Ir para o conteúdo PPGCS Ir para o menu PPGCS Ir para a busca no site PPGCS Ir para o rodapé PPGCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Dúvidas Frequentes

Pedido de co-orientação – modelo 

 

OBRIGATÓRIEDADE DA DISPONIBILIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES E TESES NOS SITES DOS PROGRAMAS

Portaria_013_2006 CAPES disponibilização de dissertações e teses nos sites dos programas 

 

Desligamento do PPGCS por Reprovação

(Em qualquer momento e em quaisquer duas disciplinas mesmo que o acadêmico já tenha todos os créditos cumpridos)

 Regimento interno da Pós-Graduação da UFSM de 2014:   Art. 62 Será desligado do programa o discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 Regimento da Pós-Graduação da UFSM de 2008:   Art. 54. Será desligado do programa o aluno discente que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina, cabendo às respectivas Secretarias e Coordenações de Programas/Cursos o monitoramento do histórico escolar dos discentes e ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) o controle desta situação.

 Regimento do PPGCS de 2010 :   Art. 48º Será desligado do programa o aluno que for reprovado (obter conceito igual ou inferior a “C”, NA ou R) em duas disciplinas ou por duas vezes na mesma disciplina..

 

DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRAZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DESLIGAMENTO DE CURSO PARA DISSENTES QUE ULTRAPASSEM O PRaZO MAXIMO DE CONCLUSÃO DE CURSO (MESTRADO 24 MÊS A CONTAR DA DATA DE INGRESSO NO cURSO (DE MARÇO A MARÇO – mESTRADO DOIS ANOS).

Solicitação de Histórico Escolar
A solicitação de Histórico Escolar poderá ser realizada junto à Coordenação do Curso ou DERCA. Também no Portal do Aluno poderá ser impressa uma via.


Solicitação de 2ª Via de Comprovante da Matricula 
O Aluno deverá acessar o Portal do Aluno, imprimir a segunda via e comparecer na Coordenação do Curso, a fim de obter a assinatura da Coordenação.

  

Procedimento para solicitação de auxílio financeiro (por alunos e docentes) para apresentar trabalho em eventos relevantes da área de Sociologia da CAPES:

 A Secretaria do Programa faz alguns esclarecimento sobre os procedimentos burocráticos que os alunos devem seguir para solicitar verba para participação a eventos, a saber:

 1) Primeira mente o aluno juntamente com seu orientador elabora uma solicitação (Requerimento) informando a aprovação do trabalho em um evento relevante da área de Sociologia da CAPES, e encaminha juntamente com cópia do aceite aos demais membros da linha solicitando liberação da verba;

 2) se positivo encaminha a Secretaria do Programa para efetivar a liberação da verba (o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, mais a solicitação e as concordâncias dos demais membros da linha (por e-mail);

 3) caso contrario se a linha não liberar a verba o aluno entrega seu pedido na secretaria impresso o aceite do trabalho, cópia da pagina com os informes do evento local etc, ou folder do evento, em que a Coordenação dará o despacho de relevância do evento mas devido a falta de verba, não poderá atender o pedidos;

 4) de posse dessa negativa do Programa o passo seguinte é o aluno passar junto ao departamento para posição do mesmo, se negado ser adiante;

 5) Solicitar (apresentando as negativas anteriores) depois na Direção do Centro e em ultima instancia na Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Salientando que todos os anos os alunos se utilizam deste procedimento.

 

Solicitação de Atestado de Frequência com Autenticação Digital

 

Passos para Emitir a Guia de Recolhimento para Pagamento de Taxas e E documentos da UFSM

 

Fluxograma do fluxo administrativo de um SCDP

 

Procedimentos para Prestação de Contas

 

Procedimento para Solicitação de Diárias e/ou Passagens

 

 

Procedimentos para Solicitação de Veículo Oficial (carro) e motorista

1.º Enviar memorando ao Diretor do CCSH solicitando motorista e carro oficial, informar o trajeto, o local onde deverá buscar o palestrante, a hora, etc. Informar o evento, informar ainda de onde sairá a verba para diária do motorista e o valor do combustível para ida e volta + o valor dos pedágios;

2.º Agendar com o setor de transportes Sr. Ari ou Vanderlei (812);

3.º Enviar juntamente com o memorando p/ o diretor do CCSH outro memorando para o Prefeito da Cidade Universitária (agora Pró-reitor de Infra-estrutura – PROINFRA), para direção dar o aceite e encaminha-lo ao setor responsável. Qualquer duvida entrar em contato com o Sr. Jacomine, ou Sr. Ari ou Sr. Vanderlei (8128).