Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Divulgação espelhos prova escrita



 

Divulgados os espelhos das questões da prova escrita Seleção PPGD – ingresso em 2014:

 

 

Questão 1 – Diretrizes para resposta:

 O candidato deve ser capaz dissertar sobre os seguintes pontos:

 

– Explorar o conceito de interculturalidade do autor, a partir do hibridismo cultural e da mobilização de recursos interculturais para construção de possibilidades. Intercultural como amadurecimento do termo multicultural. Este parte de um panorama de diversidade de culturas, propondo políticas de respeito entre culturas e aquele (interculturalidade), para além da imbricação das culturas, considera os tensionamentos e os espaços de negociação e conflito nos quais se inserem as culturas.

 

– Explorar as premissas da refundação da jurisdição (fls.51-52) e os três principais desafios: (a) da reparação à prevenção; (b) da proteção de questões individuais à proteção de questões coletivas; (c) participação social e democratizaçãodos direitos;

 

– Conectar a jurisdição como resultado de um processo de dominação cultural e a refundação da jurisdiçao como projeto emancipador, expansivo, renovador e democratizador da américa latina, propondo uma nova ordem simbólica, atenta ao perfil e a formação dos países latino-americanos e ao hibridismo das culturas latino-americanas.

 

 

Questão 2: Diretrizes para a resposta

O candidato deve ser capaz dissertar sobre os seguintes pontos:

 

A)      a mudança social que a internet vem causando. Deve se atentar para a exclusão digital (não mencionada com esse nome na obra do Canclini, mas a ideia de desconectados).

B)      análise critica da epígrafe refletindo sobre o descrédito dos jovens e dos atuais movimentos na política institucionalizada a exemplo dos protestos de 2013 no Brasil.

C)      ao analisar a blogosfera política, deverá mencionar que se trata de um espaço de intensa interação e que vem provocando mudanças na sociedade e na própria mídia tradicional. Nesse ponto, o candidato deve relacionar o papel de complementariedade entre o movimento online e offline e, por fim, mencionar que o crescimento no número de blogs de contestação política já causa efeitos jurídicos a exemplo do blog Falha de S. Paulo que teve seu funcionamento suspenso em 2009.

 

 

Secretaria do PPGD/UFSM.

 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-1771

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes