e-mail coord.ppgciencias.sociais@ufsm.br:
- Formulário Banca de Defesa;
- Encaminhar cópia do formulário acima por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) para que seja feita o cadastro da Banca Avaliadora – para assinatura dos documentos de defesa em formato digital;
– Defesa da Dissertação:
1) Todos os membros da comissão examinadora da qualificação e da defesa de dissertação deverão serem detentores de título de doutorado.
2) Pelo menos um dos membros da comissão examinadora da defesa de dissertação deverá ser externo à Universidade Federal de Santa Maria.
Para solicitar a Defesa da Dissertação o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Defesa de MDT”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá enviar ao e-mail da Secretaria Integrada da Pós-Graduação do CCSH (SIPOS), com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:
- Formulário Banca de Defesa;
- Encaminhar cópia do formulário acima por e-mail a SIPOS (sipos.ccsh@ufsm.br) para que seja feita o cadastro da Banca Avaliadora -para assinatura dos documentos de defesa em formato digital;
- Importante: Envie uma via da Dissertação para os membros da banca em tempo hábil, para possibilitar a leitura e avaliação (pelo menos 20 dias antes da data da banca).
– Qualificação de Tese de Doutorado
Antes de acessar o sistema de processo online de solicitação de Defesa de Qualificação de Doutorado, tenha os seguintes dados disponíveis:
- A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
- Nome completo, CPF ou Passaporte, data de nascimento, titulação, sigla da IES e nome completo da IES dos participantes da banca;
- Verifique no Histórico Escolar se já possui pelo menos os 75% dos créditos requeridos;
Para solicitar a Defesa de Qualificação de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá entregar via e-mail à Secretaria Integrada da Pós-graduação do CCSH (SIPOS) sipos.ccsh@ufsm.br, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos:
– Defesa da Tese de Doutorado
Para solicitar a Defesa da Tese de Doutorado o aluno deverá acessar o Portal do aluno, e clicar no ícone “Plano de Estudos”. Para acessar o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT, clique aqui.
Deverá entregar à secretaria do curso, com pelo menos 25 dias de antecedência da data prevista para a defesa, os seguintes documentos
LEMBRETE:
- A Comissão Examinadora deverá ser constituída de cinco (5) membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, dois dos membros efetivos externos à Instituição, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa pelo Docente Orientador e orientando, em comum acordo;
– Entrega Versão Final da Dissertação/Tese – DIGITAL
Para solicitação da tramitação do Diploma de Mestrado ou doutorado o (a) discente deverá abrir processo Via Pen SIE ( TUTORIAL Ato de entrega de MDT – versão 05 07 22 – edição PRPGP (1) (2) ) anexar os seguintes documentos, dentro do prazo estabelecido pela Comissão Examinadora para as alterações na Dissertação/Tese:
- Dissertação/ Tese em pdf de acordo com a MDT da UFSM – (A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora substitui a assinatura na folha de aprovação), com ficha catalográfica assinada pelo (a) discente;
- o Artigo científico em pdf, resultado do seu estudo, em co-autoria com o orientador e em meio digital;
- Termo de Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos.
- Formulário Banca de Defesa.
TUTORIAL ATO DE ENTREGA DE MDT:
https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/tutorial-ato-de-entrega-de-mdt/
LEMBRETES
– TODOS os documentos (Ficha de Aprovação (A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora substitui a assinatura na folha de aprovação) e Autorização para Disponibilização on-line dos trabalhos), devem estar assinados pelos docentes e discente. Não serão tramitados processos que estejam faltando assinaturas.
– A entrega será on line, o (a) discente encaminha ao orientador (a) o processo, este deverá conferi se estiver de acordo encaminha a Coordenação estando ok a Coordenação encaminhará a PRPGP para verificação e encaminhamento do diploma (Memo Circ 04-2022 entrega da versão final MDT digital ASSINADO (2));
– O (a) discente deverá acompanhar seu processo;
– Se houver urgência na solicitação do diploma o discente deve encaminhar por e-mail (sipos.ccsh@ufsm.br) o requerimento de urgência.
OBS.: 1) Referente à ficha de aprovação, – A Ata de defesa assinada pela comissão examinadora substitui a assinatura na folha de aprovação.
Pedido de co-orientação – modelo
OBRIGATÓRIEDADE DA DISPONIBILIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NOS SITES DOS PROGRAMAS
Portaria_013_2006 CAPES disponibilização de dissertações e teses nos sites dos programas
Desligamento do PPGCS por Reprovação
(Em qualquer momento e em quaisquer duas disciplinas mesmo que o acadêmico já tenha todos os créditos cumpridos)
Regimento interno da Pós-Graduação da UFSM de 2014: Art. 62 Será desligado do programa o discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.
Regimento da Pós-Graduação da UFSM de 2008: Art. 54. Será desligado do programa o aluno discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.
Regimento do PPGCS de 2010 : Art. 48º Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina..
DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRAZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRaZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MESTRADO 24 MÊS A CONTAR DA DATA DE INGRESSO NO cURSO (DE MARÇO A MARÇO – mESTRADO DOIS ANOS).
Solicitação de Histórico Escolar
A solicitação de Histórico Escolar poderá ser realizada junto à Coordenação do Curso ou DERCA. Também no Portal do Aluno poderá ser impressa uma via.
Solicitação de 2ª Via de Comprovante da Matricula
O Aluno deverá acessar o Portal do Aluno, imprimir a segunda via e comparecer na Coordenação do Curso, a fim de obter a assinatura da Coordenação.
Procedimento para solicitação de auxílio financeiro (por alunos e docentes) para apresentar trabalho em eventos relevantes da área de Sociologia da CAPES:
A Secretaria do Programa faz alguns esclarecimento sobre os procedimentos burocráticos que os alunos devem seguir para solicitar verba para participação a eventos, a saber:
1) Primeira mente o aluno juntamente com seu orientador elabora uma solicitação (Requerimento) informando a aprovação do trabalho em um evento relevante da área de Sociologia da CAPES, e encaminha juntamente com cópia do aceite aos demais membros da linha solicitando liberação da verba;
2) se positivo encaminha a Secretaria do Programa para efetivar a liberação da verba (o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, mais a solicitação e as concordâncias dos demais membros da linha (por e-mail);
3) caso contrario se a linha não liberar a verba o aluno entrega seu pedido na secretaria impresso o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, em que a Coordenação dará o despacho de relevância do evento mas devido a falta de verba, não poderá atender o pedidos;
4) de posse dessa negativa do Programa o passo seguinte é o aluno passar junto ao departamento para posição do mesmo, se negado ser adiante;
5) Solicitar (apresentando as negativas anteriores) depois na Direção do Centro e em ultima instancia na Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Salientando que todos os anos os alunos se utilizam deste procedimento.
Solicitação de Atestado de Frequência com Autenticação Digital
Passos para Emitir a Guia de Recolhimento para Pagamento de Taxas e E documentos da UFSM
Fluxograma do fluxo administrativo de um SCDP
Procedimentos para Prestação de Contas
Procedimento para Solicitação de Diárias e/ou Passagens
Procedimentos para Solicitação de Veículo Oficial (carro) e motorista 1.º Enviar memorando ao Diretor do CCSH solicitando motorista e carro oficial, informar o trajeto, o local onde deverá buscar o palestrante, a hora, etc. Informar o evento, informar ainda de onde sairá a verba para diária do motorista e o valor do combustível para ida e volta + o valor dos pedágios; 2.º Agendar com o setor de transportes Sr. Ari ou Vanderlei (812); 3.º Enviar juntamente com o memorando p/ o diretor do CCSH outro memorando para o Prefeito da Cidade Universitária (agora Pró-reitor de Infra-estrutura – PROINFRA), para direção dar o aceite e encaminha-lo ao setor responsável. Qualquer duvida entrar em contato com o Sr. Jacomine, ou Sr. Ari ou Sr. Vanderlei (8128). |