Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

NIRS

  • Configuração: Espectrômetro NIRSystem 5000 (Foss NIRSNIRSystems Inc., Silver Spring, MD, USA), amplitude de leitura de 1100 a 2498nm, acoplado a computador equipado com software Vision®
  • Local: Sala 117 NIDAL (prédio 46)
  • Responsável: Prof. José Laerte Nörnberg, ramal 8547 (NIDAL), e-mail: jlnornberg@gmail.com

 

Instrução/requisitos para agendamento/uso: 

1-  O equipamento não possui curvas de calibração implantadas e tem como propósito o desenvolvimento das mesmas, portanto não está apto a análises de rotina.

2-  A operação do equipamento é relativamente complexa, portanto, para seu uso pleno é necessário treinamento e conhecimentos quimiométricos que possibilitem a elaboração de curvas de calibração para o alimento/produto e o analito(s) de interesse.

3- Para a elaboração de curvas de calibração é necessário análises pelo método de referência para a construção do banco de dados.

4- O usuário é responsável por qualquer dano que possa ocorrer durante o seu uso, sendo obrigatório o respectivo ressarcimento.

5- Em caso de interesse no uso do mesmo deverá ser feito agendamento prévio com o responsável.

 

TODOS OS TRABALHOS RESULTANTES DO USO DESTE TEXTURÔMETRO (TESES, DISSERTAÇÕES, TRABALHOS EM EVENTOS, ARTIGOS OU PATENTES) DEVERÃO INCLUIR O SEGUINTE AGRADECIMENTO:
 “Apoio Edital CT-INFRA 04/2003”