Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

PDSE

Os alunos de doutorado do Programa são incentivados a desenvolver parte de sua pesquisa em instituição no exterior de reconhecida excelência, com o apoio de bolsa sanduiche no Exterior. O estágio poderá ser de 4 até 12 meses, para desenvolver atividades que sejam complementares e essenciais ao seu projeto de formação no Brasil. O estágio no exterior não deve ser previsto com o objetivo principal de realização de cursos, de disciplinas e de seminários. O estágio deve ser visto também como uma forma de fomentar (iniciar ou dar continuidade) uma interação a longo prazo entre o grupo de pesquisa no exterior e o grupo no Brasil. 

Os alunos também poderão realizar o desenvolvimento parcial de sua tese junto a outro grupo de pesquisa nacional, apoiado pela modalidade de bolsa sanduiche no País.
No exterior:
1- Definir em conjunto com o orientador quais atividades seriam desenvolvidas no exterior, preferencialmente atividades que não possam ser desenvolvidas no Brasil.
2- Entrar em contato com um pesquisador estrangeiro de reconhecida excelência, que ficará responsável pela sua orientação no exterior e obter o seu aceite.
3- Obter comprovante de proficiência no idioma do País de destino (TOEFL para língua inglesa, DELE do Instituto Cervantes para língua espanhola, etc..). 
4- Obter aprovação no Exame de Qualificação.
5- Apresentar candidatura a bolsa de doutorado sanduiche PDEE balcão CAPES ou ao CNPq (CNPq: apenas para alunos que possuem bolsa CAPES ou CNPq no Brasil).

No país: 
1- Definir em conjunto com o orientador quais atividades seriam desenvolvidas no sanduiche, preferencialmente atividades que não possam ser desenvolvidas na instituição de origem.
2- Entrar em contato com um pesquisador nacional de reconhecida excelência, que ficará responsável pela sua orientação no estágio sanduiche e obter o seu aceite.
3- Apresentar candidatura a bolsa de doutorado sanduiche no País CNPq.

 

Acesse a Portaria nº 69, de 2 de maio de 2013 clicando aqui.