Ir para o conteúdo PPGCTA Ir para o menu PPGCTA Ir para a busca no site PPGCTA Ir para o rodapé PPGCTA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Autoavaliação

Autoavaliação do PPGCTA

Com o objetivo de orientar a elaboração dos processos de autoavaliação e institucionalização do planejamento estratégico dos Programas de Pós-Graduação da UFSM, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), por meio da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (COPLAI), em conjunto com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), desenvolveu um cronograma de atividades com os programas de pós-graduação. As orientações foram embasadas nas sugestões atuais da CAPES, nos pressupostos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Plano de Metas Institucionais da UFSM. Em 18/10/2019, foi realizado o primeiro encontro com todos os programas, contextualizando a situação e a decisão da UFSM de institucionalizar o processo de elaboração do planejamento e autoavaliação da pós-graduação. Em seguida, foram marcados outros quatro encontros com grupos de programas, reunidos de acordo com o atual conceito CAPES que possuem. Nos encontros com os grupos, a COPLAI retomou as motivações e os fundamentos que embasaram a construção do processo, e foram desenvolvidas atividades práticas com o intuito de familiarizar os gestores acadêmicos com os termos da gestão estratégica e dar início a elaboração do planejamento de cada programa individualmente. Ao final dos encontros com os grupos, foi disponibilizado todo o material de apoio para a continuidade do processo no âmbito de cada programa, mantendo ainda a disponibilidade de apoio da COPLAI. O relato da metodologia utilizada, bem como os materiais utilizados nos encontros com os programas pode ser acessado no link https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/autoavaliacao-da-pos-graduacao/.

O planejamento estratégico do PPGCTA, que anteriormente era realizado pelo Colegiado do Programa, passou a ser realizado a partir de 2019, pela COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PPGCTA. Esta comissão tem por objetivo implementar a sistemática de autoavaliação do curso e planejar ações estratégicas para superar os desafios e consolidar o PPGCTA no cenário nacional e internacional. Todas as propostas formuladas pela Comissão são apreciadas pelo Colegiado do PPGCTA e implementadas pela Coordenação, com a colaboração do Colegiado do Programa.

Conforme recomendações da Capes, a COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DO PPGCTA foi formada por representantes dos docentes, dos discentes, dos egressos e do mercado de trabalho. A Comissão elaborou um questionário do tipo SWOT (strenghts, weaknesses, oportunities, threats) para identificar os fatores externos (oportunidades e ameaças) e internos (pontos fortes e pontos fracos) que afetam o crescimento do PPGCTA. O questionário eletrônico foi enviado aos docentes, discentes e egressos do PPGCTA para coleta de informações. Além dos dados da análise de SWOT, a Comissão também utilizou como base para o diagnóstico, dados dos relatórios CAPES de anos anteriores, e os resultados do questionário de autoavaliação da pós-graduação, aplicado pela Coordenadoria de Planejamento e Autoavaliação Institucional da UFSM para os alunos do PPGCTA. Após análise e discussão dos dados identificou-se que o desempenho do PPGCTA deve ser melhorado em especial nas dimensões (questões) da avaliação: Internacionalização (atividades com professores estrangeiros, atividades em língua estrangeira, interação com estudantes estrangeiros, intercâmbio ou estágio internacional), Estratégias de Ensino (estímulo a ações sobre demandas da sociedade, oportunidade para atividades de extensão, métodos de ensino atualizados) e Cultura (empreendedorismo, compromisso social, inclusão social e respeito a diversidade). Estas questões deverão ser foco de ações no planejamento estratégico para qualificação do PPGCTA para o período de 2020 a 2026.

A Comissão definiu os indicadores que serão utilizados para aferir o desempenho do PPGCTA em relação a cada uma das questões norteadoras da CAPES relativas à autoavaliação. Além disso, foi feito o levantamento do desempenho do PPGCTA em cada um destes indicadores, para servir como base para o Planejamento Estratégico.

Seminário de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGCTA – Edição 2020

Gravação da reunião: