Ir para o conteúdo PPGD Ir para o menu PPGD Ir para a busca no site PPGD Ir para o rodapé PPGD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de extensão para comunicadores sobre mídia e migrações transnacionais



O Grupo de pesquisa “Comunicação em rede, identidades e cidadania” (UFSM/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade  Federal de Santa Maria, e o MIGRAIDH/CSVM (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional), responsável na UFSM pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello, convidam para o “Curso de extensão para comunicadores sobre mídia e migrações transnacionais”. 

O curso tem como objetivo promover a formação e aperfeiçoamento de profissionais e estudantes do campo da Comunicação, de modo a construir conhecimento e atualização sobre a trajetória dos movimentos migratórios no Brasil e no mundo, e pensar sobre o papel das construções midiáticas na promoção de relações interculturais das sociedades contemporâneas. 

O evento é uma oportunidade de refletir sobre o papel das mídias na produção de conteúdo e no debate público relacionado às migrações no cenário brasileiro e internacional contemporâneo. Buscamos, ainda, refletir sobre o exercício ético da profissão de comunicadores diante da temática, além de ampliar e aprimorar a participação das mídias a partir de abordagens humanistas, na promoção dos direitos humanos, diversidade cultural e cidadania universal. 

O curso é aberto à participação de profissionais da Comunicação de Santa Maria e região (jornalistas, publicitários, relações públicas, produtores editoriais, entre outros), estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação. Dividido em quatro módulos, o curso prevê atividades de leitura e análise de material complementar, totalizando 40 horas, com certificação para os participantes que obtiverem uma frequência mínima de 75%. 

A atividade conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e do Observatório de Direitos Humanos da Universidade Federal de Santa Maria.

Módulos de ensino:

26/09 (19 h às 22h) – Conceitos e noções básicas sobre as migrações transnacionais e mídia; Panorama
histórico e trajetória dos movimentos migratórios no Brasil e no mundo.
03/10 (19 h às 22h) – Políticas migratórias locais, estaduais, nacionais e internacionais.
10/10 (19 h às 22h) – Cultura, diversidade cultural, interculturalidade e a suas relações com a comunicação midiática.
17/10 (19 h às 22h) – Características e tendências da cobertura das migrações transnacionais nos meios de comunicação brasileiros; Desafios éticos para a abordagem midiática das migrações; Novos horizontes e possibilidades na mídia sobre migrações.

Local: Salão do Tribunal do Júri, Prédio Antiga Reitoria da UFSM, Floriano Peixoto, 1184, Centro,
Santa Maria – RS.

Inscrições: O curso é aberto, gratuito e com certificação. As inscrições são realizadas através do link: <https://forms.gle/bVm5Es2A4PipTHag6>.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cursomidiaemigracoes@gmail.com

Coordenação: Liliane Dutra Brignol e Guilherme Curi (Programa de Pós-graduação em Comunicação – Poscom UFSM)

Conheça os ministrantes do curso:

Liliane Dutra Brignol – Profa. Dra. do Departamento de Ciências da Comunicação, POSCOM UFSM. Coordenadora do grupo de pesquisa “Comunicação em rede, identidades e cidadania” (CNPq-UFSM) e da linha de pesquisa Comunicação midiática e migrações transnacionais do MIGRAIDH/CSVM.

Guilherme Curi – Pós-doutorando e professor colaborador do POSCOM/UFSM. Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-Pós/UFRJ). Pesquisador dos grupos Comunicação em rede, identidades e cidadania e MIGRAIDH/CSVM.

Nathália Drey Costa – Doutoranda em Comunicação Midiática, Linha Mídia e Identidades Contemporâneas, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Poscom) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora dos grupos Comunicação em rede, identidades e cidadania e MIGRAIDH/CSVM.

Daniel de Moura Pinto – Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Mídias e Identidades Contemporâneas. Pesquisador dos grupos Comunicação em rede, identidades e cidadania e MIGRAIDH/CSVM.

Luís Augusto Bittencourt Minchola – Mestrando em Ciências Sociais pela UFSM. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participa como estudante-pesquisador do Migraidh/CSVM e do NECON – Núcleo de Estudos Contemporâneos/UFSM.

Jaqueline Bertoldo – Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Bacharel em Direito pela UFSM (2017). Pesquisadora do Migraidh/CSVM.

Diana Bolaños – Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela universidad Del Valle, Cali, Colômbia, mestre em Ciências Sociais pela UFSM e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências sociais na mesma instituição. Estudante-pesquisadora no NECON – Núcleo de Estudos Contemporâneos e no MIGRAIDH/CSVM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-563-3306

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes